segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Manchester – Old Trafford Museum & Stadium Tour



Old Trafford é um lugar cheio de história. Inaugurado em 1910 e atualmente com capacidade para 75.811 espectadores, todos confortavelmente sentados, a Casa do Manchester United integra o grupo de estádios “cinco estrelas” no padrão FIFA (classificação necessária para receber finais da Champions League e UEFA Europa League). É o segundo maior estádio da Inglaterra (atrás de Wembley), sediou jogos da Copa de 1966, Euro de 1996, Olimípiada de 2012 e a final da Champions League de 2002-2003 (Juventus 0(2)-0(3) Milan).

Na temporada 2012-13 o time teve a segunda maior média de público dos clubes europeus (75.529) atrás apenas de Borussia Dortmund (80.520) e à frente do Barcelona (73.660), Real Madrid (71,368) e Bayern Munique (71.000). Curiosamente o recorde de público do Old Trafford não foi registrado em uma partida do United: em 25/03/1939 o estádio recebeu 76.962 espectadores em uma das semifinais da FA Cup, entre Wolverhampton Wanderers e Grimsby Town.


Entrada principal em East Stand, com a estátua "The United Trinity" (Charlton, Best e Law) em destaque

Clube mais vitorioso do futebol inglês com 20 Premier League, 11 FA Cup (Copa da Inglaterra) e 3 UEFA Champions League (2007/08, 1998/99, 1967/68), a história dos “The Red Devills” começa em 1878, quando os funcionários da “Lancashire and Yorkshire Railway Company's Carriage and Wagon Works”, localizada em Newton Heath, nos arredores de Manchester, solicitaram permissão e patrocínio de seus empregadores para criar um time de futebol. Assim nasceu o Newton Heath L&YR (de "Lancashire e Yorkshire Railway"). A primeira partida oficial foi em Novembro de 1880, e o primeiro uniforme era verde e dourado, as cores da empresa.

No começo, eles jogaram contra outras equipes de trabalhadores ferroviários, dentro da própria empresa e de outras empresas, na temporada 1884-85 eles participaram pela primeira vez da “Manchester and District Challenge Cup”, competição que reúne times da cidade, e chegaram à final. No ano seguinte, veio o primeiro dos quatro títulos – os demais foram nas temporadas 1887-88, 1888-89 e 1889-90.


Estádio, em sentido horário: Sir Alex Ferguson  Stand, East Stand, Stretford End (West) e South Stand

Em 1888 o time ingressou na “Football Alliance”, liga de futebol alternativa à “The Football League”, a principal do país. Em 1892, a Football Alliance foi incorporada pela Football League, e seus dois campeões daquele ano – Nottingham Forest e Newton Heath – foram automaticamente inscritos na primeira divisão. No mesmo ano, o time deixou de ser patrocinado pela LY&R, o que resultou na retirada da sigla do nome, embora a maioria dos jogadores ainda eram funcionários da empresa.

Em sua temporada de estréia na First Division (“Premier League” a partir de 1993) o time foi o último colocado, mas o rebaixamento dependia de um jogo playoff contra o campeão da Segunda Divisão. Em 1892-93 o Newton venceu o Small Heath e safou-se da degola, mas em 1893-94 foi derrotado pelo Liverpool e tornou-se o primeiro time da história a ser rebaixado.


Relógio em East Stand que marca a hora exata do acidente em Munique

Entre 1878-93 o time mandou seus jogos em North Road, um campo de cascalho e lama pertinho da fábrica. Em 1893 o time queria começar a cobrar ingressos, os donos to terreno não concordaram, e tiveram que mudar-se. O novo destino foi em Bank Street (Clayton), ao lado de uma fábrica de produtos químicos, todavia, as densas nuvens de fumaça que saíam da fabrica tornavam o ato de jogar futebol algo bem difícil. Em 1902, nova mudança para outro terreno em Bank Street, que inicialmente tinha capacidade para apenas 1000 pessoas, mas que em quatro anos de muito investimento podia receber incríveis 50 mil pessoas. Em 24/04 do mesmo ano, o time passou a chamar-se Manchester United.

Em 1906-07 retornou à First Division, conquistando seu primeiro título na temporada 1907-08, e a primeira FA Cup, a segunda competição mais importante do país, na temporada 1908-09. No mesmo ano, o clube decidiu que Bank Street não era grande suficiente para um time que tinha acabado de vencer títulos tão importantes.


