quarta-feira, 7 de maio de 2014

Turismo em Praga: Castelo de Praga (Prague Castle, Pražský hrad)


Castelo no alto da colina Hradčany, com a Catedral de São Vito em destaque

O Castelo de Praga é o monumento mais importante da República Tcheca. Construído para proteger a residência dos príncipes Přemyslides, sede do poder político e religioso desde o século 9, residência dos reis da Boêmia e imperadores romanos, morada das jóias da coroa, Patrimônio Histórico Mundial da UNESCO e sede do governo presidencial desde 1918, o complexo localiza-se no topo da colina Hradčany, local onde Praga foi fundada, composto por um conjunto de palácios, igrejas, pátios e jardins em uma área total de 72,5 mil m², considerado o maior castelo do mundo. Foram várias as transformações em 1100 anos, resultando em uma arquitetura que mescla elementos modernistas, renascentistas e góticos.


Mapa do complexo (a imagem em tamanho maior pode ser consultada aqui)

O que visitar?

- Catedral de São Vito (Saint Vitus Cathedral, Katedrála svatého Víta)


Vista externa da Catedral, em sentido horário: mosaico "Juízo Final", detalhes da Porta Monumental Central (Crédito pela foto: Rogerzki's Blog), vista das torres gêmeas (e detalhes da construção), visão lateral

Situada no coração do complexo do Castelo de Praga, a Catedral de São Vito é a maior igreja do país. Sede do arcebispado de Praga, a construção em estilo gótico começou em 1344, conduzida pelos arquitetos Matías de Arras (1344-1352), Petr Parleř (1356-1399) e seus filhos, João e Venceslau (1399-1420), até a interrupção imposta pelas guerras hussitas (1420-1434). Durante os séculos seguintes, vários eventos (incêndios em 1541 e 1760, saque em 1620 e ataque dos prussianos em 1760) e falta de recursos impediram a conclusão dos trabalhos, retomados apenas em 1872 e concluídos em 1929.

Na entrada principal está a Porta Monumental Central (século 20), obra em bronze composta por dez cenas de baixo relevo com a história da Catedral, e duas torres com 82 metros de altura. Na lateral, a “Porta Dourada” e o mosaico veneziano “Juízo Final” (século 14), feito com um milhão de peças de pedra e vidro, guardam o acesso ao salão, vigiados pela Torre Meridional, com seus 96 metros de altura, um relógio de dois quadrantes e quatro sinos dos séculos 16 e 17 (um deles o maior da Boêmia). É possível subir os 287 degraus da torre e ter uma bela visão de Praga.


Fotos do interior da Catedral

O imponente salão com três naves e dois coros caracteriza-se pela altura elevada (33 metros de altura), riqueza dos vitrais em estilo Art Nouveau de Alfons Mucha com temas bíblicos (década de 1920), estátuas dos santos padroeiros da Boêmia (Abalberto, João Nepomuceno, Ludmilla, Norberto, Procópio, Segismundo, Venceslau e Vito) e o túmulo barroco de São João Nepomuceno (1736), finamente trabalhado e decorado com duas toneladas de prata.

Das 19 capelas que circundam o salão, merecem destaque as de São Segismundo, São João Batista, Virgem Maria, Santas Relíquias e São Venceslau (1344-1364), esta última onde estão os restos mortais do santo, as paredes são decoradas com mais de 1300 pedras semi-preciosas e pinturas sobre a Paixão de Cristo (1373), além de afrescos (1506-1509) e uma estátua gótica (1373) do santo. Infelizmente a capela não é aberta ao público, mas pode ser vista a partir das portas.


Alguns dos vitrais e esculturas que adornam a Catedral - destaque para o túmulo de São João Nepomuceno (primeira imagem no canto superior esquerdo)

A Câmara da Coroação abriga as Jóias da Coroa Boêmia, exibidas ao público apenas em eventos especiais. Trancada à sete chaves, desde 1791 cada chave fica com uma pessoa diferente (os portadores são membros do Clero e do Estado). A Cripta Real guarda os restos mortais dos membros da família real (Carlos IV, Venceslau IV, etc.), e onde também estão as ruínas da antiga basílica românica construída em 1060 e da rotunda pré-românica fundada por Venceslau I no ano 925.


