quarta-feira, 12 de março de 2014

Turismo em Londres: Wimbledon Lawn Tennis Museum & Tour



O Wimbledon Lawn Tennis Museum é o maior museu de tênis do mundo e parada obrigatória para os(as) apaixonados(as) pelo esporte que visitam Londres. Instalado no “The All England Lawn Tennis Club” (AELTC), mesmo local onde todos os anos é disputado o célebre torneio de Wimbledon, competição de tênis mais antiga e prestigiada do mundo, o museu foi inaugurado em 1977 para homenagear o centenário do primeiro torneio realizado, mas só foi aberto ao público em 2006. Conta a história do esporte e do torneio ao longo dos séculos e abriga a mais completa memorabilia de tênis, totalizando 15 mil objetos. Recebe cerca de 55 mil visitantes por ano.

Acredita-se que a origem do tênis seja o “Jeu de Paume”, surgido na França no século 12 e jogado com as mãos. A introdução das raquetes e primeiro uso do nome “tênis” (do francês “tenez”) remetem ao século 16. Em 1868 foi criado o clube “The All England Croquet Club”, localizado em Worple Road, Wimbledon. Em 1875, o “lawn tennis” (inventado pelo major Walter Clopton Wingfield e inicialmente chamado “Sphairistike”) foi introduzido às atividades do clube e o “and Lawn Tennis” passou a fazer parte do nome.


Troféus masculino (esq) e feminino (dir)

Em 1877 foi disputado o primeiro torneio de tênis da história, um evento amador que ajudou a levantar fundos para reparar um pony roller (rolo usado para manter a grama em boas condições) quebrado. Apenas 22 homens disputaram a primeira edição, assistida por 200 espectadores, que pagaram apenas 1 “schilling” cada para ver a partida final (apenas para referência, em 1971 a libra entrou em circulação e valia o equivalente a 20 schillings).

Vários esportes foram disputados no clube até 1882, quando foi decidido que o tênis seria a única atividade. Como consequência, a palavra “Croquet” foi removida do nome. Em 1884 foi disputado o primeiro torneio de duplas masculino, e em 1886 foi a vez da mulheres, que contou com a participação de apenas 13 jogadoras. O torneio ganhou importância nas décadas seguintes e em 1922, incapaz de lidar com a grande demanda por ingressos, o clube mudou-se de Worple Road para Church Road, onde permanece até hoje.



As tradições de Wimbledon incluem um rigoroso código de vestimenta para os competidores, o consumo voraz dos famosos “strawberries and cream” pelos espectadores, como uma espécie de “comida de porta de estádio” (os morangos apareceram pela primeira vez em 1953, e o creme foi adicionado em 1970), e o patrocínio da realeza. O torneio também é conhecido pela total ausência de publicidade privada em torno da quadra, algo comum nos demais torneios. Em 2009, a Centre Court (Quadra Central) de Wimbledon recebeu um teto retrátil para diminuir a perda de tempo de jogo devido à chuva.


Strawberries and Cream, uma tradição de Wimbledon

Além do museu, existe um tour guiado pelas instalações do complexo, chamado "Wimbledon Tour Experience". Os visitantes têm acesso à Quadra 1 (usada apenas para jogos de Wimbledon e Copa Davis), o “Pony Roller” (antigo rolo de preparação da grama puxado a cavalo), o “Picnic Terraces” (conhecido como "Henman Hill" ou "Murray Mount”, onde é montado o tradicional telão para que torcedores sem ingresso assistam os jogos da Quadra Central), o “Water Gardens” (com seu jardim japonês e o mirante com vista de Londres), o “Millennium Building” (área restrita onde os jogadores ficam durante o torneio, com vestiários, academia, restaurantes, etc.), a “Press Interview Room” (usada pelos jogadores após as partidas), a Quadra Central (usada apenas para Wimbledon) e os estúdios da BBC.