A tradicional parede de tijolos em Old Trafford

O projeto original do arquiteto escocês Archibald Leitch, que desenhou os estádios de Goodison Park (casa do Everton), Ibrox Stadium (Rangers), White Hart Lane (Tottenham) e Hampden Park (principal estádio de futebol da Escócia), previa um estádio para 100 mil pessoas, grandioso para os padrões da época. O lugar escolhido foi Trafford Park, reduto industrial no bairro de Old Trafford, na Grande Manchester. Entretanto, os custos subiram muito e o projeto foi revisado para 73 mil pessoas, com um setor de 13 mil assentos cobertos. A construção foi finalizada no final de 1909, e a partida inaugural foi disputada em 19/02/1910, derrota de 4-3 para o Liverpool.

Quando a Segunda Guerra Mundial estourou, Old Trafford foi usado pelo exército como depósito, mas o futebol continuou a ser jogado lá. O estádio sofreu dois sérios bombardeios, em 22/12/1940 e 11/03/1941, que destruíram a grande parte das instalações. As competições retornaram na temporada 1946-47, mas a reconstrução do estádio levou oito anos para ser realizada – entre 1946-49 o United mandou seus jogos em Maine Road, casa do rival Manchester City. Com pouco dinheiro, o clube passava por dificuldades, oscilando entre a primeira e segunda divisões. Fora de campo, coube a Sir Matt Busby, que assumiu o time em 1945 e o comandou por 24 anos, colocar o United entre os maiores clubes da Europa.


Salas de troféus

A temporada de 1957-58 tinha tudo para ser mágica para o United. Classificado pela segunda vez seguida para a European Cup (que em 1992 passou a ser chamada “UEFA Champions League”), com duas conquistas seguidas da First Division (1955-56 e 1956-57) e após chegar às semifinais da competição continental em 1956-57, os “Busby Babes”, time comandado por um jovem Bobby Charlton (que anos mais tarde seria fundamental na conquista da Copa do Mundo de 1966) acreditavam que o primeiro “Treble” (expressão em inglês para tríplice coroa, composta pelo Campeonato Inglês, Copa da Inglaterra e European Cup) era não apenas um sonho possível, mas uma questão de tempo.

O confronto das quartas-de-final foi contra Estrela Vermelha (Iugoslávia). Após uma vitória de 2-1 em Old Trafford, o time viajou à Belgrado e arrancou um empate em 3-3, placar suficiente para colocar os ingleses novamente nas semifinais.

06/02/1958, a viagem de retorno à Manchester seria num voo fretado da British European Airways (BEA) classe “Elizabethan” (nome em homenagem à rainha da Inglaterra), um avião Airspeed AS.57 Ambassador 2 com 38 passageiros à bordo, entre jogadores, torcedores e jornalistas, além de 5 tripulantes. Como o avião não tinha automonia para um voo sem escalas, estava prevista uma parada em Munique para reabastecer.


Em sentido horário: réplica da tocha da Olimpíada de 2012, painel em comemoração pelos 100 anos de Old Trafford, títulos do clube e vestiário do time, um dos mais modernos da Europa

A decolagem foi abortada duas vezes por causa de um súbito aumento de pressão nos motores (“boost surging”), problema causado pela mistura de combustível. Os pilotos resolveram o problema, mas na terceira tentativa o acúmulo de neve no fim da pista desacelerou o avião (que já estava em V1, velocidade que impede que a decolagem seja abortada com segurança), que primeiro colidiu contra a cerca que delimitava o aeroporto, depois chocou-se contra uma casa e uma árvore, o que arrancou a asa esquerda e parte da cauda. A casa explodiu. Por fim, derrapou cerca de 100 metros e atingiu uma garagem de madeira onde um caminhão carregado com combustível e pneus estava estacionado. A garagem pegou fogo.

Os jogadores Mark Jones, David Pegg, Roger Byrne, Geoff Bent, Eddie Colman, Liam Whelan e Tommy Taylor morreram na hora, Duncan Edwards faleceu 3 semanas depois. O secretário do clube Walter Crickmar, os treinadores Tom Curry e Bert Whalley, outros quatro passageiros, dois tripulantes e oito oito jornalistas esportivos que viajavam com a equipe também morreram. Foi o dia mais trágico que o futebol Inglês já tinha visto, só comparável ao desastre aéreo de Superga, que em 1949 matou toda a equipe do Torino.


