quinta-feira, 5 de julho de 2012

Carlos Barbosa – Fetina de Formaio: A casa de queijos da Serra Gaúcha


Símbolos da cidade - queijos, salames, futsal e Tramontina

Sou paulistano, mas carrego comigo um carinho imenso pela cidade de Carlos Barbosa. Localizada no coração da Serra Gaúcha, formada por imigrantes italianos e alemães, esta simpática e acolhedora cidade cativa seus visitantes pelo seu clima tipicamente europeu e pela hospitalidade de seu povo.

Distante pouco mais de 100 km da capital Porto Alegre, esta cidadezinha de 25 mil habitantes é conhecida por sua qualidade de vida: IDH de 0,858 (11º melhor do Brasil) e PIB per capita de R$ 26.453 (acima da média nacional - R$ 21.252) posicionam a cidade como um dos melhores lugares para se viver no Brasil.


Registro histórico da imigração italiana na cidade

A cidade também é conhecida como a “Terra da Faca, do Queijo e do Futsal”, em referência aos 3 maiores orgulhos da cidade: (1) Tramontina, uma das mais importantes metalúrgicas do Brasil, fabricante de facas e utensílios domésticos, tem sede na cidade; (2) Queijo - a cidade é uma das melhores microbacias leiteiras, sendo referência nacional na elaboração de queijos nobres; e (3) ACBF (Associação Carlos Barbosa de Futsal), bicampeão mundial masculino e o time mais vitorioso do futsal nacional, responsável por tornar a cidade conhecida e respeitada mundialmente.

A paixão dos barbosenses não têm limites. Conhecido como a "Laranja Mecânica do Futsal", o Carlos Barbosa é capaz de unir gremistas e colorados, ambos acostumados a colocarem a equipe local sempre em primeiro lugar em seus respectivos corações.



Anualmente Carlos Barbosa sedia a Festiqueijo, realizada em Julho e considerada o melhor festival gastronômico da Serra Gaúcha, oferecendo aos visitantes os melhores queijos e vinhos e a farta gastronomia da região, tudo à vontade e acompanhado de shows típicos locais e regionais.


Mesa da Festiqueijo

No quesito turismo, conta com várias atrações turísticas para quem gosta de caminhar, apreciar a natureza e quer conhecer mais da história da cidade, mas certamente nenhuma faz mais sucesso do que o tradicional passeio de Maria Fumaça que liga a cidade com Bento Gonçalves, incluindo uma rápida parada em Garibaldi.



O passeio parte de Bento Gonçalves, onde os turistas são recebidos com vinho e degustação de queijos. Durante o passeio de 23 km e duração de 1h30, há apresentações de coral típico italiano, show de tarantela, teatro, repentistas e música tradicional gaúcha. Em Garibaldi, referência nacional na produção de espumantes, uma pausa para degustação ao som de música típica.

Outra atração importante são as compras: o centro da cidade tem várias lojinhas de queijos e derivados, e a Tramontina têm postos de venda direta de seus produtos, o que também coloca Carlos Barbosa no roteiro do turismo de compras pela Serra Gaúcha.

Se por um lado Carlos Barbosa faz parte do roteiro das principais agências de viagem que visitam à Serra Gaucha, por outro o turista típico tem dificuldades de comprar e levar os produtos para casa, uma vez que muitos usam o avião como principal meio de transporte.

Para que os sabores de Carlos Barbosa não sejam apenas uma lembrança de viagem, muitas lojas já oferecem a venda de queijos e derivados pela internet, com pagamento via depósito bancário e entrega em domicílio.

Uma dessas lojas é a Fetina de Formaio, não apenas uma das melhores da cidade, é uma atração turística. O atendimento é tão cordial, tão atencioso, tão amável, que o turista da cidade grande pode estranhar no começo. O barbosense sabe receber muito bem, e tem orgulho de suas raízes – isso pode ser percebido nas saborosas (e fartas) degustações dos produtos da casa, melhor ainda se acompanhadas de músicas típicas, cantadas a plenos pulmões pelo seu Álvaro, um dos donos.