Mapa da Catedral. Crédito pela imagem: PlanetWare

- Mosteiro e Basílica de São Jorge (St. George’s Basilica and Convent, Klášter a Bazilika svatého Jiří)



Construção em estilo românico datada do ano 925 para guardar os restos da duquesa (e posteriormente Santa) Ludmilla, primeira mártir tcheca, é a mais antiga igreja dentro dos muros do Castelo de Praga e uma das primeiras construções de pedra da cidade. O mosteiro adjacente erguido em 973 ampliou e transformou a igreja numa basílica que exerceu grande influência durante a Idade Média, com três naves, três absides e duas criptas, onde estão sepultados os membros da família real da Boêmia durante a dinastia Přemyslida (mais tarde sucedida pelos Habsburgos).

É a mais bem preservada igreja românica de Praga, com sua chamativa fachada barroca em vermelho e bege anexa ao convento, embora após incêndios e construções ao longo dos séculos sobraram apenas as fundações da igreja original.


Crédito pelas fotos: Prague Max

Entre as construções realizadas, estão as torres brancas gêmeas erguidas após o grande incêndio em 1142; a Capela de Santa Ludmila, da primeira metade do século 13 (para onde foram transferidos seus restos mortais); o portal da igreja, com uma representação de São Jorge e o Dragão e as estátuas de arenito situadas na frente da igreja, do século 17; e a Capela Barroca de São João Nepomuceno, construída entre 1718 e 1722.

Em 1541 um novo incêndio destruiu o mosteiro, reconstruído no século seguinte em estilos renascentista e barroco sob supervisão de Peter Parler (responsável pela Catedral de São Vito e Ponte Carlos). Em 1782, no tempo de reformas de Josef II, o convento foi fechado e convertido em quartel. Uma nova restauração entre 1897-1908 retornou sua aparência românica do século 12.


Mapa do Mosteiro. Crédito pela imagem: PlanetWare

Entre 1969-1975 o convento foi preparado para a receber a seção de arte boêmia da Galeria Nacional de Praga, com estátuas religiosas, esculturas e pinturas tchecas, renascentistas e barrocas dos séculos 16 e 18. Também sedia uma das muitas casas de concertos da cidade de Praga.

- Antigo Palácio Real (Old Royal Palace, Starý Královský Palác)


Sala Vladislao

Construído em 1135 para ser a primeira residência real, foi reconstruída várias vezes ao longo dos anos, misturando diferentes estilos arquitetônicos, como românico, gótico e renascentista. Sede histórica dos soberanos da Boêmia até o século 16, quando a sede do poder foi transferida ao Castelo, é a atual sede da presidência da República.

A primeira construção românica forma as fundações do atual palácio. Dois períodos de construções posteriores marcaram o aspecto atual do Palácio Real, realizados nos séculos 14 (Přemysl Otakar II e Carlos IV) e 15 (Ladislao Jagellón), além da reconstrução após o incêndio de 1541 e as reformas feitas sob o reinado da Imperatriz Maria Teresa de Habsburgo.


Fachada

A Sala Vladislao (1493-1502) foi construída por Benedikt Ried em estilo gótico. Com 62 metros de comprimento, recebeu banquetes, recepções, coroações e outros eventos públicos da monarquia e do Estado, além de torneios de cavaleiros (os animais subiam pela “Escadaria dos Cavaleiros” datada em 1500) e um mercado com artigos de luxo. Completam o interior o teto com abóbada curvilínea de 16 metros de altura, as janelas renascentistas com 5 metros de altura, o piso do século 18 e os cinco lustres, três originais do século 16. Desde 1948 recebe as cerimônias de posse dos presidentes do país.

