quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Londres – The Tea Rooms


Afternoon Tea

Nada é mais britânico do que tomar uma xícara de chá no meio da tarde. O costume do “afternoon tea” foi criado no inicio do século 19 por Anna Maria Russell, a sétima duquesa de Bedford. Naquela época, o inglês tinha fazia apenas duas refeições por dia, café da manhã e jantar, ambas refeições longas, pesadas, com muita comida e bastante carne, pão, batata e cerveja ale.

O reinado de Charles II (1630-1685) foi crucial para estabelecer as bases para o crescimento do comércio de chá britânico. O rei cresceu no exílio em Haia (Holanda) e desde cedo adquiriu o costume de beber chá. Ele se casou com Catharine of Braganza, portuguesa e que também cresceu bebendo chá em Portugal, a bebida preferida no país naquela época. Quando a monarquia britânica foi reestabelecida em 1662, ambos retornaram com caixas de chá, e sua influência tornou a bebida popular entre as classes mais ricas da sociedade.


Fachada

Voltando ao século 19, diz a história que a duquesa sentia uma “sensação de vazio” no fim da tarde, por causa do longo intervalo entre as refeições, e por isso começou a ter um bule de chá e um lanche leve nos seus aposentos. Mais tarde, passou a convidar amigos para se juntar a ela na sala de estar, onde a comida era servida em “low tables” (mesas de café) colocadas ao lado de sofás. Logo a idéia se espalhou e a alta sociedade estava tomando chá e comendo petiscos durante a tarde.

Importante não confundirmos o “afternoon tea” (também chamado de “low tea”) com o “high tea”. Tradicionalmente, as classes superiores tomavam o “low” ou “afternoon tea” por volta das 4 da tarde, já as classes média e baixa tinham uma refeição mais substancial, carne e batatas, bem como outros alimentos e chá, o “high tea” no final do dia, às 5 ou 6 da tarde, no lugar de um jantar. Os nomes derivam da altura das mesas em que as refeições são servidas, sendo o “high tea” servido na mesa de jantar.


Interior

A Londres do século 21 é uma das cidades mais cosmopolitas do mundo, mas a tradição do chá da tarde segue mais vida do que nunca. O incontável número de hotéis que preservam a antiga tradição, recriando uma atmosfera chique e requintada nos mesmos padrões daquela vivida pela aristocracia britânica. Saíram o pão e manteiga e entraram os sanduíches padrão degustação (porções pequenas com pepino, ovo e agrião, pasta de peixe – normalmente atum – , presunto e salmão defumado), biscoitos, bolos e doces deliciosos, servidos com creme de leite e geléia de frutas.

Estávamos em busca de uma casa de chá tradicional, mas sem aquela pompa e amplos salões dos hotéis cinco estrelas. Após muita pesquisa, descobrimos o The Tea Rooms, em Stoke Newington (leste de Londres), uma pequena confeitaria/restaurante nascida em 2007 como boutique de chá, especializada em doces em geral e que oferece uma deliciosa experiência de “afternoon tea” inglês a £20 por pessoa (sem incluir os 12,5% de serviço), e por £3 a mais é possível incluir uma taça de prosecco.


Bancada de guloseimas, com doces, bolos, tortas...

Além do chá da tarde, serve almoços rápidos (sopas, saladas, massas) e tem uma boa oferta de bolos, tortas, biscoitos, cookies, brownies, muffins e compotas, tudo artesanal, feito pelas proprietárias Anne Wilkinson (mãe) e Isabelle Allfrey (filha). Brilha a extensa carta de chás, com cerca de 15 opções oferecidas “in natura” (folhas ou frutas ao invés dos saquinhos de supermercado) vendidas por xícara (£2,50) ou ou bule (£4,00).