Fachada


Interior da loja


Interior da loja

O sucesso por trás da Fetina de Formaio tem nome e sobrenome: Queijaria Valbrenta, menor queijaria do Rio Grande do Sul, com produção artesanal diária de apenas 50 quilos de queijo. O pequeno porte contrasta com a alta qualidade dos produtos. O mais legal é que as principais características dos queijos (textura, sabor, aroma) podem variar dependendo do clima, da alimentação das vacas, e até da estação do ano. Isso significa que cada peça de queijo é única.

Na lista de produtos, queijos produzidos na Serra Gaúcha, de origens italiana, francesa e alemã, um mais delicioso que o outro - tem o Itálico, semi-mole, curado e de sabor suave, um pouco mais acentuado que o Gouda, disponível também nas versões com orégano e pimenta, tomate seco e vinho, ideais para aperitivos; o ótimo e mega macio Gouda; o aromático e cremoso Saint Paulin com nozes, perfeito com uma taça de vinho; o fundido com alho e salsa, ótimo com uma cervejinha; o Tilsit, de sabor amanteigado e muito usado na gastronomia, o Morbier, com textura de brie e sabor levemente picante; e o inesquecível Reggiano, pra mim o melhor queijo produzido no Brasil.


Queijos: itálico, reggiano, nozes (acima), gouda e alho/salsa (abaixo)

A massa pronta para fondue é um show à parte, de sabor intenso e marcante dos queijos, com presença de vinho branco, brandy e alho. Muito melhor do que os similares vendidos no mercado.



A Fetina também vende salames, sendo o carro-chefe a versão de javali, com 85% menos gordura do que um salame convencional, muito sabor, curado e bem condimentado, indicado para aperitivo. Peças de milano, italiano e colonial também podem ser compradas. Destaque para a imperdível copa magra, bem menos salgada e mais defumada do que a tradicional copa de padaria.


Salames de javali (acima) e copa magra (abaixo)

O site da Fetina de Formaio é http://www.queijariavalbrenta.com.br/. No link “Nossos Produtos”, é possível saber um pouco mais sobre os queijos, e no link “Nossos Preços” é possível consultar os valores dos queijos (vendidos em peças de 200 a 600 gramas) e salames (peças de 250 a 400 gramas).

Para comprar, é só ligar para +55 (54) 3461-1966. Fale com a Giulia, um amor de pessoa que te atenderá super bem.

A entrega dos produtos é feita via Azul Cargo. Se estiver em São Paulo (capital), você receberá o pedido em até 24 horas após a confirmação do depósito no Banco do Brasil. Se não for, ligue para saber os valores de frete e prazos para sua cidade, pois a tabela disponível no link http://www.queijariavalbrenta.com.br/tabela_valores_frete.htm está desatualizada.


Minha entrega chegou!


Folheto que vem junto com ao pedido, explicando como conversar os queijos

Deu vontade de visitar Carlos Barbosa? Dê uma passadinha na loja do seu Álvaro, prove dos produtos e aproveite para conhecer pequenos segredos da produção e conservação de cada queijo, além dos melhores acompanhamentos. Difícil será ir embora.

Endereço: Rua Rio Branco, 167 – Carlos Barbosa

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar no Blog

Guias de Viagem


Álbuns de Fotos

Instagram


Anuncie no Viajante Comilão




Você gostou do blog? As dicas de viagens e reviews de restaurantes foram úteis para ajudá-lo(a) a planejar sua viagem?

O Viajante Comilão é um serviço 100% gratuito. Se você gostou do nosso serviço, ajude o blog a continuar seu trabalho: o link abaixo direciona para o site do PayPal, um serviço 100% seguro para que você possa fazer uma doação para o blog, usando seu cartão de crédito.

Contamos com sua contribuição. Obrigado!


Payments By PayPal