terça-feira, 6 de março de 2012

Madrid - Marisqueria Moreno



Madrid oferece aos seus visitantes a melhor cozinha trazida das diversas regiões espanholas, bem como de muitas partes do mundo. Comida, para um espanhol, é parte da cultura.

São tradicionais em Madrid o sanduíche de anéis de lula, a torta (tortilla) de batata, o cozido típico local, a sopa de alho, as infinitas opções de presuntos ibéricos, queijos e azeitonas, isso sem falar das tapas, que são um convite à gastronomia de qualidade, com sabores marcantes e que dizem muito sobre os hábitos alimentares da capital espanhola. E tudo isto é apenas uma pequena mostra da vasta oferta gastronômica de Madrid.



Na gastronomia espanhola, os frutos do mar ocupam posição de destaque, onde os mariscos da Galícia, a paella de Valência e os peixes do Norte são alguns dos protagonistas. Em linhas gerais, come-se muito bem, com qualidade, e a preços surpreendentemente baixos.

Certamente um dos melhores lugares da cidade para comer frutos do mar é a Marisqueria Moreno, que na realidade não fica exatamente em Madrid – está localizada em Móstoles, um município da Grande Madrid. Distante 18 km do centro de Madrid, está interligada com metrô (linha 12, estação Pradillo) – a partir do centro de Madrid, a viagem leva cerca de 1 hora.

A Marisqueria Moreno começou em 1975 como uma peixaria especializada apenas em frutos do mar – que ainda hoje é o carro chefe da casa – , mas logo percebeu que os clientes não queriam só leva-los para casa, mas também consumi-los ali mesmo. Nasceu o restaurante, muito frequentado por espanhóis, mas que também atrai muitos turistas com uma proposta simples – comida de qualidade, pescados extremamente frescos e preço imbatível.

Na entrada há um grande balcão. Cliente faz o pedido, indica se quer levar os frutos do mar “in natura” para prepará-los em casa, ou se deseja que sejam preparados ali mesmo, ainda com a opção de comê-los no amplo (e barulhento) salão com capacidade para 400 pessoas, ou para viagem. Pedido feito, o pagamento é feito imediatamente.





Se desejar provar as delícias no local, é só escolher uma mesa – os atenciosos garçons levarão o pedido até você.

Ao lado do balcão principal, existe um menor, onde as bebidas devem ser pedidas e retiradas pelo próprio cliente. Ao lado do balcão de bebidas fica a geladeira com as sobremesas, basicamente com opções de sorvetes e tortas – opções óbvias e sem surpresas para quem ainda aguentar comer alguma coisa. Assim como os pratos, bebidas e sobremesas devem ser pagas no ato do pedido.

O cardápio, bastante amplo, oferece não apenas lula, polvo, lagosta e camarões de todos os tamanhos, mas também uma infinidade de frutos do mar de todas as regiões espanholas. Vive no mar, é fruto do mar, eles vendem.

O carro-chefe da casa é a Parrillada – por módicos 40 euros é possível comer 30 camarões médios, 20 camarões gigantes, 3 carabineros e 3 lagostins, acompanhados de anéis de lula e um molhinho tártaro. A qualidade e o frescor dos frutos do mar são a receita de sucesso da casa, temperados com alho e óleo e salteados na chapa.





Não espere talheres – a melhor maneira de comer os camarões é com as mãos mesmo, num processo onde faz-se uma sujeira danada para abrir os bichos, mas o resultado final é bastante recompensador. Cada mesa possui uma vasilha onde são depositadas as cascas, recolhidas com frequência pelos garçons.

Já perdi as contas de quantas vezes estive lá, e sempre saí com elogios à comida. Nunca tive um atendimento ruim, um camarão frio, uma lula borrachuda. Restaurante recomendado e obrigatório para quem visita Madrid.

Endereço: Calle Cartaya, 6 28938 Móstoles, Espanha (metrô Pradillo, linha 12)
Telefone: +34 916 145 562
Horário de Atendimento: Todos os dias das 11hs às 24hs.
Internet: http://www.marisqueriamoreno.com/

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar no Blog

Guias de Viagem


Álbuns de Fotos

Instagram


Anuncie no Viajante Comilão




Você gostou do blog? As dicas de viagens e reviews de restaurantes foram úteis para ajudá-lo(a) a planejar sua viagem?

O Viajante Comilão é um serviço 100% gratuito. Se você gostou do nosso serviço, ajude o blog a continuar seu trabalho: o link abaixo direciona para o site do PayPal, um serviço 100% seguro para que você possa fazer uma doação para o blog, usando seu cartão de crédito.

Contamos com sua contribuição. Obrigado!


Payments By PayPal