quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Os melhores pratos, sorvetes e vinhos que provamos na Itália

Nos 30 dias de férias pela Itália, tivemos a oportunidade de visitar 22 cidades nas regiões de Emilia-Romagna, Toscana e Sicília. Como o passeio tinha um enfoque gastronômico, experimentamos 37 restaurantes e 20 sorveterias, e retornamos ao Brasil com 40 rolhas de vinho a mais para a coleção.

O objetivo deste post é indicar quais foram os grandes pratos que provamos, aqueles que merecem ser recomendados e que, provavelmente, nos fariam voltar à Itália. Indicamos o TOP10 da viagem, em ordem decrescente (do décimo para o primeiro). Para saber mais sobre cada prato (e o restaurante), basta clicar no botão "Continue Lendo" abaixo de cada imagem.

No final do post, também listamos os melhores "gelati" italianos que provamos, e os 3 melhores vinhos da viagem.

Bom apetite!!!

Restaurantes

10. Tagliollini al ragù @ Trattoria Da Gianni (Bologna)

Descobrimos esta agradável trattoria graças ao blog “Cento Trattorie di Bologna”, demos a ela a responsabilidade de nos introduzir à cozinha tradicional bolonhesa e não nos arrependemos da escolha. Escondida em uma viela na Via Clavature, a poucos passos das Duas Torres (Asinelli e Garisenda), é fácil passar em frente e não notá-la – nós andamos a rua de ponta a ponta duas vezes até acharmos o pórtico minúsculo com o letreiro...

9. Caponata Alla Siciliana @ Ristorante Cumpà (Castellammare del Golfo)

Localizado na avenida principal do porto de Castellammare del Golfo, este restaurante fica bem escondido no começo da rua. Indicação do pessoal do Tannur B&B, onde ficamos hospedados por três noites, foi o único lugar na Sicília com um prato no TOP10 da viagem. Dada a escassez de bons estabelecimentos na cidade, fizemos duas visitas no restaurante, ambas na hora do almoço. Casa pequena, o atendimento foi conduzido pelos...

8. Pizza Tonnata com borda recheada de emmenthal @ Il Giardino dei Sapori (Cefalù)

Chegamos em Cefalù cheios de expectativas, e saímos repletos de decepções. No quesito gastronômico, várias casas “pega-turistas”, mas nada foi capaz de atrair nossa atenção. Após uma breve passagem pelo Locanda del Marinaio, com cozinha competente mas não o suficiente para voltarmos, tentamos passar no único mercado da cidade para comprar algo para comermos, mas demos com a cara na porta (coisas de domingo). Decidimos...

7. Lasagne verdi al ragù @ Trattoria Dal Biassanot (Bologna)

Localizado bem ao lado do chamado “Little Venice”, esta trattoria marcou nossa despedida de Bologna. Mais um lugar com ambiente tradicional e massas bem feitas, no mesmo nível da maioria dos restaurantes italianos de São Paulo. Aliás, esta foi uma marca das refeições em Bologna: comida boa e bem feita, mas nada surpreendente ou superior ao que temos por aqui. A ambiente do Dal Biassanot é dividido em dois salões pequenos com decoração...

6. Cappelletti con brasato al vino rosso @ Trattoria La Casetta (Brisighella)

Após uma tentativa frustrada de visitar a parte alta da cidade, devidamente abortada pela chuva, decidimos buscar algum lugar para comer e tentar o passeio à tarde. Uma rápida busca na internet nos levou a esta trattoria, localizada no belo Parco Ugonia, do lado oposto da estação de trem de Brisighella. O ambiente tem paredes de tijolos à mostra, teto de madeira e uma estante em forma de adega adega com vários...

5. Tagliatelle Porcini @ Nido del Falco (San Marino)

O Centro Histórico de San Marino reúne boa quantidade de restaurantes, mas o grande fluxo de turistas faz da tarefa de fugir dos “pega-turistas” e encontrar uma comida tipicamente local uma tarefa bastante difícil. Neste quesito, sites como Tripadvisor ajudam pouco, para não dizer que mais confundem do que atrapalham. Aqui vale a antiga receita: passe na frente, olhe o cardápio, sinta o ambiente do salão, observe o atendimento...