As duas Salas da Chancelaria Boêmia possuem estilos distintos: a primeira, decorada com uma elegante abóbada gótica, é onde trabalhavam os funcionários; já a segunda tem forte influência renascentista e foi o cenário da Segunda Defenestração de Praga, que teve lugar em 1618 quando os nobres protestantes se rebelaram contra as propriedades da Boêmia e imperador Habsburgo, o que marcou o inicio da rebelião que gerou a Guerra dos Trinta Anos.


Escadaria dos Cavaleiros (esquerda), Capela de Todos os Santos (direita, acima) e Sala dos Registros (direita, abaixo)

Entre as inúmeras dependências do Palácio, visite a Sala do Conselho Imperial, com mobiliário do século 17 e retratos dos monarcas nas paredes; a Sala da Dieta, construída em 1541, com o solene trono real e uma caixa que contém as réplicas das jóias da coroa da Boêmia; a Capela de Todos os Santos, consagrada em 1185, reconstruída em 1370 e 1580 e onde está o túmulo de São Procópio, cercado de estátuas e 12 pinturas com cenas da lenda do santo; e a Sala dos Registros, com suas paredes cobertas de brasões. O terraço exterior rende uma bela vista dos jardins do sul e de Malá Strana.


Mapa do Palácio. Crédito pela imagem: PlanetWare

- Rua Dourada (Golden Lane, Zlatá Ulička) e Torre Daliborka (Daliborka)


Crédito pela foto: Divulgação

Esta vila com casinhas minúsculas e coloridas foi erguida no final do século 15, durante a construção da muralha do castelo, quando o imperador Rodolfo II cedeu o espaço para os arqueiros que a guardavam viverem com suas famílias. O espaço era pequeno, o que explica o tamanho diminuto das casas. No início eram 24 residências, construídas em pedra, barro e madeira, ocupando os dois lados e separadas por uma rua estreita com apenas 1 metro de largura. As casas resistiram a vários conflitos, e muitas delas acabaram destruídas nos anos seguintes, em 1657 sobraram apenas 14 delas.

No século 17, os guardas deram lugar a artesãos e ourives da corte, quando surgiu a lenda de que, na verdade, eram alquimistas que estavam ali para fazer a pedra filosofal (ou elixir da juventude) e descobrir a fórmula para transformar qualquer metal em ouro, duas obsessões do rei Rodolfo II. Foi nesta época que a vila passou a ser conhecida como “Rua Dourada”. No final do século 18 começaram a chegar os artistas, sendo o mais célebre deles Franz Kafka, que morou na casa n°22 no inverno de 1916/1917. No século 19, as casas de um dos lados da rua foram demolidas, restando as onze que podemos visitar nos dias atuais, restauradas e pintadas com cores vivas entre 1952 e 1955.


Em sentido horário: estátua "Parable with a Skull", perto da Torre Daliborka, algumas das casas da Rua Dourada e museu de armaduras (Crédito pelas fotos: Divulgação)

Convertida em atração turística, as casas tornaram-se lojas de recordações, ocupadas por pequenos artesãos de cerâmica, vidraria e comerciantes de souvenirs. Dentro das casas, algumas das cenas da época foram recriadas, mostrando a vida dos artesãos que outrora viveram e trabalharam ali.

Dica do Viajante: Visite a Torre Daliborka, localizada no final da vila, erguida em 1496 e usada como prisão até o final do século 18, atualmente abriga um museu com armaduras e armas medievais (entre as atrações, é possível atirar com uma besta de verdade), além de uma torre com visão panorâmica de Malá Strana, as pontes do Rio Moldava, a Cidade Velha e Josefov.

