quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Manchester – Punjab Tandoori @ Curry Mile


Tandoori Lamb Chops

Para quem não sabe, o Reino Unido possui incríveis 8.500 restaurantes indianos, resultado da forte imigração no país, mas engana-se quem pensa que os melhores estão na capital Londres – a região norte do país concentra uma das maiores colônias indianas fora da India, e cidades como Leeds, Bradford e Manchester possuem casas no mesmo nível dos melhores restaurantes da India.

“Curry Mile” é o nome popular do trecho de pouco mais de 1km da Wilmslow Road (rua que atravessa o centro de Rusholme, no sul de Manchester) com cerca de 70 restaurantes, mercados, docerias e lojas especializados na culinária do sul da Ásia (Índia, Paquistão, Sri Lanka e Bangladesh) e Oriente Médio. Famosa mundialmente pelo ambiente pitoresco, pelas luzes de neon à noite e pela qualidade do curry, é a maior concentração de estabelecimentos do gênero na Europa.


Curry Mile

Além da grande presença de imigrantes, Rusholme é também uma área onde que vivem um número significativo de estudantes, devido a proximidade com os campus Fallowfield, o principal da Universidade de Manchester, e All Saints, da Universidade Metropolitana de Manchester, o que faz a turística Curry Mile muito popular também entre a população estudantil de Manchester.

Mesmo com tamanha variedade de opções, escolher um restaurante indiano em Manchester não foi uma tarefa fácil. Para muitos turistas, a Curry Mile é sinônimo de “pega-turista”, preços elevados, comida ruim, mau atendimento e banheiros imundos. Quando você anda pela avenida, de fato a primeira impressão é que a maioria dos estabelecimentos não são muito diferentes dos “kebab houses” que estamos acostumados a ver em Londres, conhecidos pela comida barata e qualidade duvidosa.


Fachada

Depois de muita pesquisa, decidi ignorar um pouco as opiniões dos turistas e buscar o que os manchesterianos comem. E descobri o Punjab. Considerado um dos melhores indianos de Manchester (fez parte da lista dos 10 finalistas do “English Curry Awards 2013”), o Punjab não passa de uma portinha pequena, sequer tem site, a pagina do Facebook, atualizada uma vez por mês, é o único meio (fora o telefone) de comunicar-se com o restaurante, já que eles provavelmente ainda não descobriram o e-mail.

Mas eu te garanto que estes detalhes tecnológicos não terão a menor importância depois de falarmos da comida. Para muitos o principal representante da culinária tradicional indiana na cidade, as porções são bem servidas e incrivelmente saborosas, o curry deles é espetacular, usado com perfeição para realçar os sabores e ajudar na digestão da comida, e não para tornar o prato apimentado. Por fim, o molho masala da casa, feito com especiarias e iogurte, é o melhor que já comi.


Chicken Tikka Masala

O pequeno salão com não mais do que 30 lugares vive lotado, a fama da comida do lugar é conhecida na cidade toda. O ambiente é confortável, as mesas são largas e as cadeiras acolchoadas, apenas o bar nos fundos e os poucos quadros nas paredes remetem à India. Recebe bem famílias, grupos de amigos e casais (embora não seja o melhor lugar para o primeiro encontro). Para nossa sorte, no dia da visita estávamos sozinhos no salão (resultado de chegarmos para almoçar às 14h30), e tivemos atenção total dos garçons e da cozinha. Apenas o ar condicionado estava forte demais, problema rapidamente resolvido mediante nosso pedido.


Salão

O atendimento destaca-se pela prestatividade, cordialidade e atenção com os clientes, como se o restaurante fosse a casa deles, e nós os convidados. Nos ajudaram na escolha dos pratos, explicaram os níveis de picância dos pratos, perguntaram o que gostamos de comer, e ainda saíram para comprar Sprite ao verificarem que a bebida tinha acabado, uma simples demonstração de hospitalidade – em 99% dos restaurantes que conheço, o garçom simplesmente retornaria à mesa e diria “não temos a bebida”.

No final, foi só falarmos que éramos estrangeiros para o garçom nos pedir uma foto, recordação que será publicada no mural deles no Facebook.


Chutneys

A especialidade da casa é a culinária Punjabi, originária de uma região chamada Punjab, localizada entre o nordeste da India (onde está Nova Delhi) e o leste do Paquistão (onde fica a capital Islamabad e a Kashmira, região mais populosa e desenvolvida do país). Na gastronomia, predomina uma grande variedade de pratos (frango, cordeiro, peixe e porções vegetarianas) com generoso uso de manteiga, masala, leite e iogurte, marinados na cebola, alho e gengibre e especiarias para acentuar os sabores. Como resultado, pratos com sabores ricos e complexos, coloridos, carnes tenras e suculentas, que podem ser servidos com pouca pimenta ou extremamente fortes, mas sempre com a preocupação de não modificar o sabor original dos alimentos.

O couvert que abriu a refeição tinha Poppadoms (tipo de pão indiano, fino e crocante, lembra pão sírio torrado) e uma seleção de chutneys – cebola roxa, manga, tamarindo e menta. O pãozinho é saboroso, e ajudou a enganar a fome enquanto os pratos eram preparados – como lá tudo é feito na hora, a comida pode levar entre 45 minutos e 1 hora para chegar à mesa.


