segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Cefalù – Il Giardino dei Sapori: A melhor pizza da Itália

Tonnata com borda recheada de emmenthal

Chegamos em Cefalù cheios de expectativas, e saímos repletos de decepções. No quesito gastronômico, várias casas “pega-turistas”, mas nada foi capaz de atrair nossa atenção. Após uma breve passagem pelo Locanda del Marinaio, com cozinha competente mas não o suficiente para voltarmos, tentamos passar no único mercado da cidade para comprar algo para comermos, mas demos com a cara na porta (coisas de domingo).

Decidimos circular um pouco pelo centro, cansados e famintos, e por acaso passamos em frente a esta pizzaria, com letreiro reluzente de neon, provavelmente o único restaurante aberto na cidade em pleno domingo à noite. Okay, sabemos que pizza na Itália nunca nos agradou, mas não tínhamos outra opção. Ainda bem que entramos, que pizza deliciosa, de longe a melhor que comi na Itália!

Gostamos tanto que passamos por lá três vezes, duas para viagem e a última para comer no salão. Atendimento super cordial, preços muito convidativos, é a principal lembrança que levamos de Cefalù. Além de pizzas, serve massas, saladas e pratos à base de frutos do mar, que podem ser apreciados no agradável salão repleto de plantas ou levados para o hotel.

Servida em tamanho individual (discos com 30cm de diâmetro), a redonda deles é assada no forno à lenha, tem massa fina e leve, e diferente das pizzas italianas, é razoavelmente bem recheada – a longe do padrão mooquense, mas não perde em nada para as paulistanas Sala VIP, Maremonti e 1900.

Funghi Porcini

Tonnata via delivery

A melhor parte da pizza é sem dúvidas a espetacular borda recheada, uma bem-vinda quebra da tão famosa tradição italiana – dá para pedir com queijo emmenthal, funghi porcini e prosciutto italiano, pagando módicos €2 a mais.

Minha preferida foi a Tonnata, que combina atum, cebola roxa e mussarela (€7). Foram 3 visitas, pedi 3 vezes a Tonnata, na primeira vez com borda recheada de funghi, mas a combinação com queijo emmenthal é imbatível. Também provamos as boas redondas de Margherita (€5) e Funghi Porcini (€7), ambas sem borda.

Caprese

Corona nossa de cada dia!

No dia em que comemos no salão, provamos a grande Salada Caprese (€5), que chama a atenção pelas folhas gigantes de manjericão. O tomate estava bom, mas não bateu a salada do Ristorante L’Incontro, de Taormina. Para beber, o tempo escaldante me fez trocar o vinho por algumas Coronas trincando de gelada (€3,50 cada). Ao decidir comer no salão, lembre-se do coperto: no Giardino eles cobram €1,50 por pessoa.

Endereço: Via San Pasquale, 7 – Cefalù
Telefone: +39 0921 820111
Horário de funcionamento: Todos os dias (yes! yes! yes!) das 12hs às 15hs e das 19s à meia-noite.