sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Turismo em Praga: Cidade Velha (Old Town, Staré Město)


Relógio Astronômico (Astronomical Clock, Pražský orloj)

Centro antigo onde Praga nasceu na Idade Média e um dos bairros históricos mais bonitos da Europa. Ainda é possível ver os vestígios dos antigos caminhos comerciais do século X que bordeavam o rio e desembocavam em seus pontos de cruzamento quando ainda não havia nenhuma ponte ligando os dois lados do Rio Moldava. Entre os séculos 11 e 12 foram construídas diversas igrejas, as quais testemunhavam a existência de uma certa estrutura urbana que era completada com algumas casas fortificadas e rotundas espalhadas pela cidade.

Região de comerciantes e da burguesia, a Cidade Velha obteve sua independência em 1338, e teve jurisdição autônoma até 1784, quando as até então quatro cidades históricas de Praga (Cidade Velha, Bairro Pequeno, Bairro do Castelo e Cidade Nova) foram agrupadas. Seu traçado irregular de pequenas ruas, passagens, pátios e praças pitorescas é um verdadeiro labirinto, que abriga a maioria dos prédios históricos, igrejas e museus da cidade, além de lojas, bares e restaurantes.


Praça da Cidade Velha: Igreja de São Nicolau (esq), Torre da Antiga Prefeitura (centro) e Igreja de Nossa Senhora diante de Týn (dir)

O bairro conserva sua estrutura e atmosfera medieval, mas é possível encontrar diferentes estilos arquitetônicos, como as muitas fachadas barrocas que frequentemente escondem muros e sótãos romanos ou góticos. O coração do bairro, situado inicialmente na atual “Praça Pequena” (Malé náměstí), foi deslocando-se com o tempo até a Praça da Cidade Velha.

Como chegar:
- Bonde: Números 17 ou 18, parada “Karlové Lázně” ou “Staroměstská”; ou números 8, 14 ou 26, parada “Náměstí Republiky”
- Metrô: Linha A (verde), estação “Staroměstská”, ou linha B (amarela), estação Náměstí Republiky.


Mapa da Cidade Velha. Crédito pela imagem: PlanetWare

O que visitar?

- Torre de Pólvora (Powder Tower, Prašná brána)



Porta de entrada da Cidade Velha, erguida no século 11 como um dos 13 portões defensivos da cidade de Praga, é uma das poucas construções remanescentes das fortificações que cercavam a cidade. Com 65 metros de altura, a construção em estilo gótico que vemos hoje teve início em 1475, por ordem do rei Vladislav II. Inaugurada como o nome de Torre Nova, por esta porta entravam as rotas comerciais procedentes de Kutná Hora, Bohemia Oriental, Polonia e Báltico.

Quando a construção começou, ela estava conectada ao palácio real, porém em 1485, antes de sua conclusão, o rei transferiu sua residência para o Castelo de Praga. A torre permaneceu inacabada até 1592, quando uma nova entrada e escadaria em espiral foram construídos. Teve grande importância até 1836, pois os monarcas passavam por ela em direção à Catedral de São Vito para a cerimônias de coroação.

Depois que o rei Carlos IV estabeleceu a Cidade Nova, em 1348, a fortificação em torno da Cidade Velha já não era de importância. Como a cidade cresceu além de suas antigas muralhas, a torre foi gradualmente perdendo importância (exceto em raras ocasiões em que um novo rei estava sendo coroado). Por volta do século 17, foi usada como armazém de pólvora (daí o nome atual). Severamente danificada em 1757, quando Praga foi ocupada pelos prussianos, foi restaurada entre 1870 e 1880. Na década de 1990 a Torre da Pólvora, como muitos outros edifícios históricos em Praga, foi reformada. O exterior é adornado com relevos de brasões e várias estátuas que embelezam as fachadas leste e oeste.

Hoje, a torre delimita o fim da Cidade Velha e é um destino muito visitado por historiadores e turistas. Uma escada de 186 degraus conduz os visitantes à uma plataforma de 44 metros que possibilita uma bela vista da cidade de Praga. Aproveite para visitar a exposição permanente sobre as Torres de Praga, que apresenta fotografias de Ladislav Sitensky e documentos sobre as 13 torres originais.