Painel na área externa de East Stand que homenageia os funcionários do United mortos no acidente

O túnel de acesso ao gramado em South Stand, única parte original da construção de 1910 que não foi atingida pelas bombas na década de 1940, recebeu em 2008 uma placa em memória pelos 50 anos do acidente aéreo em Munique, e foi rebatizado como “Munich Tunnel”. Na área externa em East Stand existe um painel dedicado aos 11 funcionários do United que morreram no acidente, e um grande relógio instalado entre East e South Stand marca o momento exato da colisão.

Coube a Busby e Charlton a difícil tarefa de reerguer o time após a tragédia. Com a chegada de George Best e Dennis Law, nascia a “The United Trinity”, o trio de ataque responsável pela chamada “década dourada” nos anos 1960, com a conquista de duas First Division, duas FA Cup e a primeira European Cup da história do futebol inglês, em 1967-68. Os três jogadores também receberam o prêmio de “European Footballer of the Year”, que na época era equivalente ao prêmio da Bola de Ouro da FIFA.


The United Trinity

Foi nesta mesma época que time passou a ser chamado de “The Red Devils”, uma referência ao “Salford Red Devils”, time de rugby da Universidade de Salford (Grande Manchester). O objetivo era encontrar um apelido para “amedrontar” os adversários, já que nome “Busby Babes” não impunha muito respeito. Na década de 1970, um diabo vermelho foi incluído no escudo do clube, criando um dos símbolos mais famosos do mundo do futebol.

Matt Busby faleceu em 1994, mas sua marca no comando do time foi eternizada em Old Trafford: a rua principal que dá acesso ao estádio tem seu nome (“Sir Matt Busby Way”), além de ter uma estátua na entrada principal em East Stand. No museu do United existe um setor em sua homenagem, com todas as bandeiras e flâmulas colocadas por fâs no dia da sua morte. Também em East Stand foi erguida em 2008 uma estátua com Charlton, Best e Law, a chamada “santíssima trindade” do United, que presta homenagem ao 40º aniversário do primeiro título europeu.


Museu

Em 1957 foram instalados os primeiros holofotes para realizar jogos noturnos, em 1965 a North Stand recebeu os primeiros camarotes construídos num estádio inglês, em 1973 foi instalada a cobertura definitiva, substituindo a que foi colocada em 1959. Com a ascensão do hooliganismo no início de 1970, o United foi o primeiro clube a erguer um muro perimetral para impedir a entrada das pessoas no campo.

O Relatório Taylor, criado após a desastre de Hillsborough, exigiu a instalação de assentos em todo o estádio, o que reduziu a capacidade para 44 mil em 1993. Novas expansões em 1996, 2000 e 2006 elevaram a capacidade para os atuais 75.811 espectadores. Existe um plano de erguer um terceiro anel em South Stand, o que elevaria a capacidade para 95 mil pessoas, porém a linha férrea que passa atrás do estádio pode inviabilizar o projeto.



Se Matt Busby colocou o time entre os maiores do mundo, Alex Ferguson foi o técnico mais vitorioso da história do clube. Foram 38 títulos em 26 anos como comandante, dos quais destacam-se 13 Premier League, 5 FA Cup, 2 UEFA Champions League, 1 Intercontinental Cup e 1 FIFA World Cup, além do primeiro “Treble” (Premier League, FA Cup e Champions League) da história do futebol inglês, na temporada 1998-99. Em 2011, como homenagem por 25 anos de serviços prestados, o setor North Stand passou a chamar-se “Sir Alex Ferguson”, e do lado de fora foi erguida uma bela estátua.

O tour guiado pelo estádio começa pela Sir Alex Ferguson Stand, passa por East Stand (onde concentram-se as torcidas organizadas) e termina em South Stand. Você terá a chance de sentar-se nas arquibancadas e conhecer algumas histórias do estádio, passar pelas tribunas, chegar pertinho do gramado e dos bancos de reservas, tirar fotos na famosa parede de tijolos com o escudo do clube, descer o túnel usado pelos jogadores para entrar no gramado, conhecer o vestiário principal e visitar a sala de imprensa (onde um boneco de cera em tamanho real de Alex Ferguson convida os visitantes para uma foto), passar pelo “Munich Tunnel” e visitar o memorial da tragédia de 1958 em East Stand.


Objetos de Bobby Charlton (acima) e tragédia de Munique (abaixo)

O Manchester United foi o primeiro time no mundo a ter um museu dedicado ao futebol, inaugurado em 1986. Ampliado e transferido para o North Stand em 1998, recebe cerca de 300 mil visitantes por ano. Além de ser um dos museus mais espetaculares que conheço, repleto de troféus, vasto conteúdo histórico e material interativo, é um dos poucos que dedica a maior parte do seu espaço para homenagear os jogadores, principais responsáveis pelo show no “Teatro dos Sonhos”, frase de Bobby Charlton para explicar o que significava assistir um jogo em Old Trafford na época mais vitoriosa de sua história.

