segunda-feira, 25 de agosto de 2014

San Gimignano – Gelateria Dondoli: Sim, eles fazem o melhor gelato do mundo


Pistacchio e Bacio

A bela San Gimignano, na Toscana, não é famosa apenas por suas torres medievais. Muitos turistas (eu me incluo nesta lista) visitam a cidade para provar os sabores da Gelateria di Piazza, mais conhecida como Gelateria Dondoli, bicampeã da “Coppa del Mondo della Gelateria”, o campeonato mundial de sorvetes, nos anos de 2006/2007 e 2008/2009. Disputada a cada 2 anos, a edição de 2014 foi vencida pela equipe francesa.

Sempre com longas filas na porta, a casa do mestre-sorveteiro Sergio Dondoli está localizada na Piazza della Cisterna, um dos cartões-postais da cidade. Por dia, são produzidos e vendidos 400 quilos de sorvete, sendo que nenhum sabor fica na vitrine de um dia para o outro.



Sergio é um dos maiores especialistas em gelato do mundo, membro julgador da “Coppa del Mondo della Gelateria” desde 2009 e um dos 10 integrantes do seleto grupo “Maestri Gelatieri”, que ajuda a manter as tradições do autêntico gelato italiano. Boa gente, Sergio acompanha de perto o dia a dia na loja, e sempre está pela praça perguntando aos clientes se gostaram, tirando fotos e contando sua história.



O cardápio da gelateria conta com mais de 100 sabores, dos tradicionais aos mais exóticos, mas não mais do que 30 são produzidos diariamente. Divididos em três categorias, os “alla fruta” não levam ovo, usam fruta de verdade (nunca polpa) e são gluten-free; já os “alla crema” e “al cioccolato” reúnem as principais invenções do mestre.



Entre os sabores exclusivos, destaques para Crema di Santa Fina (açafrão e pinhões), Curva Fiesole (ricota e mirtilos), Venere Nera (blackberry e lavanda), Dolce Amaro (creme, ervas aromáticas, chocolate com laranja e um toque de espresso), Champelmo (grapefruit rosa e vinho espumante), Crema de' Pazzi (creme, chocolate chips e laranja), Gorgonzola e Noci (gorgonzola e nozes), Gelato di Caprino e Zucca (queijo de cabra, biscoito Amaretto e abóbara), Rosemary baby (framboesa e alecrim) e Sangue di Bue (chocolate picante e cereja amarena).


Cioccolato e Fiordilatte

A Dondoli também é a única a oferecer gelato feito com chocolate Amedei, marca italiana reconhecida pela inglesa “Academy of Chocolate” como o melhor chocolate do mundo por 5 anos consecutivos (de 2005 a 2009).

Os sabores são intensos, mas o segredo está na cremosidade, realmente fora de série. Os preços variam entre €2,50 e €4 por uma casquinha (“cono”) ou copinho (“copetta”) com 2 ou 3 sabores, dependendo do tamanho (pequeno, médio e grande), e as porções são bem servidas.


Fico e Lampone

Não encontramos na internet nenhuma referência de qual foi o sabor eleito o melhor do mundo. Após 2 dias em San Gimignano, tivemos a oportunidade de provar alguns sabores e escolher nossos melhores. Os escolhidos foram pistacchio (pistache), fiordilatte (flor de leite), cioccolato (chocolate), bacio (chocolate com avelãs), mango (manga), lampone (framboesa), melone (melão), fico (figo), ananas (abacaxi) e frutti di bosco (frutas do bosque).


Ananas e Mango (esq), Frutti di Bosco e Melone (dir)

Todos são muito bons, o gelato da Dondoli é melhor do que todos os outros que tomamos na Itália, mas absolutamente nada se compara ao gelato de manga deles, o melhor gelato que já tomei na vida! Parece que você está comendo a fruta, o sorvete tem a textura e sabor de uma manga docinha. Inesquecível.

Endereço: Piazza della Cisterna, 4 - San Gimignano
Telefone: +39 0577 942244
Horário de funcionamento: Todos os dias das 9hs às 23h30.
Internet: http://www.gelateriadipiazza.com/

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar no Blog

Guias de Viagem


Álbuns de Fotos

Instagram


Anuncie no Viajante Comilão




Você gostou do blog? As dicas de viagens e reviews de restaurantes foram úteis para ajudá-lo(a) a planejar sua viagem?

O Viajante Comilão é um serviço 100% gratuito. Se você gostou do nosso serviço, ajude o blog a continuar seu trabalho: o link abaixo direciona para o site do PayPal, um serviço 100% seguro para que você possa fazer uma doação para o blog, usando seu cartão de crédito.

Contamos com sua contribuição. Obrigado!


Payments By PayPal