- Jardins e Parques do Castelo de Praga


Singing Fountain com a Royal Summer Residence ao fundo

Royal Garden: Seus 3.6 hectares mescam estilos renascentista e barroco, famoso pelas plantas raras e exóticas, presentes de outros países. As primeiras tulipas da Europa foram plantadas aqui, cujos bulbos foram oferecidos ao imperador pelo sultão turco de Constantinopla, e só anos depois foram exportados para os Países Baixos. Esculturas barrocas, fontes, pequenos jardins e árvores frutíferas centenárias fazem companhia ao Royal Summer Residence (chamado de “Belvedere”), datado de 1538-1552 e usado como residência presidencial entre 1938 e 1989, uma das construções de estilo renascentista mais bonitas da Boêmia; a Singing Fountain (1575), chamada assim pelo bonito som que emite quando a água passa por uma caldeira de cobre; e o Ball Game Pavilion, construído em 1569, é o mais antigo pavilhão desportivo murado da Europa.


Em sentido horário: Josef Pleskot Tunnel, Paradise Garden, Josef Pleskot Tunnel e Stag Moat com a Torre de Pólvora à esquerda (Crédito pelas fotos: Prague Welcome)

Stag Moat: Construído no fosso que protegia as muralhas do castelho, foi reduto de veados, e chegou a ser lar de ursos cerca de 100 anos atrás. Tem esculturas, um pequeno riacho e uma fonte natural de água potável. O Josef Pleskot Tunnel é um túnel de pedestres com 84 metros de comprimento em formato elíptico, que conecta o parque ao Castelo.

Garden on the Bastion: Construído no estilo dos jardins italianos e japoneses. Dividido em duas zonas interligadas através de uma escadaria redonda, tem um restaurante que remonta a década de 1950.


Royal Gardens (Crédito: Divulgação)

Paradise Garden: Destaques para o pavilhão renascentista do século 17, teto de madeira com 39 emblemas de territórios governado pelo imperador; tijela 430 cm de diâmetro; 180 cm de altura e 50 toneladas de peso; fonte barroca de 1730 e o baccata evergreen Taxus, a planta mais antiga do complexo, com idade estimada em 400 anos.

Garden on the Ramparts: Pode ser acessado a partir do terceiro pátio do Castelo via Bulls’ Staircase, com touros de bronze carregando as vigas esculpidas na parte superior da escada. Dois obeliscos lembram o evento que culminou na Guerra dos Trinta Anos. O grande cinturão verde tem estátuas, bustos, fontes barrocas e pontos de observação.


Em sentido horário: esculturas no Royal Garden, detalhe da fachada do Ball Game Pavilion, tigela do Paradise Garden, detalhe do Bulls’ Staircase

Hartig Garden: Em estilo barroco com terraços interligados através de uma escadaria com corrimão e decorada por vasos. Um pavilhão de música e estátuas de cinco deuses antigos criam a atmosfera que recebe shows e performances de teatro.

Outras Atrações:

- Palácio Lobkowicz (Lobkowicz Palace, Lobkowiczký palác)


Music Room do Palácio Lobkowicz (Crédito: Prague-Stay)

Palácio de 60 quartos construído em 1570, é o único edifício de propriedade privada do complexo, abriga uma extraordinária coleção que reúne 400 anos de história de uma das famílias mais ilustres de Boêmia. O acervo reúne pinturas de artistas como Canaletto, Brueghel, Rubens, Cranach, e Velázquez; retratos de família e membros da realeza, porcelana e cerâmica dos séculos 16 a 20; réplicas das jóias da coroa Tcheca; armaduras, espadas, rifles militares e desportivos dos séculos 16-18; instrumentos musicais, manuscritos e partituras originais de Beethoven (Terceira, Quarta e Quinta sinfonias) e Mozart. A sala de concertos decorada em estilo barroco (e com acústica perfeita) recebe espetáculos todos os dias às 13 horas.

- Torre de Pólvora (Mihulka Powder Tower, Prašná věž Mihulka)

A torre cilíndrica de quatro andares, 20 metros de diâmetro e 44 de altura foi construída no século 15 por razões defensivas. Destruída no incêndio de 1541, foi lar de Tomáš Jaroš, responsável pelo maior sino de Praga e pela fonte musical do Jardim Real, e laboratório para alquimistas empenhados em produzir o “ elixir da vida” e transformar chumbo em ouro. Durante a Guerra dos Trinta Anos, tornou-se paiol de pólvora (daí o nome). Uma explosão em 1649 praticamente destruiu a torre, que foi reconstruída e seguiu armazenando pólvora até 1754, quando passou a ser residência dos sacristãos da Catedral de São Vito até o século 20. Em 1982 foi aberta para o público e desde 2004 recebe uma exposição do Museu de História Militar.

