terça-feira, 11 de novembro de 2014

Bogotá – La Tapería (La Macarena)


Langostinos

Restaurante de tapas localizado na Zona M, reduto gastronômico do bairro de La Macarena, nos arredores do Museo Nacional. Como o nome da casa diz, o negócio lá são as tapas - são cerca de 30 opções no cardápio, sempre com um pé na Espanha – tem jamón serrano, tem queijo Manchego, tem tortilla de batatas.

Quem já passou pela Espanha sabe que existem bares de tapas praticamente em cada esquina, em sua maioria lugares bem simples, com comida farta e barata. Fora da Espanha, os bares caíram no gosto das classes mais altas e viraram modinha; como consequência da clássica equação de oferta e demanda, virou comida gourmet e o preço subiu.



A Zona M concentra vários restaurantes espanhóis e os principais bares de tapas da cidade. Os preços no La Tapería não são altos (entre COP 15,000 e COP 27,000 por tapa), a idéia de reunir várias pessoas em uma mesa e pedir várias porções para “picar” sempre funciona, entretanto as porções são pequenas. Uma refeição para um casal teria entre 4 a 5 porções, o que facilmente eleva a conta acima dos 100,000, valor considerado alto para os padrões bogotanos.

IMPORTANTE: Para fazer o valor do pratos em reais (R$), multiplique o valor em pesos colombianos por 1,2 e depois divida por 1000. Fácil.


Lomo queso azul

O ambiente lembra um daqueles inferninhos da Rua Augusta (São Paulo), com ambiente escuro, música em volume entre médio e alto, repleto de cartazes de bandas nas paredes, quinquilharias de decoração e uma leve fumaceira saindo da cozinha, o que além de defumar a roupa pode não ser muito agradável para mulheres que acabaram de fazer escova.

Após uma varredura no cardápio visando fugir das tapas óbvias, três pratos chamaram nossa atenção. O primeiro foi o “Lomo queso azul” (cubos de filet mignon com molho à base de queijo azul; COP 16,900) que imediatamente elevou nossas expectativas. Carne tenra e suculenta feita na grelha ao ponto, molho excepcional com gosto intenso de queijo azul. Um baita prato. Comeria várias vezes, tranquilamente.


Pulpo La Tapería

Em seguida, pedimos o “Pulpo La Tapería” (pedaços de polvo peparados na grelha; COP 21,900), um senhor balde de água gelada. Feito na grelha, a diminuta porção de polvo não apenas passou do ponto (os pedaços oscilavam entre duros e borrachentos), chegou à mesa praticamente queimada. Como um chef permite servir um polvo tostado? Será que ele comeria se fosse para ele? Duvido. Acompanham o polvo uma porção de batata chips e um dip de azeite e tomate, que por melhor que fossem (e estavam no máximo na média) não salvariam o prato.

Fechamos a refeição com o “Langostinos” (quatro camarões tamanho “U12” preparados ao estilo “al ajillo”, apenas com alho; COP 27,000). Sim, os camarões gigantes são ótimos, tenros e cozidos à perfeição, todavia poderiam ter ficado marinando um pouco no molho de alho, certamente teriam um sabor bem melhor. Já o molho, embora saboroso, estava aguado demais, o que não chegou a interferir na qualidade final do prato.


Moonshine Amber Ale

Para beber, pedimos uma Moonshine Amber Ale (COP 8,500), uma artesanal feita em Bogotá extremamente maltada e muito saborosa, melhor que a Monserrate da BBC (Bogotá Beer Company). Só fiquei morrendo de vontade de provar a Weissbier deles, que estava em falta no dia da visita.

Endereço: Carrera 4A Número 26d-12 – La Macarena
Telefone: +57 (1) 8053252
Horário de funcionamento: Segunda a sábado das 12hs às 15hs, domingo das 13hs às 16hs
Internet: http://www.lataperia.co/

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar no Blog

Guias de Viagem


Álbuns de Fotos

Instagram


Anuncie no Viajante Comilão




Você gostou do blog? As dicas de viagens e reviews de restaurantes foram úteis para ajudá-lo(a) a planejar sua viagem?

O Viajante Comilão é um serviço 100% gratuito. Se você gostou do nosso serviço, ajude o blog a continuar seu trabalho: o link abaixo direciona para o site do PayPal, um serviço 100% seguro para que você possa fazer uma doação para o blog, usando seu cartão de crédito.

Contamos com sua contribuição. Obrigado!


Payments By PayPal