Além do próprio Charlton, nomes como George Best, Denis Law, Gary Neville, Eric Cantona, David Beckham, Ryan Giggs, Paul Scholes, Cristiano Ronaldo, Wayne Rooney,  Peter Schmeichel, Ole Gunnar Solksjaer, Van Nistelroy, Edwin van der Sar e Robin van Persie são algumas das estrelas com espaço cativo no museu, com acervo de fotos históricas e objetos pessoais que ajudam a eternizar a história para as futuras gerações. Uma seção dedicada aos técnicos relembra todos que comandaram o time, com destaques óbvios para Matt Busby e Alex Ferguson.


Objetos de torcedores (esquerda) e ala dos jogadores, como Peter Schmeichel (direita)

Os capítulos da história do United são contados por textos, fotos e conteúdo interativo, passando pela trajetória do time de operários que tornou-se um dos maiores do planeta, o nascimento do estádio que sempre esteve à frente do seu tempo e às transformações da pequena cidade portuária em uma das capitais do futebol. A sala de troféus lembra as conquistas, e a seção dedicada aos torcedores reúne objetos pessoais usados em jogos e que ajudam a explicar o inexplicável, a paixão de um torcedor por seu time. Um setor recém-inaugurado faz referência aos Jogos Olímpicos de 2012, com uma réplica da tocha usada nos jogos.

Na minha opinião a parte mais importante do museu é o memorial que relembra a tragédia de Munique em 1958 e homenageia todos os que perderam suas vidas naquele dia. É impossível não parar por um instante e observar em silêncio as fotos e vídeos, ler os recortes de jornais da época, com áudio-ambiente original do que foi comunicado pelas rádios à época do acidente e os relatos dos que sobreviveram.


David Beckham

O pacote estádio + museu custa £18 para adultos e £12 para menores entre 5-18 anos e maiores de 65 anos (+£3 pelo audio guide, opcional), o passeio completo dura cerca de 2 horas. O meeting point é na entrada da loja, localizada em East Stand. Para comprar o ticket online e obter mais informações, accese o site http://www.manutd.com/en/Visit-Old-Trafford/Museum-And-Stadium-Tour/Stadium-Tour.aspx.

O álbum completo de fotos do Old Trafford Museum & Stadium Tour está disponível na página do Viajante Comilão no Facebook.

Endereço: Sir Matt Busby Way, Old Trafford, Manchester
Telefone: +44 (0)161 868 8000
e-mail: toursenquiry@manutd.co.uk

Horários de funcionamento:
- Museu: Todos os dias das 9h30 às 17hs (última entrada às 16h30). Fechado nos dias de jogos  e nos finais de semana de jogos. Para jogos durante a semana, a última entrada é às 15hs.
- Tour: Todos os dias entre 10hs e 16h30. Fechado nos dias de jogos. Para jogos durante a semana, nos dia anterior o último horário é às 13hs.

Como chegar: Os trens da Metrolink (http://www.metrolink.co.uk/) saem de Manchester Piccadilly sentido Altrincham, desça em Old Trafford e caminhe cerca de 10 minutos. Para mais informações, acesse http://www.manutd.com/~/media/Files/PDF/MapsAndDirections/YouAreHereMapsAndDirections.ashx.

Para quem quiser saber mais sobre a história do Manchester United e de Old Trafford, acesse:

http://www.thebusbybabes.com/munich/munich.htm
http://aviation-safety.net/database/record.php?id=19580206-0&lang=en
http://www.unitedsredarmy.com/History.htm
http://manchesterhistory.net/manchester/outside/oldtrafford.html
http://news.bbc.co.uk/sport2/hi/football/teams/m/man_utd/8507635.stm
http://www.youtube.com/watch?v=6yma2RDeHZE

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar no Blog

Guias de Viagem


Álbuns de Fotos

Instagram


Anuncie no Viajante Comilão




Você gostou do blog? As dicas de viagens e reviews de restaurantes foram úteis para ajudá-lo(a) a planejar sua viagem?

O Viajante Comilão é um serviço 100% gratuito. Se você gostou do nosso serviço, ajude o blog a continuar seu trabalho: o link abaixo direciona para o site do PayPal, um serviço 100% seguro para que você possa fazer uma doação para o blog, usando seu cartão de crédito.

Contamos com sua contribuição. Obrigado!


Payments By PayPal