Horário de funcionamento:Todos os dias das 10s às 18hs (Novembro a Fevereiro), 20hs (Outubro a Março) ou 22hs (Abril a Setembro)
Quanto custa: 90 CZK para adultos, 65 CZK para menores entre 6-16 anos e maiores de 65 anos

- Casa Municipal (Municipal House, Obecní dům)


Crédito pela foto: DevianArt

O edifício em estilo Art Nouveau mais conhecido de Praga foi construído entre 1906 e 1912 no local do antigo Palácio Tribunal Real, onde os reis da Boêmia residiram entre 1383 até 1485, ao lado da Torre de Pólvora.

Após a mudança da residência real para o Castelo de Praga, o edifício foi usado como seminário, quartel e colégio militar, antes de ser pouco a pouco abandonado e demolido em 1902 para a construção do centro cultural, onde se ofereciam atividades culturais acessíveis a todos e no qual celebra-se o prestígio da cidade, além de ser ponto de encontro por excelência da sociedade de Praga, com imponentes salas de concertos e exposições.

O estilo Art Nouveau não foi escolhido por acaso, apesar de ser considerado fora de moda no início do século 20. Esta época assistiu o triunfo das artes decorativas em toda a Europa, por isso uma geração de artistas – arquitetos, escultores, pintores, mosaístas, estucadores, ebanistas, vidreiros – uniram seus talentos para criar uma obra maestra com uma decoração impressionante.


Smetana Hall: http://cz.prague-stay.com/lifestyle/clanek/175-obecni-dum/
Café: http://www.prague.eu/en/object/places/563/municipal-house-smetana-hall

É ponto de parada obrigatório para admiradores do estilo Art Nouveau, pelos acabamentos em ouro, vitrais, esculturas, exposições e concertos regulares. A fachada monumental da entrada principal ressalta um mosaico alegórico da ''A apoteosis de Praga'', e o interior é decorado com obras de artistas checos eminentes da primeira década do século.

Visite o prestigioso café, completamente renovado, e o famoso restaurante francês cujas escadas são compostas de cerâmicas que evocam à antiga cidade de Praga, o sótão onde está a cervejaria Pilsen (Plzenska Restaurace) apreciada pelo seu encanto bucólico e bar amerciano. Também é possível fazer uma visita guiada, que passa por algumas salas normalmente fechadas para o público e subir no piso superior.

A sala de concertos Smetana Hall, com capacidade para 1300 pessoas, é o espaço mais importante do local, casa da Orquestra Sinfônica de Praga e sede anual do Festival da Primavera de Praga.

Em 28/10/1918 a Casa Municipal foi o local onde foi proclamada a independência da Checoslováquia.

Endereço: Náměstí Republiky 5
Para informações sobre a agenda de eventos e concertos, acesse o site http://www.obecnidum.cz.

- Praça da Cidade Velha (Old Town Square, Staroměstské náměstí)

A Praça da Cidade Velha está localizada bem no coração do centro antigo e é considerada o principal ponto de encontro da cidade. A história da praça remonta o período românico, quando ela servia de espaço comercial. Repleta de construções coloridas em estilos arquitetônicos distintos, possui alguns dos edifícios mais antigos do país, entre eles a Torre da Antiga Prefeitura (Old Town Hall, Staroměstská radnice) de estilo medieval com seu Relógio Astronômico (Astronomical Clock, Pražský orloj), a Igreja de Nossa Senhora diante de Týn (Church of Our Lady before Týn, Chrám Matky Boží před Týnem), de estilo gótico, e a Igreja de São Nicolau (Saint Nicolas Church, Chrám Svatého Mikuláše), de estilo barroco.


Praça da Cidade Velha com a Igreja Nossa Senhora diante de Týn ao fundo

No centro da praça está o memorial de bronze em homenagem a Jan Hus (1915), reformista tcheco excomungado pelo papa e queimado por heresia em 1415. Sua morte disparou um levante, as Guerras Hussitas. Cinco séculos mais tarde, ele é considerado um símbolo da independência nacional.


Palácio Goltz-Kinsky

A superfície de pedra polida da praça já recebeu séculos de tráfego de pedestres e testemunhou diversos eventos da história tcheca. Um memorial com 27 cruzes brancas marcadas nas pedras em frente à Prefeitura, cada uma representa um chefe de rebelião decapitado após a derrota das tropas tchecas na Batalha da Montanha Branca em 1621, em resposta às sucessivas tentativas de independência do poder dos Habsburgos (a torre da Prefeitura chegou a ser usada como prisão).