Em sentido horário: uma das quadras com o "Picnic Terraces" ao fundo, estúdios da BBC, entrada do Millennium Building e "Water Gardens"

Para um evento esportivo reconhecido por sua tradição, o museu usa vasta tecnologia de ponta, como seus dois cinemas 3D, o primeiro com tela de 200 polegadas que explica a ciência do jogo, apresentando vários aspectos do jogo e como corpos e equipamentos são afetados durante o curso de uma partida de tênis, e o segundo que transporta o visitante para dentro da quadra durante uma partida final; um holograma de John McEnroe ambientado no vestiário usado na  década de 1980 descreve jogos e fala sobre oponentes lendários, e uma área interativa onde os visitantes testam suas habilidades em jogos de simulação de reação.


Visão de Londres (dá para ver a London Eye?) a partir do "Picnic Terraces"

Um excepcional banco de dados reúne entrevistas de jogadores, material interativo que conta a evolução do esporte, filmes e áudio de grandes partidas e jogadores desde a década de 1920 até hoje pode ser acessados pelas várias estações interativas espalhadas por todo o museu, com áudio disponível em oito idiomas (inglês, francês, alemão, espanhol, italiano, japonês, mandarim e russo).

O acervo do Wimbledon Lawn Tennis Museum reúne grande variedade de objetos que contam a história do tênis e do torneio mais famoso do mundo. A coleção começou em 1970 e está em constante crescimento, raquetes e peças de vestuário mais antigas datam do final do século 19, mas existem itens de grande valor histórico do século 16, mostrando como o tênis tem feito parte do património da Inglaterra por muitas centenas de anos. O museu está dividido em 9 seções:


Quadra 1

Trophies and Medals: Reúne coleção de troféus, placas, medalhas e prêmios das competições que construíram a imagem do torneio inglês ao longo dos anos. Destaques para os troféus originais de Wimbledon, aqueles que você vê na TV – o troféu masculino, datado de 1887, substituiu a Field Cup (1877-1883) e o Challenge Cup (1884-1886), vencidos por William Renshaw após conquistar o torneio três vezes na sequência. Para que isso não acontecesse mais, instituíram que o vencedor receberia uma réplica em tamanho menor do troféu, mas que o original sempre permaneceria no AELTC.

O troféu do torneio feminino é um lindo prato datado de 1886 e oficialmente chamado de “Venus Rosewater Dish”. O tema da decoração é mitológico, o centro tem uma figura de Temperance, sentada em uma caixa com uma lâmpada na mão direita e um jarro em sua esquerda, com vários atributos, como uma foice , garfo e caduceu ao seu redor. Ao redor dela quatro símbolos, cada um remetendo a um deus, juntamente com seus elementos. Ao redor do aro, a deusa Minerva é representada por sete artes liberais: astrologia, geometria, aritmética, música, retórica, dialética e gramática, cada um com o atributo relevante. Como os homens, as campeãs recebem uma réplica em tamanho menor do troféu, com os nomes de todas as campeãs do passado.



Completam a coleção os troféus de duplas. Os dois exemplares conquistados pelos homens foram presente da Oxford University Lawn Tennis Club em 1884 quando o torneio transferiu-se para o AELTC, já os das mulheres são chamados “The Duchess of Kent Challenge Cup” e datados de 1949. Os dois troféus de duplas mistas foram doados pela família do tenista S.H. Smith, que venceu o torneio de duplas masculinas em 1902 e 1906 ao lado do parceiro F.L. Riseley.

Fashion: Desde os vestidos com 4,6 kg usados em 1884 até os modernos trajes atuais, passa pela evolução da roupa usada pelos tenistas e as novas tendências de moda, sempre mantendo o branco. A coleção inclui shorts, camisas, vestidos, chapéus, sapatos e acessórios, muitos deles pertenciam a alguns dos tenistas lendários dos últimos tempos, como Venus Williams, Rafael Nadal, Roger Federer e Andy Murray.

Jewellery: Acessórios para os homens, como abotoaduras, relógios e alfinetes de gravata fazem companhia a adornos femininos de colares, broches e pulseiras do século 19. Os tesouros desta coleção revelam o lado glamouroso do esporte desde o período vitoriano até os dias atuais.



