sábado, 18 de janeiro de 2014

Turismo em Londres: Covent Garden Market



O Covent Garden é um dos mercados mais atraentes da Europa. A imponente construção do século 19 em estilo neo-clássico com teto de vidro, localizada na famosa "piazza" de estilo italiano a poucos metros da Leicester Square e da Trafalgar Square, abrigou um célebre mercado de frutas e vegetais até 1974, quando as vendas passaram a ser realizadas no New Covent Garden Market, em Nine Elms. A partir de 1980 a área foi reaberta como um importante centro de lazer e convivência, com suas lojas coloridas, quiosques, cafés, restaurantes, bares, barracas de artesanato e os tradicionais artistas de rua – acrobatas, mágicos, músicos, atores de teatro e até cantores de ópera. São quase 30 milhões de visitantes por ano, entre turistas e londrinos, o que transforma o Covent Garden em uma das atrações mais visitadas da cidade.

O nome “Covent Garden” tem origem no século 13 durante o reinado de John I (1199-1216), quando a Convento de Saint Peter, pertencente a Abadia de Westminster, decidiu transformar os jardins do convento, uma área de 40 hectares até então usada como horta apenas para alimentar os monges, em um mercado para toda a comunidade, convertendo-se três séculos depois na principal fonte de frutas e vegetais frescos em Londres, título que permaneceu por quase 700 anos.


Covent Garden visto da Royal Opera House

Em 1540, após diversas disputas com a Igreja Católica Romana, o rei Henry VIII (1509-1547) dissolveu todas as propriedades monásticas do país. As terras de “Convent Garden” foram confiscadas e grande parte foi concedida a John Baron Russell, primeiro Conde de Bedford. Em 1914 as famílias Bedford e Beecham fecharam um acordo para a venda da propriedade, que só foi concretizado em 1918 por causa da Primeira Guerra Mundial.

Em 1632, Francis Russell, o quarto Conde de Bedford, decidiu construir naquela área um bairro residencial de luxo. O projeto coube a Iñigo Jones (1573-1652), o primeiro e mais importante arquiteto do renascimento inglês, que buscou inspiração em outras praças públicas, como a italiana Piazza Grande, em Livorno, e a francesa Place Royale (hoje Place des Voges), em Paris, assim como cidades romanas e fortalezas coloniais francesas, conhecidas como “bastides”.


St. Paul's Church

Assim nasceu a Covent Garden Piazza, a primeira praça pública aberta da Inglaterra. Nos lados norte (Great Piazza) e leste (Little Piazza), Jones projetou construções conhecidas como “portico houses”, com arcadas contínuas e passagens de nível para a circulação de pessoas. O arquiteto também projetou a St. Paul's Church (conhecida como a “Igreja dos Atores”) e a a rede de ruas perfeitamente retas que cercam, chegam e saem da praça até hoje.

O mercado, que foi originalmente ao ar livre, ocupava o centro da praça. O primeiro registro de um "novo mercado de Covent Garden" é de 1654, quando o Duque de Bedford permitiu a instalação de várias barracas temporárias contra o muro dos jardins de Bedford House, a principal e maior construção da praça e sua casa em Londres.


Covent Garden, 1720

O Grande Incêndio de Londres em 1666 destruiu muitos dos mercados menores e rivais do leste da cidade e, da noite para o dia, Covent Garden tornou-se o mercado de frutas, vegetais e flores mais importante do país, com itens provenientes de todo o mundo, chegando de barco pelo Rio Tamisa. Muitos comerciantes que viram seus negócios arruinados mudaram-se para os arredores do mercado, ocupando praticamente toda a praça.

Em 1670 o Rei Charles II autorizou o quinto Conde de Bedford a manter um mercado na Covent Garden Piazza todos os dias do ano, exceto domingos e dia de Natal, para a compra e venda de todos os tipos de frutas, vegetais, flores, raízes e ervas. Durante os três séculos seguintes, este foi o maior mercado do gênero em Londres.



