sábado, 25 de fevereiro de 2012

Oviedo - Lizarran



A rede Lizarran, especializada em tapas, pinchos e pratos rápidos regionais da culinária espanhola, foi fundada em Barcelona em 1988, conta atualmente com mais de 200 restaurantes distribuídos pelo país, com presença nas principais cidades do país. Pertence ao grupo espanhol Comess, dona de outras marcas locais com mais de 350 estabelecimentos, modelo de franquia referência na Europa, presença em 10 países e números anuais de mais de 18 milhões de clientes e quase € 200 milhões de faturamento.

Os restaurantes têm ambiente informal típico dos bares de tapas da Espanha, com mesinhas de madeira e balcão onde os pinchos ficam expostos. O cliente pode escolher uma mesa ou sentar diretamente no bar e escolher, dentre as porções já prontas, o que deseja comer.

Outro fator de sucesso: excelente relação custo/benefício; com € 15 uma pessoa come e bebe muito bem.



A receita de sucesso da rede está baseada na variedade de sabores da culinária espanhola, no uso intenso dos ingredientes consumidos nas diversas regiões que atende e na praticidade no preparo dos pratos – os pinchos são pequenas porções de sabores misturados sobre uma fatia de pão. Mais simples, impossível.

Nossa primeira parada na visita que fizemos nas Astúrias foi na capital, Oviedo. Voo tranquilo até o Aeroporto de Piedras Blancas, o mais importante do principado, carro retirado na locadora, pé na estrada até a cidade. Aliás, as estradas das Astúrias são excelentes para dirigir: para o(a) motorista, asfalto que parece um tapete; para os(as) passageiros(as), excelentes paisagens e longas pontes tornam a viagem um convite às fotos.



Oviedo é uma cidade grande e movimentada, com empresas e comércio bastante ativo, além de uma vida noturna bastante agitada, com regiões especializadas em vinhos/sidras e lugares para dançar e ouvir música. Chegamos no último dia da festa de San Mateo (em tempo: que NÃO é o padroeiro da cidade), provavelmente o evento mais importante da cidade, com as ruas decoradas e muitos estrangeiros.



Malas no hotel, saímos em busca de algo para comer. A poucos passos do hotel, nos deparamos com um restaurante da rede Lizarran. Atendimento rápido, na nossa visita o balcão de pinchos estava praticamente vazio. Optamos por olhar o menu em busca de outras opções para comer.

Eu escolhi um prato chamado “Platazo de Ternera”, composto por um paillard de filet acompanhado de batatas e cubos, ovo frito, croquete de jamón, mini-torta de batatas e pimentão grelhado. Excelente escolha, tudo estava muito gostoso.



Para beber, sidra: o famoso fermentado de maçã, muito consumido em países como Inglaterra e França, é uma tradição das Astúrias. A sidra não estava boa: gasosa, industrializada, sabor sem graça. Sidra gasosa, só a inglesa.

Falarei mais sobre a sidra – a tradição, a produção artesanal, como deve ser servida, como beber – nos demais posts das Astúrias.



A Luciana ficou com a “Tortilla de Patatas”, que é uma torta de batatas feita na frigideira e acompanhada de pão tostado com salsa de tomate. Ela gostou bastante da torta, consistente e de sabor marcante. Para beber, suco de maçã.

Valor da conta = 1 sidra, 1 suco, 2 pratos principais: 17,25 Euros (52 Reais)

Internet: http://www.lizarran.es/

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar no Blog

Guias de Viagem


Álbuns de Fotos

Instagram


Anuncie no Viajante Comilão




Você gostou do blog? As dicas de viagens e reviews de restaurantes foram úteis para ajudá-lo(a) a planejar sua viagem?

O Viajante Comilão é um serviço 100% gratuito. Se você gostou do nosso serviço, ajude o blog a continuar seu trabalho: o link abaixo direciona para o site do PayPal, um serviço 100% seguro para que você possa fazer uma doação para o blog, usando seu cartão de crédito.

Contamos com sua contribuição. Obrigado!


Payments By PayPal