Tennis Equipment: A ampla gama de artefatos desde as primeiras raquetes, bolas e máquinas de laminação mostram como a ciência e a tecnologia têm influenciado gerações de equipamentos e do jogo. Grandes marcas esportivas são representados como Slazenger, que fornecem as bolas para o The All England Lawn Tennis Club desde 1902.

Player Memorabilia: O Museu mantém coleções pessoais de equipamentos, roupas e material dos campeões, jogadores pioneiros e estrelas de cada geração. Esta coleção é continuamente atualizada com novo material de competidores no circuito profissional atual.

Decorative and Fine Arts: Colecção única com objetos de cerâmica, vidro, metais, pinturas, esculturas, desenhos, fotografias e gravuras sobre o tema do tênis, baseados nos movimentos estéticos dos séculos 19 e 20. Veja uma série de obras em estilo Art Deco representações visuais de jogadores de tênis em ação, retratos individuais e pinturas com raquetes.



Toys: O Museu possui uma mistura eclética de bonecas, figuras de ação, brinquedos de pelúcia e jogos de tabuleiro, todos inspirados no tênis. Isso inclui produtos de marcas conhecidas, como Barbie e Cabbage Patch, bem como material promocional, como o "The Fred Perry Wimbledon Game”, lançado em 1936 pela Pepys.

Olympics: Medalhas, programas, vestuário e material de arquivo associado com a história do tênis dentro do movimento olímpico londrino. Wimbledon foi sede do tênis olímpico em duas ocasiões, em 1908 e 2012.

Ephemera: Uma ampla coleção de materiais de publicidade, embalagens, bilhetes e programas, convites para chá e tênis, menus de jantar, passes de estacionamento da década de 1930 e adesivos das tradicionais filas para compra de ingressos.



Localizado na entrada do museu, a lojinha oferece aos visitantes a oportunidade de comprar uma grande variedade de souvenirs e produtos oficiais de tênis (roupas, calçados, raquetes, bolas, etc.).

Guias de áudio para o museu estão disponíveis em 8 idiomas (inglês, francês, alemão, espanhol, italiano, japonês, mandarim e russo). O tour completo dura cerca de 150 minutos, 90 para as instalações e 60 para o museu. Os tours não são realizados durante o torneio. O museu está aberto o ano todo, exceto durante o torneio (final de junho - início de julho), onde a entrada é possível apenas para os portadores de entradas para as partidas.

Entrada: Portões 3 e 4 do All England Lawn Tennis Club, Church Road, Wimbledon, London SW19 5AE.
Horário de funcionamento: diariamente das 10h30 às 17hs (última entrada às 16h30), fechado nos dias 24-26/12, 01/01 e no domingo e sexta imediatamente após o torneio
Quanto custa: Museu + Tour £22 (adultos), £13 (crianças)
Telefone: +44 (0)20 8946 6131.

Pegue metrô para Southfields (District Line) ou Tooting Broadway (Northern Line) e tome o ônibus 493 (a viagem demora cerca de 10 minutos), também dá para ir à pé (cerca de 20 minutos) e vizinhança pataca do bairro de Wimbledon.

Importante: O itinerário pode mudar dependendo dos eventos programados e torneios. Reservas antecipadas são recomendadas, e podem ser feitas por telefone (número acima) ou internet, no endereço www.wimbledon.com/museum.

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar no Blog

Guias de Viagem


Álbuns de Fotos

Instagram


Anuncie no Viajante Comilão




Você gostou do blog? As dicas de viagens e reviews de restaurantes foram úteis para ajudá-lo(a) a planejar sua viagem?

O Viajante Comilão é um serviço 100% gratuito. Se você gostou do nosso serviço, ajude o blog a continuar seu trabalho: o link abaixo direciona para o site do PayPal, um serviço 100% seguro para que você possa fazer uma doação para o blog, usando seu cartão de crédito.

Contamos com sua contribuição. Obrigado!


Payments By PayPal