Praça da Cidade Velha com a "Casa Esgrafitada do Minuto" em destaque

Adquira alguns presentes ou produtos locais nos mercados sazonais instalados da praça quase o ano todo. Os mais importantes são os mercados de Natal e Páscoa, mantidos por três semanas no período que antecede ambos os feriados.

Para saber os nomes de TODOS os edifícios da Praça da Cidade Velha, acesse o seguinte link (sorry, apenas em tcheco):
http://stratil.blog.idnes.cz/c/404184/Jake-nesou-nazvy-domy-Staromestskeho-namesti.html


Estátua de Jan Hus com as Casa Schier (Schier´s House, Schierův dům) e Seguradora Municipal de Praga (Prague Municipal Insurance, Pražská městská pojišťovna) ao fundo

Além dos quatro edifícios que destaquei no primeiro parágrafo, recomendo outros que são imperdíveis (os números são os mesmos indicados no link acima):

1) Casa do Chifre Dourado (House of the Golden Horn, Dům U Zlatého rohu), datada de 1404
2) Casa Esgrafitada do Minuto (House U Minutes, Dům U Minuty), do século 15
7) Casa Schier (Schier´s House, Schierův dům)
8) Seguradora Municipal de Praga (Prague Municipal Insurance, Pražská městská pojišťovna)
12) Palácio Goltz-Kinsky (Kinský Palace, Palác Kinských), usado como museu de arte da National Galley de Praga
13) Casa do Sino de Pedra (Stone Bell House, Dum u Kamenného Zvonu)
14) Escola Týnská (Týnská school, Týnská škola)
15) Casa do Unicórnio Dourado (House of the Golden Unicorn, Dům U Zlatého jednorožce)
16) Casa Storch (Štorchův house, Štorchův dům), datada de 1896-97, com sua imagem da Virgem Maria.

- Igreja Nossa Senhora diante de Týn (Church of Our Lady before Týn, Chrám Matky Boží před Týnem)



Famosa por suas imponentes torres gêmeas em estilo gótico com 80 metros de altura, a igreja financiada pela burguesia com a intenção de competir com a Catedral de Praga (localizada do outro lado do Rio Moldava) foi erguida na segunda metade do século 14 sobre uma antiga igreja românica. Centro de pregadores reformistas, no século 15 tornou-se o principal templo hussita (igreja protestante criada por Jan Hus) da cidade.

A construção atual tem 52 metros de comprimento, 28 de largura e 44 de altura (24 metros nos corredores laterais), mas ela nem sempre teve este tamanho respeitável: a igreja surgiu pequena, e com o tempo (e aumento de importância) foi ampliada até chegar no limite das construções vizinhas. Apesar de parecerem iguais, as torres Adam e Eve são diferentes (a torre sul é cerca de 1 metro mais alta), inclusive foram erguidas em épocas distintas. A entrada principal fica escondida em uma passagem estreita entre as casas em frente à igreja.


Mapa da Igreja. Crédito pela imagem: PlanetWare

A igreja é uma extensa galeria de obras e esculturas em estilos gótico, renascentista e barroco. O mestre gótico Petr Parléř é responsável pelo portal do lado norte, com um tímpano (aquele arco que fica acima da porta) em relevo que representa a crucificação e diversos episódios da Paixão de Cristo, e pela janela frontal com 38 metros de altura e ricamente decorada. Após um incêndio em 1679, o corredor foi redesenhado em estilo barroco.

No interior em pedra com iluminação reduzida, destacam-se os 19 altares em torno do salão principal; as pinturas de Karel Škréta que decoram o altar e o mais antigo órgão de tubos de Praga, ambos do século 17; a estátua gótica de Nossa Senhora com o Menino Jesus, também conhecida como “Madonna de Tyn”, datada de 1420; as 14 grandes pinturas sobre o Calvário, feitas por Frantisek Cermak em 1854; e as cerca de 60 tumbas e lápides preservadas, desde figuras importantes da história tcheca, personagens da burguesia e até desconhecidos.

A igreja abre para visitação de terça a sábado das 10hs às 13hs e das 15hs às 17hs, e domingo das 10hs às 12hs. A entrada é gratuita, e não é permitido tirar fotografias dentro do prédio.