- Salas do Governo (State Rooms, Reprezentační prostory) e Salão Espanhol (Spanish Hall, Španělský sál)

Complexo com cerca de 20 salas que circulam o segundo pátio, destinadass à recepção de convidados, reuniões e eventos oficiais do Presidente da República. As salas são abertas apenas duas vezes por ano, no primeiro sábado após os feriados de 08/05 e 28/10. Entre as salas imperdíveis, temos a Thrown Hall (onde ocorrem jantares de gala), Habsburg Saloon, Mirror Room (sala de refeições para ocasiões especiais), Musica Saloon (com duas tapeçarias do século 17), Rudolph Gallery (século 16) e imponente Spanish Hall (século 17), utilizada para eventos políticos e sociais importantes, com candelabros, esculturas, obras de arte, decorações douradas e espelhos.


Spanish Hall, que integra o complexo State Rooms (Crédito: AmeriPrague)

- Exposição Permanente “História do Castelo de Praga” (The Story of the Prague Castle, Příběh pražského hradu)

Localizado no andar gótico do Antigo Palácio Real, conta a história do complexo através de objetos. O roteiro cronológico faz referência a evolução do local, história da região de Boêmia e seu povo. O circuito temático abrange temas importantes, como a coroação dos reis, construção da Catedral de São Vito, os patrões da Boêmia e as residências reais. Entre as esculturas com grande valor histórico, estão a Coroação da Virgem (obra romana que adornava um dos lados da Basílica de São Jorge), a tumba do rei Otakar II de Boêmia (obra original de Peter Parléř) e duas representações de São Jorge vencendo o dragão (em estilo gótico, de bronze e de inspiração italiana).

- Capela da Santa Cruz (Chapel of the Holy Cross, Kaple svatého Kříže) e Exposição dos Tesouros da Catedral de São Vito (The Treasury of St. Vitus Cathedral, Svatovítský poklad)

Localizada no segundo pátio do complexo, a capela em estilo barroco foi erguida entre 1756-1764. Em meados do século 19 a capela foi renovada em estilo classicismo, quando os nichos externos foram criados com as esculturas de São Pedro e São Paulo. O altar e a pintura da crucificação mantiveram a arquitetura barroca. O interior é decorado com estátuas de anjos, as paredes e o teto são pintados com cenas do Antigo e Novo Testamento.


Capela de Santa Cruz (fundo) com a Kohl’s Fountain em destaque

Desde 1961 a pequena capela abriga uma coleção iniciada no ano 1069 com 139 objetos de imenso valor histórico, artístico e espiritual, entre relicários (objeto para guardar relíquias de um santo) suntuosamente decorados, objetos religiosos (cálices, âmbulas, ostensório, etc.), jóias e vestimentas ricamente bordadas. A maioria das peças são feitas de prata ou ouro puro, adornadas com diamantes, pérolas, safiras. É o maior tesouro da igreja em terras tchecas, mesmo com as grandes perdas durante as guerras hussitas e nos períodos subsequentes de tumulto social e escassez econômicas.


Exposição dos Tesouros da Catedral de São Vito (Crédito: Divulgação)

Localizada no centro do pátio, aproveite para conhecer a Kohl’s Fountain (ou Lion’s Fountain por causa das esculturas), a fonte mais antiga da cidade, datada de 1686. A fonte foi o maior reservatório do complexo e atuou em caso de incêndios. A base é em forma de trevo de quatro folhas. a taça menor tem esculturas dos deuses Mercúrio, Vulcano, Netuno e Hércules. No topo, há uma esfera carregada por três leões.