A boa e velha infusão: bule com água quente, coador com frutas vermelhas

Todos os restaurantes de Londres que oferecem “afternoon tea” trabalham com reservas, e o The Tea Rooms não é diferente. A única diferença é que, além da reserva (obrigatoriamente feita por telefone, emails nem são respondidos) com pelo menos uma semana de antecedência, é preciso realizar um depósito de £5 por pessoa – você pode ir até o restaurante ou fazer a transferência por PayPal, valor que será descontado na conta. No ato da reserva, informe se tiver alguma restrição alimentar (vegetariano, intolerância a glúten, etc.), assim eles servirão as comidinhas conforme sua necessidade.

O pequeno ambiente é aconchegante e charmoso, preservando um toque vintage que te convida para sentar-se em uma das apenas 7 mesas e pouco mais de 20 lugares e apreciar uma xícara de chá, comer uma fatia de bolo (tem de cenoura, gengibre, banana, limão, amêndoas e frutas, com preços a partir de £2,95 pela fatia) e ler um jornal, talvez observar as crianças deixando a escola do outro lado da rua, ou apenas relaxar e observar a vida correndo acelerada do lado de fora, enquanto o tempo no salão parece passar bem mais devagar.


Geléia de framboesa e creme Cornish (à base de creme de leite)

O único ponto negativo do ambiente é o banheiro, que é perfeitamente utilizável , mas precisa de uma boa reforma.

O atendimento é cortês e prestativo desde o momento da reserva até o pagamento da conta. Quando chegamos, nossa mesa já estava caprichosamente colocada, com talheres, porcelana, xícaras e pires. As mesas do canto, de dois lugares e ideias para casais, são um pouco apertadas dada a quantidade de coisas que são servidas. As garçonetes auxiliam na escolha dos chás, indicando quais são os frutados, os apimentados.


Bolos e tortas em miniatura

Como estava em Londres, resolvi fazer o pagamento da reserva pessoalmente para conhecer a região e o lugar. O bairro de Stoke Newington é um dos muitos com forte concentração de imigrantes do Oriente Médio, comércio desenvolvido, ruas residenciais e arborizadas. O The Tea Rooms fica na Stoke Newington Church Street, uma caminhada de 1,5km a partir da estação de National Rail que leva o nome do bairro, com saídas a partir das estações de metrô de Seven Sisters (Victoria Line, sentido Liverpool Street) e Liverpool Street (Central, Circle, Hammersmith & City, Metropolitan lines, sentido Cheshunt ou Enfield Town).

Servido todos os dias entre 14hs e 17hs, o chá da tarde do The Tea Rooms segue o ritual britânico e chega à mesa na tradicional bandeja de dois andares, com quatro tipos de mini-sanduíches (salmão defumado, cream cheese e pepino, presunto, ovo e agrião) e os biscoitos na parte de baixo, os bolos e tortas em miniatura no andar superior, além de porções de geléia caseira de framboesa e creme Cornish (à base de creme de leite) servidos à parte. O valor de £20 inclui um bule de chá de ervas, frutas ou especiarias da Índia ou China à sua escolha. Também tem cafés (são cerca de 10 opções), chocolates (pode ser quente ou frio) ou chai, no melhor estilo indiano.


Lanches e muffins

Endereço: 155 Stoke Newington Church Street, Stoke Newington
Telefone: +44  (0)20 7923 1870
Horário de funcionamento: Todos os dias das 11hs às 18h30.
Internet: http://www.thetearooms.org/

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar no Blog

Guias de Viagem


Álbuns de Fotos

Instagram


Anuncie no Viajante Comilão




Você gostou do blog? As dicas de viagens e reviews de restaurantes foram úteis para ajudá-lo(a) a planejar sua viagem?

O Viajante Comilão é um serviço 100% gratuito. Se você gostou do nosso serviço, ajude o blog a continuar seu trabalho: o link abaixo direciona para o site do PayPal, um serviço 100% seguro para que você possa fazer uma doação para o blog, usando seu cartão de crédito.

Contamos com sua contribuição. Obrigado!


Payments By PayPal