- Igreja de São Nicolau (Saint Nicolas Church, Chrám Svatého Mikuláše)



Igreja em estilo barroco erguida entre 1732-1737 no local da uma igreja gótica do século 13, que chegou a ser a paróquia da cidade antes da construção da igreja Týn. A derrota na Batalha da Montanha Branca em 1621 acabou com a liberdade religiosa na cidade, e a igreja foi entregue à Ordem Beneditina em 1635. Um incêndio em 1689 destruiu quase tudo, o que motivou a decisão de derrubar o que sobrou e construir um monastério, erguido entre 1727-1730, além da igreja. Em 1787, o convento foi desativado e os edifícios passaram às mãos da Prefeitura e Praga. Entre 1865-1871 a igreja foi usada como sala de concertos, entre 1871-1914 retornou a fins religiosos, quando foi dada à Igreja Ortodoxa Russa. O edifício mosteiro foi demolido em 1898, em 1916 o templo foi convertido em uma igreja guarnição e completamente reparado. Desde 1920 é sede da Igreja Hussita da Checoslováquia.

Existem duas igrejas em Praga em homenagem a São Nicolau (a outra fica em Malá Strana). Elas compartilham o nome, o estilo e a arquitetura. O edifício de Staré Město tem planta em formato de cruz com três corredores, cúpula com 46,5 metros de altura e duas torres com tem cerca de 1 metro a mais.

Apesar de muitos objetos terem sido removidos quando o mosteiro foi desativado, o interior segue ricamente decorado com esculturas e afrescos em estilo neo-barroco que retratam a vida de São Nicolau, São Benedito e passagens  do Antigo Testamento. O altar é todo de mármore. No teto, admire o lustre de cristal em forma de Coroa Imperial, oferecido à igreja pelo Czar russo Nicolau II. O órgão original é do século 18, finamente decorado com um vaso, enfeites florais, conchas, dois anjos sentados e outros dois em pé com trombetas. Em 1949 o órgão original foi substituído por um mais recente.

Durante a noite, a igreja transforma-se em um dos melhores locais de Praga para se ouvir música clássica e sacra, com apresentações da Orquestra de Cordas de Praga. A igreja abre para visitação todos os dias, de segunda a sábado das 10hs às 16hs e domingo das 12hs às 16hs. As missas são realizadas aos domingos às 10hs. A entrada é gratuita. Para mais informações sobre a igreja e agenda de concertos, acesse http://www.svmikulas.cz/en/.

- Torre da Antiga Prefeitura (Old Town Hall, Staroměstská radnice) e Relógio Astronômico (Astronomical Clock, Pražský orloj)



Sede do conselho municipal da Cidade Velha desde 1338, quando o bairro obteve a independência política. Inicialmente instalada na “Wolflin de Kámen” (hoje centro de informações de Praga), foi ampliada ao longo dos séculos com a construção da torre de 70 metros de altura (finalizada em 1364) e a compra das casas ao lado, formando um complexo que mescla construções de estilos românico, renascentista e gótico. Em 1784 passou a centralizar a administração da cidade de Praga. Bombardeada em 1945 durante a Segunda Guerra, a ala norte (em frente à igreja Týn) foi completamente destruída, a torre foi seriamente danificada, e o arquivo da Capital de Praga foi destruído, juntamente com uma biblioteca de coleções valiosas.



Tem um portal gótico ricamente decorado e uma janela com o emblema da Cidade Velha e do reino da Boêmia. É possível subir a torre e ter uma bela vista panorâmica do centro histórico de Praga, conhecer as imponentes salas de audiência (must-see: a sala do conselho, do século 15, portal de mármore, paredes decoradas com brasões, esculturas, teto de madeira original e afrescos), a capela gótica de 1381 que protege as engrenagens do relógio astronômico (onde é possível ver as figuras dos apóstolos) e o subsolo labiríntico com antigos vestígios das ruas, lojas e casas de moradores de Praga, poços e cisternas para água da chuva, além dos espaços usados como prisões. A parte mais antiga do subterrâneo é o salão romano da segunda metade do século 12.


Praga vista da Torre da Antiga Prefeitura e público aguardando o início da apresentação do Relógio Astronômico na Praça da Cidade Velha

A principal atração da praça é o espetacular Relógio Astronômico (Astronomical Clock, Pražský orloj), instalado na parede sul da torre da Prefeitura desde 1410. São três componentes principais: o mostrador astronômico indica a posição do Sol, da Lua e dos planetas; a ”Caminhada dos Apóstolos”, um show mecânico apresentado a cada hora cheia com as figuras dos apóstolos e outras esculturas com movimento; e um mostrador-calendário com medalhões representando os meses, signos do zodíaco e as estações do ano.