- Galeria de Pinturas do Castelo de Praga (Prague Castle Picture Gallery, Obrazárna Pražského hradu)

Situada em uma ala do primeiro pátio, guarda as obras de arte reunidas pelos governantes desde o reinado de Rodolfo II, a qual chegou a ser a maior coleção de sua época. Obras em estilo barroco e renascentista dos séculos 16 a 18 compõem os mais de 4 mil itens do acervo, com destaque para a coleção de pinturas flamencas e italianas do século 16, procedentes da escola de Veneza, além de pinturas alemãs, tchecas e holandesas. Existem apenas algumas pinturas na galeria fotográfica pertenciam à coleção original de Rodolfo. São 110 itens em exibição (107 pinturas e 3 esculturas), de pintores como Ticiano, Rubens, Guido Reni, Tintoretto, Hans von Aachen, Petr Brandl, Jan Kupecký, Paolo Veronese, entre outros.

- Troca de guarda (Changing of the Guard, střídání Hradní stráže) e Porta dos Gigantes (Clash of the Titans, Zápasící Giganti)



Todos os dias, pontualmente ao meio-dia, acontece a cerimônia da troca da guarda no primeiro pátio, onde os soldados do Exército tocam “O Moldava”, trecho da sinfonia “Minha Pátria”, do compositor checo Bedrich Smetana, e há um desfile com exibição de estandartes que termina com a troca dos postos. A melhor vista da troca é a de fora do castelo, mas também dá para admirar a marcha se estiver no pátio interno. Os guardas também realizam um troca mais simples, nas duas entradas do complexo, a cada hora entre 7hs e 18hs (20hs nos meses de verão).


Porta dos Gigantes

A imponente Porta dos Gigantes marca a entrada principal do complexo e dá acesso ao Primeiro Pátio. Localizada na ala norte (Hradčanské náměstí), o nome desta porta deriva da “Luta de Titãs”, obra do escultor Ignác Platzer (1770-1771), duas esculturas colossais que adornam o portão em ambos os lados. Ao longo da grade estão esculturas de pedra de querubins, uma águia  (animal símbolo da monarquia dos Habsburgo) e um leão (animal símbolo do reino boêmio). As obras expostas são cópias, as originais foram substituídas no começo do século 20.

- Palácio de Rosenberg (Rosenberg Palace, Rožmberský palác)

Construído após o incêndio de 1541, foi usado como residência para mulheres solteiras de famílias nobres. É possível visitar a impressionante Capela da Santíssima Trindade e Imaculada Conceição da Virgem Maria e o Rosenberg Hall, com seus afrescos em estilo renascentista. Uma exposição que evoca a vida das moças reúne 60 itens, entre móveis, fogões, artigos de papelaria, lâmpadas, castiçais, vidro, porcelana ou relógios.

Quanto custa?

Os visitantes podem andar liveremente pelas áreas comuns do complexo e jardins, entretanto as entradas nas construções históricas são cobradas. Existem oito bilhetes diferentes, que são válidos por dois dias:

- Castelo de Praga – Circuito “A” (350 CZK para adultos, 175 CZK para menores entre 6-16 anos e maiores de 65 anos, 700 CZK para famílias): Catedral de São Vito, Antigo Palácio Real, Exposição “A História do Castelo de Praga”, Mosteiro e Basílica de São Jorge, Rua Dourada (Golden Lane) e Torre Daliborka, Torre da Pólvora e Palácio de Rosenberg;

- Castelo de Praga – Circuito “B” (250 CZK para adultos, 125 CZK para menores entre 6-16 anos e maiores de 65 anos, 500 CZK para famílias): Catedral de São Vito, Antigo Palácio Real, Mosteiro e Basílica de São Jorge, Rua Dourada e a Torre Daliborka,

- Castelo de Praga – Circuito “C” (350 CZK para adultos, 175 CZK para menores entre 6-16 anos e maiores de 65 anos, 700 CZK para famílias): Exibição dos Tesouros da Catedral de São Vito, Galeria de Fotografias do Castelo de Praga;

