sábado, 4 de fevereiro de 2012

Londres - Vasis



O Vasis é um pequeno e boa-pinta restaurante grego localizado no Norte de Londres, na região de Euston, bem pertinho da torre da British Telecom.

Mantido por uma família de cipriotas gregos, recebe os clientes da região (em geral, engravatados) com decoração/música típicas, servindo comida de boa qualidade.

Fui apresentado ao restaurante em 2007, nos poucos dias em que trabalhei no edifício-sede do Santander UK, que fica na Euston Road, a poucas quadras do restaurante, levado por uns amigos espanhóis que frequentavam o lugar sempre que estavam na região. Virei fã.



Serve boas carnes de carneiro (experimente o “lamb kleftiko”, cozido lentamente) e porco, o “meze” (homus, tzatiki, tarramosalata) é saboroso, mas os principais achados vêm do mar: excelentes – e sempre muito frescos – exemplares de robalo (“sea bass”), linguado (“dover sole”) e camarão (“king prawn”), além de outros peixes que podem ser servidos no dia.



As opções de entradas, carnes e peixes do dia são escritas à mão numa lousa, pendurada na parede do restaurante. O “maître”, que também é o dono, é bastante prestativo no atendimento, ajuda os clientes a escolher o que comer. A esposa fica no caixa, e adora puxar papo com os clientes. Sentado perto da cozinha fica o irmão do dono, cara de resmungão, só fala grego, briga com os cozinheiros, mas pelo menos já aprendeu a falar “enjoy your meal” para os clientes.

Pulamos as entradas e pedimos o robalo acompanhado com batatas e arroz, versão “boneless”. Peixe macio, soltando no garfo sem esforço, regado no azeite, sem limão – embora um pedaço acompanhe o prato, para que o cliente tempere como quiser. Eu achei o prato leve e saboroso, a Luciana não achou nada de mais. Os acompanhamentos eram simples, em porções pequenas para duas pessoas. Para beber, cerveja grega para mim, suco de cranberry para ela.



Não sei se a fome era exagerada, mas ambos achamos o prato pequeno. Ao final da refeição, os dois ainda estavam com fome. Como sugestão, para não achar que falta alguma coisa, invista tempo no cardápio de entradas – vale a pena.

Para não sairmos direto para um McDonald’s, pedimos sobremesa: prato de frutas (uva, melão, melancia, abacaxi) para a Luciana, e uma versão bastante doce de Baklava de nozes, pistache e mel, acompanhado de sorvete de creme para mim.



Toda vez que vou ao restaurante, me pergunto por que ele não consta na lista dos melhores da cidade. Pelos demais comentários que li, parece que a cozinha é instável: há dias em que a comida é magnifica, em outros ela aparentemente afunda. Desde 2007 já estive no restaurante umas 5 vezes, sempre comendo muito bem. Volto e recomendo para quem quiser, como um dos melhores pescados de Londres.

Valor da conta: 2 pescados, 2 acompanhamentos, 1 cerveja, 1 suco, 2 sobremesas: 45 libras (R$ 135)

Endereço: 56 Maple Street London W1T 6HW (metrô Warren Street)
Horário de atendimento: Seg-Sex das 12hs às 15hs e 17h30 às 23hs, Sábado das 17hs até o último cliente, Domingo fechado
Telefone: +44 (0)20 7580 4819 / +44 (0)20 7637 5283
Internet: http://www.vasisrestaurant.co.uk

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar no Blog

Guias de Viagem


Álbuns de Fotos

Instagram


Anuncie no Viajante Comilão




Você gostou do blog? As dicas de viagens e reviews de restaurantes foram úteis para ajudá-lo(a) a planejar sua viagem?

O Viajante Comilão é um serviço 100% gratuito. Se você gostou do nosso serviço, ajude o blog a continuar seu trabalho: o link abaixo direciona para o site do PayPal, um serviço 100% seguro para que você possa fazer uma doação para o blog, usando seu cartão de crédito.

Contamos com sua contribuição. Obrigado!


Payments By PayPal