Relógio Astronômico

O relógio marca quatro tipos de tempo: Tempo da Europa Central (tempo antigo alemão, indicado por números romanos na berma da esfera, apontado pelo ponteiro solar), Antigo Tempo Boêmio (o novo dia começa com o deitar do sol. Indicado pelos números góticos dourados situados no anel exterior da esfera, gerido pelo aparelho independente), Tempo Babilônico (marca o tempo do nascer ao por do sol, que pode variar dependendo se é Verão ou Inverno; o relógio de Praga é o único no mundo capaz de medir esse tempo), e o Tempo Astral (indicado pelos números romanos; na parte inferior da fachada há o mostrador do calendário que indica o dia, sua posição na semana, mês e ano).

A cada hora cheia, os turistas tomam a praça em frente ao relógio para assistir a morte, segurando uma ampulheta, tocar um sino e 12 bonecos de madeira, simbolizando os apóstolos, desfilarem na parte de cima; estátuas simbolizando a vaidade (que se admira num espelho), a avareza (que olha para o seu saco de ouro), e a invasão pagã (que abana a sua cabeça incrédulo), balançam suas cabeças. Quando o galo dourado no topo do relógio move suas asas, um sino soa a hora. Completam a decoração do relógio outras quatro figuras: um cronista, um anjo, um astrônomo e um filósofo, que podem ser interpretadas como as quatro fontes mais importantes da arte e da cultura praguense da época.

As apresentações acontecem todos os dias, das 9hs às 21hs. Para saber mais sobre o funcionamento do relógio, acesse http://www.staromestskaradnicepraha.cz/en/astronomical-clock/how-to-read-time/.

Quanto custa?

Subir a torre: 110 CZK para adultos, 70 CZK para menores entre 6-15 anos e maiores de 65 anos, 30 CZK para menores entre 3-6 anos;

Subsolo: 50 CZK para adultos, 30 CZK para menores até 15 anos e maiores de 65 anos;
Capela: 30 CZK para adultos, 20 CZK para menores até 15 anos e maiores de 65 anos;
Salões históricos: 50 CZK para adultos, 30 CZK para menores até 15 anos e maiores de 65 anos;

Capela + salões históricos + subsolo: 100 CZK para adultos, 70 CZK para menores entre 6-15 anos e maiores de 65 anos, 20 CZK para menores entre 3-6 anos, pessoas com necessidades especiais, jornalistas e maiores de 75 anos;

Pacote completo (torre, capela, salões, subsolo): 160 CZK

Horários de funcionamento:

Subir a torre: Segunda das 11hs às 22hs, terça a domingo das 9hs às 22hs
Subsolo: Segunda das 11hs às 18hs, terça a domingo das 9hs às 18hs
Salões históricos e capela: Segunda das 11hs às 18hs, terça a domingo das 9hs às 18hs
Visitas guiadas: Segunda das 11hs às 20hs, terça a domingo das 9hs às 20hs

Mais informações: http://www.staromestskaradnicepraha.cz/en/

- Clementinum (Clementinum, Klementinum)


Ilustração com a planta do complexo (Crédito: Prague.net)

Em 1556 o imperador Ferdinand I convidou os jesuítas para liderar a Contrarreforma em Praga. Eles se mudaram para o antigo mosteiro de São Clemente (1232), transformado em colégio jesuíta. O colégio foi um dos centros docentes mais importantes na época barroca, sendo considerado o terceiro maior do gênero do mundo. Grandes astrônomos, cientistas, músicos e filósofos da Europa estudaram e trabalharam ali.

Maior conjunto de prédios históricos da Cidade Velha e o segundo da cidade, atrás apenas do Castelo de Praga, o complexo de 20 mil m² localizado na Praça Marianské (Mariánské náměstí) tem edifícios universitários, cinco pátios, três igrejas, duas torres, biblioteca, teatro, observatório e casa de impressão. Em 1622, com o fim da construção do complexo, os jesuítas transferiram a biblioteca da Charles University, instituição que competia com o Colégio de Jesuítas na época, ao Clementinum. Em 1654, a faculdade foi incorporada à Universidade. Os jesuítas permaneceram no complexo até 1773, quando o local foi estabelecido como um observatório, biblioteca e universidade pela imperatriz Maria Theresa de Áustria.

Começamos a visita pelos pátios do complexo, onde estão (1) uma estátua de um Estudante de Praga (1847), erguida em memória dos estudantes que defenderam Praga contra os suecos em 1648; (2) ruínas em pedra do primeiro sistema de abastecimento de água em Praga construído pelos jesuítas; e (3) seis relógios de sol antigos (entre as janelas do andar superior e há mais sete deles em outros lugares do complexo).