- Exposição “A História do Castelo de Praga”: 140 CZK para adultos, 70 CZK para menores entre 6-16 anos e maiores de 65 anos, 200 CZK para famílias;

- Exibição dos Tesouros da Catedral de São Vito: 300 CZK para adultos, 150 CZK para menores entre 6-16 anos e maiores de 65 anos, 600 CZK para famílias;

- Galeria de Fotografias do Castelo de Praga (100 CZK para adultos, 50 CZK para menores entre 6-16 anos e maiores de 65 anos, 200 CZK para famílias);

- Torre da Pólvora: 70 CZK para adultos, 40 CZK para menores entre 6-16 anos e maiores de 65 anos, 140 CZK para famílias;

- Grande Torre Meridional da Catedral de São Vito: 150 CZK

- Palácio Lobkowicz:
Museu: 275 CZK para adultos, 200 CZK para menores entre 6-16 anos e maiores de 65 anos, 690 CZK para famílias;
Concert Hall: 390 CZK (fileiras 3-7), 490 CZK (fileiras 1-2)
Combinado Museu + Concert Hall: 590 CZK

Horários de funcionamento:

Durante a estação de verão (de Abril a Outubro):
- O complexo do Castelo está aberto todos os dias das 5 da matina à meia-noite;
- Os prédios históricos (Catedral de São Vito, Antigo Palácio Real, Exposição “A História do Castelo de Praga”, Mosteiro e Basílica de São Jorge, Galeria de Fotografias do Castelo de Praga, Torre da Pólvora e Palácio de Rosenberg) estão abertos das 9hs às 17hs;
- O Palácio Lobkowicz está aberto todos os dias das 10hs às 18hs;
- Os Jardins e Parques do Castelo de Praga estão abertos em Abril e Outubro das 10hs às 18hs; Maio e Setembro das 10hs às 19hs; Agosto das 10hs às 20hs; Junho e Julho das 10hs às 21hs;
- Exibição dos Tesouros da Catedral de São Vito e Grande Torre Meridional da Catedral de São Vito estão abertos das 10hs às 18hs.

Durante a estação de inverno (de Novembro a Março):
- O complexo do Castelo está aberto todos os dias das 6hs às 23hs;
- Os prédios históricos (Catedral de São Vito, Antigo Palácio Real, Exposição “A História do Castelo de Praga”, Mosteiro e Basílica de São Jorge, Galeria de Fotografias do Castelo de Praga, Torre da Pólvora e Palácio de Rosenberg) estão abertos das 9hs às 16hs;
- O Palácio Lobkowicz está aberto todos os dias das 10hs às 18hs;
- Exibição dos Tesouros da Catedral de São Vito e Grande Torre Meridional da Catedral de São Vito estão abertos das 10hs às 17hs.
- Os Jardins e Parques do Castelo de Praga estão fechados.

Como chegar?

É super fácil chegar no complexo a partir do centro da cidade, seja por bonde ou metrô,. Para a entrada da ala norte, basta pegar o bonde n°22 e descer na parada "Pražský hrad". Já para acessar a ala sul (a principal do complexo), vá de metrô e desça na estação "Malostranská" da linha verde “A”. A subida íngreme já ajuda a entrar no clima!

Para mais informações, acesse a página do Castelo de Praga, http://www.hrad.cz/en/prague-castle/prague-castle-tourist-information/visit-of-prague-castle.shtml

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar no Blog

Guias de Viagem


Álbuns de Fotos

Instagram


Anuncie no Viajante Comilão




Você gostou do blog? As dicas de viagens e reviews de restaurantes foram úteis para ajudá-lo(a) a planejar sua viagem?

O Viajante Comilão é um serviço 100% gratuito. Se você gostou do nosso serviço, ajude o blog a continuar seu trabalho: o link abaixo direciona para o site do PayPal, um serviço 100% seguro para que você possa fazer uma doação para o blog, usando seu cartão de crédito.

Contamos com sua contribuição. Obrigado!


Payments By PayPal