Poppadoms

Importante dizer que a maioria dos estabelecimentos na Curry Mile não vende bebida alcoolica, algo comum em restaurantes indianos por questões religiosas. Felizmente o Punjab é exceção, embora o chopp Kingfisher não foi um substituto à altura da sempre-pedida cerveja Cobra, que estava em falta no dia. A carta de vinhos é bem limitada, com apenas 1 rótulo com rolha (os demais usam o “screwcap”) e preços não muito interessantes.

O cardápio é gigantesco, são quase de 50 opções só de entradas (preços entre £2,50 e £9,50), além de incríveis 170 pratos principais (preços entre £6 e £12,50), divididos por especialidade (Dosa, Masala, Biryani, etc.) com alguns pratos da cozinha indiana de rua (Bhel Puri, Papri Chaat, Uttamapam) e grande destaque para as porções vegetarianas – são mais de 70 opções no cardápio.


Tandoori King Prawn Masala

Sempre tive a impressão de que restaurantes com uma infinidade de itens no cardápio não funcionam bem, já que manter a padronização deve ser uma tarefa quase impossível. Não sei dizer se o Punjab queimou minha língua, mas só posso dizer que fomos recebidos com uma refeição de alta qualidade, algo que se confirma quando lemos as opiniões de quem frequenta o lugar.

Começamos a refeição com o “Tandoori Lamb Chops” (costeletas de cordeiro marinadas no iogurte e especiarias, grelhadas no tandoor com carvão; £6), um prato com 5 pedaços bem servidos de carne extremamente tenros e suculentos, levemente tostados nas extremidades. O marinado não interfere no sabor da carne, mas deixa um aroma irresistível. Nunca comi um cordeiro tão gostoso!


Naan e Garlic Naan

Entre os pratos principais, pedimos dois à base de molho masala: o “Chicken Tikka Masala” (pedaços de peito de frango sem osso marinados no iogurte e grelhados no forno tandoori, acompanhados pelo molho á base de especiarias e iogurte com um toque de coentro ; £7,50) e o “Tandoori King Prawn Masala” (versão com camarões grandes; £10,50).

Servidos com nível de picância “mild” (suave), você sente o chilli, mas o nível de ardor é quase insignificante. Frango e camarão cozidos à perfeição e extremamente macios, servidos num molho inesquecível – mesmo após terminarmos a carne, comemos todo o masala até não sobrar uma gota nas travessas. Para acompanhar os pratos, o ótimo Naan (£1,60 pelo tradicional e £2,50 pela versão com alho), fino, macio em cima e crocante em baixo para ajudar a pegar a comida – importante lembrar que os indianos do norte comem com as mãoe e usam o naan no lugar dos talheres.


Chopp Kingfisher

Para encerrarmos a ótima refeição, o melhor Gulab Jamun que já comi (£3,70). Servido quentinho como mandam os indianos, com casquinha fina, interior macio, molhadinho e com gostinho marcante de leite, acompanhado por uma calda de laranja bem suave.

Nossa conta ficou em £35,80, sem incluir o serviço, um excelente custo/benefício se considerarmos o tanto que comemos e o serviço absolutamente perfeito, sem nenhum falha de execução, com pratos espetaculares


Gulab Jamun

Se você estiver em Manchester, saiba que existem 3 alternativas para chegar na Curry Mile:

1) Uma agradável caminhada de 1 hora a partir do centro de Manchester, seguindo pela Oxford Road até a Rusholme Road (as duas ruas formam um corredor). O passeio é bonito, vale a pena pelas áreas verdes e pela arquitetura dos campus Fallowfield, o principal da Universidade de Manchester, e All Saints, da Universidade Metropolitana de Manchester;

2) Taxi. Cerca de 5-10 minutos da Manchester Piccadilly. A viagem deve custar £15;

3) Ônibus: Finglands (marrom , branco e laranja), com passagem a £1,20; Magic Bus (azul e amarelo), com passagem a £1,30; e os ônibus de linha 41, 42, 43, 142, 143e 147, que saem da Piccadilly Gardens e seguem pela Oxford Road até Rusholme, passando pelas universidades.

Endereço: 177 Wilmslow Road, Rusholme, Manchester
Telefone: +44 (0)161 225 2960
Horário de funcionamento: Segunda à quinta das 12hs à meia-noite, sexta e sábado das 12hs à 1 da manhã, domingo das 12hs à meia-noite.

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar no Blog

Guias de Viagem


Álbuns de Fotos

Instagram


Anuncie no Viajante Comilão




Você gostou do blog? As dicas de viagens e reviews de restaurantes foram úteis para ajudá-lo(a) a planejar sua viagem?

O Viajante Comilão é um serviço 100% gratuito. Se você gostou do nosso serviço, ajude o blog a continuar seu trabalho: o link abaixo direciona para o site do PayPal, um serviço 100% seguro para que você possa fazer uma doação para o blog, usando seu cartão de crédito.

Contamos com sua contribuição. Obrigado!


Payments By PayPal