Grande Biblioteca Barroca (Crédito: Wikipedia)

Erguida em 1722, a Grande Biblioteca Barroca (Baroque Library Hall, Barokní knihovní sál) é decorada com afrescos que remetem à ciência e arte. No meio do salão fica a coleção de globos raros e antigos. Aberta ao público em 1777, contava com 20 mil volumes. Além de incorporar acervos e outras bibliotecas, a partir de 1782 todos os livros publicados no país deveriam estar nas estantes da biblioteca. Assim, o acervo cresceu rapidamente. Em 1918 o controle passou para o recém criado estado Czecho-eslovaco, e em 1990 recebeu status de Biblioteca Nacional. Seu acervo atual tem mais de 6 milhões de livros, sendo o mais antigo um manuscrito chamado “Vyšehrad Codex” (Vyšehradský kodex), datado de 1085.

A Capela dos Espelhos (Mirror Chapel, Zrcadlová kaple) foi construída em 1724, tem estuque folheado a ouro, colunas de mármore, espelhos no teto e afrescos ilustrativos da vida da Virgem Maria. Abriga dois órgãos do século 18, um deles usado por Mozart. Concertos de música clássica são organizados todos os dias.


Capela dos Espelhos (Crédito: Wikipedia)

Construída em 1723, a Torre Astronômica (Astronomical Tower, Astronomická věž) tem 68 metros de altura e 172 escadas íngremes em espiral que levam até o balcão 52 metros acima do chão, com vista panorâmica da Cidade Velha. No topo, uma estátua gigante do deus grego Atlas segura um globo. Em 1750 recebeu instrumentos para observações astronômicas e medições climáticas, e desde 1775 é o local mais antigo do mundo a coletar tais registros de forma initerrupta. A partir de 1842, o toque de meio-dia passou a ser anunciado ali com um aceno de bandeira, e 1891-1928 foi acompanhado por um tiro de canhão de Hradčany. Em 1938 os astrônomos foram transferidos para um observatório em Ondřejov.

Construída em várias etapas entre 1578-1714, a Igreja do Santíssimo Salvador (Saint Salvator Church, Kostel Nejsvětějšího Salvatora) mescla estilos gótico e barroco. Localizada na Praça dos Cruzados (Little Square, Křižovnické náměstí), a fachada é marcada por pórticos com esculturas de santos e uma da Virgem Maria em destaque. Considerada um dos mais importantes exemplos de arte barroca de Praga, o interior é dividido em três naves de mármore cercadas de galerias e estátuas, o estuque e a cúpula são decorados com afrescos, já o confessionário tem estátuas dos 12 apóstolos. A igreja tem dois órgãos, recém restaurados e usados em concertos de musica clássica.


Torre Astronômica (esq) e Igreja do Santíssimo Salvador (dir)

A igreja é conectada à pequena “Capela Italiana Oval da Assunção da Virgem Maria” (Italian Chapel of the Assumption of Our Lady, Kaple Nanebevzetí Panny Marie), erguida entre 1590-97 para atender a comunidade italiana que se estabelecia em Praga na época. O edifício tem formato forma oval com uma pequena cúpula, e mescla estilos renascentista e barroco.

A terceira igreja do complexo é a São Clemente (St. Clement's Cathedral, Kostel svätého Klimenta), erguida em estilo barroco entre 1711-15 no lugar de uma igreja gótica de mesmo nome demolida no século 15. O exterior simples contrasta com o interior esplêndido, embora tenha um único corredor com um teto dividido, os altares laterais, púlpito e confessionário são finamente decorados com estátuas e afrescos. O órgão barroco é original do século 18. Atualmente propriedade da propriedade da Igreja Ortodoxa Grega, recebe concertos de música clássica durante todo o ano.

Endereço: Mariánské náměstí 5

Quanto custa?

O tour guiado (em inglês e tcheco) pela Torre Astronômica, a Biblioteca Barroca e a Capela dos Espelhos tem saídas a cada hora e custa 220 CZK para adultos, 140 CZK para menores entre 6 e 15 anos, e maiores de 65 anos.

