sábado, 24 de dezembro de 2011

Zurique - Zeughauskeller


Zeughauskeller Wurstspiess

O Zeughauskeller é quase uma entidade, a “must-see” de Zurique. Prédio construído em 1487, foi lugar para guarda de armas e mantimentos durante as guerras, transformando em apartamentos e armazém no século 17, convertido em restaurante em 1927, preservando as caraterísticas da construção original, com ambiente medieval, móveis escuros e teto de madeira.

Além de ser um local bastante procurado por turistas (tem menu em 10 idiomas), recebe grande quantidade de executivos na hora do almoço, dada a proximidade com a Paradeplatz (praça onde ficam as sedes dos bancos Credit Suisse e UBS) e a Bahnhofstrasse (uma das ruas de compras mais caras do mundo).



Estive lá em 2008 e comi muitíssimo bem. Como a Suíça fez parte do nosso roteiro de férias, voltar lá era tão importante quanto visitar a cidade – que é bonita, mas está longe de ser turística.

Com capacidade para 240 pessoas, tem mesas grandes para grupos, famílias e onde grupos menores sentam-se juntos, compartilhando democraticamente o mesmo espaço.



Se você está em 3 pessoas, é possível que sente-se numa mesa com 4 lugares, mas não estranhe se o garçom colocar, na mesma mesa, uma pessoa que está sozinha. Da mesma forma, é extremamente normal colocar um casal numa mesa com um grupo 10 pessoas. O objetivo não é incentivar a comunicação entre as pessoas (embora isso aconteça naturalmente), mas otimizar o uso dos lugares. Aqui no Brasil isso certamente seria visto com estranheza, mas na Europa é bastante comum, e ninguém reclama.

Noite 1:

A Luciana pediu o “Geschnetzelte Kalbsleber” (fígado fatiado frito na manteiga) servido com a tradicional batata "rösti", uma das especialidades da casa, mas que também pode vir acompanhado de fritas, noodles, arroz ou vegetais. Saboroso e bem temperado, imperdível para quem gosta de fígado. A rösti, feita apenas com batata, não tinha nada de mais. Seguramente a da minha mãe, com queijo e champignon no meio, é bem melhor. Para acompanhar, suco de uva. Eca.



Eu fui direto no menu de salsichas, uma mais apetitosa que a outra. Após sofrer um bocado, escolhi a “Delicious spicy paprika-flavoured pan-fried pork sausage”, acompanhada de salada de batata da casa. A lingüiça, bem apimentada, frita e com pouquíssima gordura, é ótima opção para quem não quer conhecer os sabores do país, sem correr o risco de errar. A salada de batata, temperada no estilo alemão, é classificada como uma das melhores do país.



Para beber, pedi uma bela “Schneider Weisse” – cerveja de trigo de alta fermentação, âmbar escura, típica da Baviera, boa companhia para a salsicha, mas poderia ter mais sabor.

Conta: 2 pratos principais, 1 água, 1 cerveja = 74 Francos (R$ 165)

Noite 2:

Decidimos retornar na noite seguinte. A Luciana foi para o menu das salsichas e pediu a clássica “Pan-fried veal sausage - the classic ‘Bratwurst’”, servida com molho de cebola e salada de batatas. A salsicha, frita, tem sabor bastante marcante, embora leve, com pouco tempero – prevalece o sabor da carne, não dos condimentos. Para acompanhar, água. Veneno.



Como em time que está ganhando a gente não mexe, pedi a “Zeughauskeller Wurstspiess” – seleção de salsichas da casa (vaca, porco, vaca/porco com pimentão e ervas), servida com pimentão, bacon e a salada de batata. O prato é bom e bem servido, mas algumas opções pesam no estômago. A salada de batata, sem comentários.

Para beber, decidi experimentar a “Hofbräu Münchner Weisse” – cerveja de trigo da Bavária, cítrica, frutada e floral, leve e refrescante, principalmente se servida gelada. Casou muito bem com a comida.

Conta: 2 pratos principais, 1 água, 1 cerveja = 67 Francos (R$ 150)

Endereço: Bahnhofstrasse 28a, 8001 Zürich
Atende diariamente das 11h30 às 23hs
Telefone. +41 (0)44 211 26 90
e-mail: info@zeughauskeller.ch
Internet: www.zeughauskeller.ch

2 comentários:

Bruna disse...

Olá,

muito boa suas indicações de pratos para o Zeughauskeller. Estou indo pra Zurique em outubro, e já anotei as dicas.

Unknown disse...

Estive neste restaurante e adorei! O ambiente é bem diferente e a comida muita boa!!!!

Postar um comentário

Pesquisar no Blog

Guias de Viagem


Álbuns de Fotos

Instagram


Anuncie no Viajante Comilão




Você gostou do blog? As dicas de viagens e reviews de restaurantes foram úteis para ajudá-lo(a) a planejar sua viagem?

O Viajante Comilão é um serviço 100% gratuito. Se você gostou do nosso serviço, ajude o blog a continuar seu trabalho: o link abaixo direciona para o site do PayPal, um serviço 100% seguro para que você possa fazer uma doação para o blog, usando seu cartão de crédito.

Contamos com sua contribuição. Obrigado!


Payments By PayPal