4. Crescentine modenese @ Trattoria Del Tribunale (Parma)

Se por um lado a cidade de Parma nos deixou com uma pontinha de frustração, por outro posso dizer que tivemos sorte na escolha do restaurante. Esta trattoria típica foi um achado e salvou nosso “bate-volta”. Chegamos exatamente às 12hs, e como tínhamos lido que a casa abria às 12h30, esperamos do lado de fora. 12h30 em ponto entramos, perguntamos se estava aberto e sentamos. Alguns funcionários ainda almoçavam, e notei que...

3. Gamberi Catalana @ Ristorante Amerigo (Rimini)

Enfim, nossa primeira refeição em terras italianas! Após uma verdadeira Via Sacra que teve mais de 5 horas de atraso do voo partindo de São Paulo, perda da conexão de trem em Milão, um taxista andando feito um louco para não perdermos o último trem do dia, 3 horas no trem até Rimini e ainda uma bela caminhada, com malas pesadas, até o hotel (sem falar que erramos o caminho e andamos beeem mais), tudo o que queríamos era um prato...

2. Filetto Al Ferri @ Ritrovo del Lavoratori (San Marino)

Depois da boa refeição no Nido del Falco e da decepção no La Fratta, escolher o restaurante para nossa última refeição na Città foi difícil. Não queríamos repetir o Nido, mas ao mesmo tempo não queríamos outra refeição ruim. Novamente usamos as redes sociais para descobrir o Ritrovo del Lavoratori, um restaurante escondido na parte baixa do Centro Histórico. Entramos receosos e saímos quase rolando! O ambiente é bonito, um janelão...

1. Tagliatelle al tartufo @ La Pentolaccia (Montepulciano)

Se em Montalcino não tínhamos grandes expectativas a respeito dos restaurantes, chegamos em Montepulciano esperando não apenas uma boa refeição, mas algo para guardarmos na memória. O La Pentolaccia está entre as melhores mesas da cidade. Com sua cozinha tradicional da Toscana, pratos fartos (os maiores de toda a viagem) e grande habilidade com trufas, massas, carnes e frutos do mar, vai deixar saudade...
Sorveterias

3. Venchi e 2. La Sorbetteria Castiglione (Bologna)

Conhecida por ser um dos principais polos gastronômicos da Itália, Bologna tinha que fazer parte do nosso tour pela Emilia-Romagna. Em três dias na cidade, tivemos a chance de provar não apenas o famoso molho bolonhesa (aqui chamado simplesmente de “ragù”), mas também degustar outros sabores típicos da região, como o parmesão e o prosciutto italiano (ambos originários de Parma), e o vinho Lambrusco (nascido em Modena...

1. Gelateria Dondoli (San Gimignano)

A bela San Gimignano, na Toscana, não é famosa apenas por suas torres medievais. Muitos turistas (eu me incluo nesta lista) visitam a cidade para provar os sabores da Gelateria di Piazza, mais conhecida como Gelateria Dondoli, bicampeã da “Coppa del Mondo della Gelateria”, o campeonato mundial de sorvetes, nos anos de 2006/2007 e 2008/2009. Disputada a cada 2 anos, a edição de 2014 foi vencida pela equipe francesa. Sempre com...
Vinhos

3. Rignana Rosato @ Cantinetta di Rignana (Greve in Chianti)

A Fattoria di Rignana é uma pequena vinícola familiar, localizada no borgo de Rignana, em Greve in Chianti, cerca de 30km de Florença. Nos seus 13 hectares cultiva uvas Sangiovese, Cabernet Franc, Merlot e Canaiolo, usados na produção de tintos “Chianti Clássico” e rosés, além de lindas oliveiras. Além de vinhos e azeites, também investe no agroturismo com a Villa di Rignana, uma pousada que permite...

2. Brunello de Montalcino @ Fattoria Fattoi (Montalcino)

O mítico Brunello di Montalcino é provavelmente o vinho mais conhecido e venerado no mundo. Feito somente com a uva Sangiovese (conhecida como “Brunello” em Montalcino), típica do centro da Itália, pode ser considerado, junto com os Barolos, o vinho tinto italiano dotado de maior longevidade, além de ser o primeiro vinho italiano a receber a certificação DOCG (Denominazione di Origine...

1. Lambrusco Grand Cru “Marcello” @ Trattoria Del Tribunale (Parma)