Horários de funcionamento:

Janeiro - Março: todos os dias entre 10hs e 17hs (última saída às 16hs)
Abril: todos os dias entre 10hs e 18hs (última saída às 17hs)
Maio - Agosto: todos os dias entre 10hs e 20hs (última saída às19hs)
Setembro: todos os dias entre 10hs e 19hs (última saída às 18hs)
Outubro - Dezembro: todos os dias entre 10hs e 18hs (última saída às 17hs)

Mais informações: http://www.klementinum.com/index.php?lang=2

Dica do Viajante: Aproveite que você está na Praça Mariánské para conhecer outros edifícios importantes, como o Palácio Clam-Gallas  (Clam-Gallas Palace, Clam-Gallasův palác), erguido em 1713 em estilo gótico; Nová radnice, construído entre 1908-11 e que desde 1945 é sede da Prefeitura de Praga; e a Biblioteca Municipal (Minicipal Library, Městská knihovna v Praze), construído em estilo art-deco entre 1925-28, com suas seis figuras alegóricas masculinas e femininas que representam a literatura, escultura, música, filosofia, recreação e construção.

- Igreja de São Francisco Serafim (Church of Saint Francis Seraph, Kostel sv. Františka Serafinského)


Igreja de São Francisco Serafim (esq) e Igreja do Santíssimo Salvador (dir)


Igreja de São Francisco Serafim (esq) e Igreja do Santíssimo Salvador (dir)


Detalhe da cúpula e das cinco estátuas no topo

Situada na Praça dos Cruzados (Little Square, Křižovnické náměstí), a poucos metros da Ponte Carlos e do Clementinum, esta igreja em estilo barroco foi erguida entre 1679-1685 sobre as ruínas da antiga Igreja do Espírito Santo (The Holy Spirit, Duch svatý), em estilo gótico e datada de 1252. Foi consagrada em 1688 pelo arcebispo de Praga, Johann Friedrich von Waldstein, em homenagem a São Francisco de Assis.

Pertence ao monastério dos Cruzados da Estrela Vermelha, ordem hospitalar tcheca criada em 1233 por Santa Inês de Bohemia. Em 1252, os monges se estabeleceram na antiga Ponte Judith (o antecessor da Ponte Carlos) e ergueram e Igreja do Espírito Santo.


Praça dos Cruzados, com a estátua de Carlos IV (Charles IV, Karel IV) em destaque

A fachada é marcada por cinco estátuas de santos patronos da Boémia colocadas em nichos, além de outras cinco ornamentadas no topo da fachada que caracterizam anjos, além de estátuas da Virgem e São João Nepomuceno. Também chama a atenção a imponente cúpula de 41 metros de altura.

O interior em mármore tem nave e as duas capelas laterais em homenagem à Santíssima Trindade e São João Batista, que juntas formam uma configuração de cruz. A entrada da igreja, as capelas, os pilares e paredes são finamente decorados com afrescos de anjos. A cúpula está coberta por um afresco que retrata o Juízo Final. Na arcada por cima do altar estão retratos da Maria da Assunção, a batalha de Constantino e o Adorno da Arca da Aliança no Monte do Templo. No altar-mor, figuras dos quatro virtudes cardeais (prudência, temperança, justiça e fortaleza), a Adoração dos Reis Magos e Adoração dos Pastores.

O órgão de 1702 é o segundo mais antigo de Praga, conhecido por ter sido usado por Mozart e Dvořák pelo menos uma vez. A igreja organiza concertos diários (entre abril e outubro) com obras clássicas muito conhecidas. Para mais informações, http://www.jchart.cz/.

Endereço: Křižovnické náměstí 3

A igreja pode ser visitada todos os dias (entre abril a novembro) das 10hs às 19hs, exceto durante concertos.

- Convento de Santa Inês (Convent of St. Agnes, Klášter sv. Anežky)

Erguido entre 1231-34, é um dos conventos mais antigos da Europa e a construção em estilo gótico mais antiga do país.

Integram o complexo de 2 edifícios, 22 salas e 2 andares, o Convento da Ordem das Pobres Damas (Order of Poor Ladies, Konvent klarisek), mais antigo edifício de tijolo de Praga, o Monastério da Ordem dos Frades Menores (Friars Minor, Minoritský Konvent), as igrejas de São Salvador (St Salvador's Church, Kostel svatého Salvátora) e São Francisco (Church of St Francis, Kostela sv. Františka), a Capela de Santa Maria Madalena (Chapel of St Mary Magdalene, Kaple Panny Marie), o oratório privado de Santa Agnes, a Capela de Santa Barbara (St Barbara’s Chapel, Kaple svatého Barbory), um claustro, uma cozinha e um refeitório.