Com o passar dos anos, o mercado original, formado por barracas de madeira e galpões, tornou-se desorganizado e desordenado. Em 1813, o sexto Conde de Bedford solicitou uma lei ao Parlamento para regulá-lo, e em 1826, foi concedida a autorização para a construção do edifício que abriga o mercado até hoje, em estilo neo-clássico, colorido, alegre, cheio de luz e espaço, finalizado em 1830 pelo arquiteto Charles Fowler. Os telhados de vidro sobre os corredores foram instalados mais tarde, o primeiro em 1875 e o último em 1889. O “Flower Market” (Mercado das Flores) foi inaugurado em 1870, e o “Jubilee Market” foi finalizado em 1904.

No final dos anos 1960, o tráfego na região chegou a tal nível tal que o uso da praça como um mercado, o que exigia a alocação e distribuição de mercadorias por caminhões de grande porte, tornou-se insustentável. Em 1974, o tradicional mercado de frutas e vegetais mudou-se para um novo (e maior) edifício chamado “New Covent Garden Market”, localizado em Nine Elms (Battersea), cerca de 5km da antiga casa, pronta para receber cerca de 250 comerciantes de frutas, vegetais e flores.



Após um longo processo de revitalização, o edifício centenário foi reaberto em 1980 como um centro comercial, de lazer e convivência, tornando-se um local agradável para passear durante todo o ano. Entre as mais de 80 lojas dispostas em 3 pisos, é possível encontrar marcas de luxo, renomadas e alternativas de roupas, cosméticos, calçados, livros, perfumes, maquiagem, relojoarias e galerias de arte, entre muitas outras. É um local animado com muita juventude, turistas, barracas de comida e muitas coisas para chamar sua atenção.


Performance Pitch visto do térreo


North Hall

A oferta de restaurantes, bares, patisseries, chocolaterias, sorveterias, cafeterias e casas de chá está distribuída nos 3 pisos. Entre os destaques, Le Pain Quotidien (patisserie brancesa), Punch and Judy Tavern (pub de 1787 com varanda para a West Piazza, onde os artistas de apresentam), Brasserie Blanc (restaurante requintado especializado na cozinha francesa, com uma vista espetacular da praça), Piazza Café, Twinings (mais famosa marca de chá inglês), Godiva (chocolates belgas), The Icecreamists (sorveteria polêmica por sabores como leite materno, Viagra e absinto), Crusting Pipe (wine bar) entre outros.








Covent Garden e sua tradicional decoração de Natal

Além das lojas, três mercados integram a atmosfera de Covent Garden, formados pelas tradicionais barracas de artesanato que vendem tudo o que você pode imaginar. A mais famosa é a “Apple Market” (West Piazza, localizado no lado direito para quem vem do metrô), com cerca de 40 barracas que vendem antiguidades (segundas) e peças de artesanato, jóias, roupas feitas à mão, quadros, artigos para casa (terça a domingo), sendo o lugar ideal para quem busca presentes ou as tradicionais “lembrancinhas”.

O “East Colonnade Market” (East Piazza, localizado do lado esquerdo) oferece pedras preciosas, jóias, sabonetes, bolsas, doces, roupas infantis e obras de arte, entre outros itens. Já o pequeno “Jubille Market” (South Piazza, atrás do Covent Garden), tem uma gama eclética de barracas que mudam suas mercadorias todos os dias, de ferro forjado a cestos cheios de flores, roupas a utensílios domésticos, além de artes e ofícios.


Apresentação de rua

Hoje, Covent Garden é o único lugar em Londres com permissão para realizar espetáculos de rua, onde os atores e artistas precisam fazer um teste com a direção do mercado e representantes do sindicato dos atores para poderem atuar. As performances acontecem em vários lugares ao redor do mercado, como North Hall, West Piazza (o mais famoso, em frente à St. Paul's Church) ou South Hall. Há apresentações no Covent Garden todos os dias do ano, exceto no dia de Natal, realizados a cada hora e que duram geralmente entre 30 e 40 minutos.

