domingo, 5 de fevereiro de 2012

Reino Unido - Pret a Manger



Quem já esteve ao menos uma vez na Inglaterra sabe que os britânicos são fãs da chamada “comida de rua”; a correria do dia-a-dia faz com que lugares que pensem na praticidade – fácil de chegar, pegar, pagar e levar – sejam opções bastante procuradas.

Basta andar algumas quadras em Londres para avistar diversas redes, como Mark & Spencer, Sainsbury’s, Boots, E.A.T., Upper Crust, Caffè Nero e Subway, onde é possível comprar os tradicionais lanches no pão de forma, versões mais requintadas com recheios diversos e infinitas opções de pão, saladas e pratos bem elaborados de sushi, sem esquecer das bebidas (onde prevalecem os sucos, “smoothies” e águas gaseificadas aromatizadas) e das sobremesas, como bolos e “muffins”.



Na hora do almoço é comum encontrar os britânicos comendo enquanto andam na rua, se deslocam no metrô, ou simplesmente sentados num banco de praça, aproveitando algum raro raio de Sol. Também funcionam com ótimas opções de café da manhã, com iogurtes, saladas de frutas, smoothies e boa seleção de cafés, chocolates e chás.

Além da praticidade, gasta-se pouco e come-se bem: entre 7 e 10 libras você enche a pança com lanche/salada, bebida e sobremesa.


Loja de Stratford, com direito a uma bela cesta de frutas (à esquerda da imagem)

Muitas redes oferecem apenas o serviço “take away” (pegar, pagar e sair, sem mesinhas), enquanto em outras você pode pegar, pagar e sentar-se para comer (“eat in”). No caso do eat-in, o preço da comida é diferente, pois você paga pelo espaço mantido e limpo pela loja. Fica a dica.



Uma das mais conhecidas – e respeitadas – empresas do gênero é a “Pret a Manger”, criada em Londres em 1986 (para quem não sabe: o nome vem do francês “prêt à manger”, que significa "pronto para comer"). Já comi em muitos lugares no Reino Unido, e não tenho medo de afirmar: o Pret é o #1 na minha lista. Perdi as contas de quantas vezes comi lá, e troco sem nenhuma culpa uma refeição num bom restaurante pelos seus lanches, sucos e sobremesas.



O cardápio do Pret inclui lanches em versões diferentes de pão (forma, baguete, pita), sopas, saladas, sushis e cafés. Para beber, serve sucos, águas e “smoothies”. Faz também excelentes sobremesas, como “muffins”, iogurtes com granola, bolos e croissants. Você pode encontrar o cardápio completo da rede aqui: http://www.pret.com/our_food/.



Para os padrões britânicos, o Pret já é quase um império: são 230 lojas no Reino Unido, 168 das quais em Londres. A rede já chegou nos Estados Unidos, com lojas em New York (32), Washington (5), e Chicago (3), além de 11 em Hong Kong. Diferentemente de muitas redes que buscam a expansão com o uso de franquias, 100% das lojas do Pret são próprias. Assumir 100% do risco - isso é que é acreditar no próprio negócio (BTW: thanks Wikipedia!).



Como regra, cada loja funciona como um pequeno restaurante, com cozinha própria onde todas as manhãs são produzidos lanches, saladas e sobremesas, sem o uso de conservantes e aditivos. Não existe “válido até” nas embalagens: o lema da rede – escrito nas caixas dos produtos – é “Made today. Gone today. No ‘sell by’ date, no nightlife”.

No final do dia, tudo o que não é vendido é oferecido para instituições de caridade credenciadas e auditadas que atendem os sem-teto (“Pret Charity Run”) – são 2.4 milhões de produtos doados todo ano. Sensacional.



Se um dia você tiver a oportunidade de conhecer uma das lojas do Pret, segue um guia rápido de sucesso:

1) Escolha os lanches sem medo, todos são muito bons. Meus preferidos: Wild Crayfish & Rocket, King Prawn Cocktail, Classic Super Club, Beech Smoked BLT, Scottish Smoked Salmon. Mas absolutamente nada se compara ao Swedish Meatball Hot Wrap – um wrap quente com almôndega de porco, queijo grevé forte, molho de tomate apimentado e cebolas;



2) Os “smoothies” têm sabor marcante, como se tivessem sido batidos na hora (meus preferidos: morango e “volcano”, com mix de frutas vermelhas), assim como os sucos – destaque para as versões de maçã e cenoura;

3) Na seção de sobremesas, o bolo de cenoura e o pote de iogurte com granola e pedaços de berries são imperdíveis, embora as frutas naturais (maçã, banana, laranja) e os potes de saladas de frutas também façam um baita sucesso;

4) Todas as lojas possuem uma área de bebidas quentes, com cafés, chocolates e chás.


Área de bebidas quentes (Stratford)

Para conhecer o cardápio completo, tabela de valores nutricionais e informações adicionais, acesse o site da rede: http://www.pret.com/

4 comentários:

Enaldo Soares disse...

e os preços?

Daniel Neves disse...

Enaldo,

Não coloquei os preços de cada item (falha minha!), mas levando em consideração a última vez que comi lá (Set-2011), um lanche custa entre 2 a 5 libras, uma salada entre 4 e 6 libras, uma bebida entre 1 e 2 libras, e uma sobremesa entre 2 e 3 libras.

Como escrevi no começo do post: "além da praticidade, gasta-se pouco e come-se bem: entre 7 e 10 libras você enche a pança com lanche/salada, bebida e sobremesa".

Obrigado!

BLOGZOOM disse...

Hoje vi na Veja Rio sobre esta rede, procurei na internet e gostei muito de suas explicações. Bom saber. Obrigada,

Sylvio disse...

Cheguei semana passada de Londres/NY, onde fiquei super fã desta rede. Em Londres era parada obrigatoria, todo dia (ou pela manhã ou pelo almoço passava em uma de suas lojas. E em NY havia uma la 8a c/ 50th, bem proximo do meu hotel. Infelizmente esta rede ainda não chegou por aqui, pois a qualidade e o custo dos produtos é ótimo. Pesquisei e há alguns estabelecimentos usando (indevidamente esse nome) mas são restaurantes tipo por quilo, nada a ver com a Prêt-a-Manger original de Londres.

Postar um comentário

Pesquisar no Blog

Guias de Viagem


Álbuns de Fotos

Instagram


Anuncie no Viajante Comilão




Você gostou do blog? As dicas de viagens e reviews de restaurantes foram úteis para ajudá-lo(a) a planejar sua viagem?

O Viajante Comilão é um serviço 100% gratuito. Se você gostou do nosso serviço, ajude o blog a continuar seu trabalho: o link abaixo direciona para o site do PayPal, um serviço 100% seguro para que você possa fazer uma doação para o blog, usando seu cartão de crédito.

Contamos com sua contribuição. Obrigado!


Payments By PayPal