domingo, 26 de fevereiro de 2012

Luarca - Restaurante Brasas

Deixamos Oviedo, a caminho de Navia. Após 45 minutos de estrada, paramos em Luarca, cidadezinha litorânea bem simpática no Norte do principado, cercada de montanhas, com importante porto pesqueiro, onde fizemos nossa segunda refeição em terras asturianas.

Caminhamos um pouco pela cidade, passando por suas ruas tranquilas e apreciando o riozinho que a corta de ponta a ponta, que junto com as montanhas ao fundo formam um bonito cartão postal.

A Calle Aurelio Martínez, localizada bem no centrinho comercial, oferece aos visitantes umas 10 opções para provar os pratos da culinária espanhola e asturiana, ou apenas beber, sem pressa.

Escolhemos o restaurante Brasas, bem movimentado e sem as mesinhas na porta, que em geral atraem espanhóis fumantes que com suas baforadas acabam impregnando o salão interno.

Os restaurantes típicos espanhóis funcionam no esquema de dois pratos, selecionados pelo cliente de acordo com o menu oferecido da casa. Em geral, o primeiro prato é composto por uma salada, uma porção pequena, uma massa; o segundo prato normalmente oferece opções mais consistentes, como uma carne.

De primeiro prato, eu pedi a paella de frutos do mar, e a Luciana ficou com o jamón com melões. Meu prato estava ruim – arroz com jeito de ter sido feito uma semana antes, mexilhões pouco saborosos, e alguns até fechados, os quais deveriam ter sido retirados do cozimento. Já o jamón estava saboroso, e o melão estava docinho.

De segundo prato, não quis correr riscos, e pedi medalhões de carne com batatas fritas. A Luciana escolheu um peixe grelhado, batatas cozidas e salada de alface + tomate. Meu prato não ofereceu nada de mais – a carne estavam dentro do esperado, e as batatas fritas estavam murchas, com aparência de requentadas. Já o peixe estava saboroso e bem temperado, e os acompanhamentos não melhoraram tampouco estragaram o prato.

Para beber, pedi um vinho branco Albariño, da região da Galícia, chamado “Consechero Bodegas Chaves Vistalegre”. Bom frescor, equilíbrio entre floral e mineral, sem exageros. Mas sobe uma beleza...

Valor da conta = 2 menus, 1 vinho, 1 água: 34 Euros (R$ 84)