No piso inferior (Lower Level) existe um espaço chamado “Performance Pitch”, cercado de lojas e restaurantes e com mesinhas na área central, unicamente dedicado a apresentações de música clássica. O público costuma tomar a grade no piso térreo e assistir os espetáculos de camarote.


Performance Pitch

Dica do Viajante (1): Quando você estiver dentro do mercado, observe o desenho de um abacaxi na parte superior das luminárias. Por volta de 1650 os primeiros abacaxis começaram a ser cultivados em Inglaterra. Sinônimo de riqueza e generosa hospitalidade, passou a ser usado por arquitetos, artistas e artesãos para adornar telhados, portas e janelas de grandes casas e edifícios públicos. O desenho também foi representado em paredes, toalhas de mesa, tapetes, carpetes e placas, gravado em vidro, metal e madeira entalhada. Graças a sua imensa popularidade, tornou-se o símbolo do mercado.



Dica do Viajante (2): Visitar os arredores do Covent Garden Market, que são tão interessantes quanto o mercado. O antigo “Flower Market” abriga o imperdível “London Transportation Museu” (Museu dos Transportes de Londres), com entrada na East Piazza. O distrito de Covent Garden possui 13 teatros, como o Royal Opera House, construída em 1732, uma das mais importantes casas de ópera da cidade. Finalize o passeio com uma refeição no Rules Restaurant, localizado em Maiden Lane, conhecido como o mais antigo restaurante em Londres.

Dica do Viajante (3): Toda quinta-feira a East Piazza recebe a "Real Food Market" um mercado itinerante para os amantes da gastronomia, onde os comerciantes de queijos, pães, embutidos, frutas, vegetais, peixes e frutos do mar, azeitonas, azeites e chocolates se reúnem para vender produtos fresquíssimos, geralmente acompanhados com alguma apresentação de música.



1. London Transportation Museum
2. Royal Opera House
3. Rules Restaurant
4. St. Paul's Church
5. Jubilee Market

Para mais informações sobre Covent Garden, visite:

Mapa dos Arredores: http://www.coventgardenlondonuk.com/assets/covent-garden-map.pdf
Lojas no Covent Garden Market: http://www.coventgardenlondonuk.com/assets/walking-guide.pdf

Apple Market: http://www.coventgardenlondonuk.com/markets/apple-market/page/1
East Colonnade Market: http://www.coventgardenlondonuk.com/markets/east-colonnade-market/-/east-colonnade-market
Jubilee Market: http://www.coventgardenlondonuk.com/markets/jubilee-market/-/jubilee-hall
Real Food Market: http://www.coventgardenlondonuk.com/events-entertainment-culture/articles/the-return-of-the-real-food-market

Endereço: The Piazza, Covent Garden, London, Greater London, England, WC2E 8AA

Horários de funcionamento:

Covent Garden: Segunda a sábado de 10hs às 19h30, domingo das 11hs às 18hs. Os bares, cafés e restaurantes estão abertos de 9h30 às 23hs.
Apple Market: Segunda das 9hs às 19hs, terça a domingo das 10h30 às 19hs
East Colonnade Market: Todos os dias das 10hs às 19hs
Jubilee Market: Segunda das 9h30 às 18hs, sábado e domingo das 9hs às 18hs

Internet: http://www.coventgardenlondonuk.com

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar no Blog

Guias de Viagem


Álbuns de Fotos

Instagram


Anuncie no Viajante Comilão




Você gostou do blog? As dicas de viagens e reviews de restaurantes foram úteis para ajudá-lo(a) a planejar sua viagem?

O Viajante Comilão é um serviço 100% gratuito. Se você gostou do nosso serviço, ajude o blog a continuar seu trabalho: o link abaixo direciona para o site do PayPal, um serviço 100% seguro para que você possa fazer uma doação para o blog, usando seu cartão de crédito.

Contamos com sua contribuição. Obrigado!


Payments By PayPal