As primeiras mulheres chegaram ao convento, no Outono de 1233 - cinco freiras italianas e sete garotas da nobreza de Boêmia. Elas pertenciam às Clarissas (também chamados de A Ordem dos Pobres Ladies), fundada pelos santos Clara de Assis e Francisco de Assis em 1212 em princípios franciscanos. Em 1234 St Agnes de Bohemia, a filha do rei da Boémia Premysl Otakar I, entrou para o convento e se tornou seu abadessa. O rei Venceslau I. e, mais tarde, o Papa, tomou o convento sob sua proteção e deu-lhe muitos privilégios. Naquela época, o convento era dos prédios mais modernos, em Praga.

A Igreja de São Francisco tem a janela gótica mais antiga da Europa Central. A cúpula da igreja desabou no passado, por isso foi coberto com um telhado novo. Em 1986 a igreja foi redesenhada para que se tornasse um local para concertos e outros espetáculos (em tempo: a Capela de Santa Barbara também foi convertida em sala de concertos).

Igreja de São Salvador (1261-65) foi construída para ser o mausoléu real da dinastia Přemyslid (Přemyslovské mauzoleum). Foi o primeiro exemplo do estilo gótico francês no país. A entrada da igreja tem um arco triunfal, decorado com estátuas de cabeças dos reis e rainhas do país. Lá estão os restos mortais de membros da família real (Václav I, Venceslau I, etc). Santa Inês também está enterrada lá, entretanto seu túmulo nunca foi encontrado.


Perspectiva artística (Crédito: http://geo3.fsv.cvut.cz/bp/cechurova/model1.html)



Durante as guerras hussitas do século 15, o convento foi saqueado e usado como sala de armas. As freiras refugiaram-se no Mosteiro de Santa Ana, um dos poucos poupados da destruição. Em 1556, suas instalações foram adquiridas pela Ordem Dominicana e as freiras deixaram para mosteiro da ordem na cidade de Panenský Týnec. Ao longo do tempo o convento foi renovado e depois de 70 anos, em 1626, tornou-se novamente a propriedade da Ordem de Clarissas e assim permaneceu até à sua abolição durante as reformas instigadas pelo imperador Joseph II durante os anos de 1781 e 1782.

Os edifícios do complexo foram posteriormente utilizados por vários comerciantes, diferentes grupos religiosos e até como alojamento para os pobres. Depois disso, as duas igrejas caiu em desuso após anos de negligência e sendo usado como armazéns. Como o local ficava próximo do gueto judeu de Praga, que estava em um estado de degradação, na década de 1890 a demolição completa de toda a área foi seriamente considerada. Graças ao alto custo do projeto e ao clamor público com a idéia - a Sociedade para a Preservação do Convento de St Agnes foi formada na época - o plano acabou por ser abandonado.


Crédito: http://cz.prague-stay.com/lifestyle/clanek/151-anezsky-klaster/

A renovação gradual do Convento de Santa Inês ocupou grande parte da primeira metade do século 20, com o trabalho mais intenso realizado nos anos de 1953 e 1963, dando ao convento a sua aparência original, quando os interiores foram convertidos para uso pela National Gallery de Praga.

Atualmente 17 das 22 salas do convento abrigam uma impressionante coleção de arte medieval e pré- renascentista da National Gallery, denominada “Medieval Art in Bohemia and Central Europe, 1200-1550”, um tesouro de pinturas góticas, objetos religiosos (relicálios, ostentórios) e esculturas de madeira, com destaque para a grande coleção de crucifixos e Madonnas esculpidas principalmente de artistas tchecos.

Endereço: U milosrdnych 17
Horário de funcionamento: Terça a domingo das 10hs às 18hs.
Quanto custa: 150 CZK para adultos, 80 CZK para menores entre 6-15 anos e maiores de 65 anos
Internet: http://www.ngprague.cz/en/

Uma galeria de fotos do Convento (com legendas em tcheco) pode ser encontrada em http://www.hrady.cz/wnd_show_pic.php?picnum=74741

Igreja de São Simão e São Judas (The Church of St. Simon and St. Jude, Kostel sv. Simona a Judy)

O hospital Na Františku foi construído em Josefov em 1354 e é um dos mais antigos da cidade. Junto com ele, foi erguida uma pequena capela gótica dedicada aos apóstolos Simão e Judas Tadeu. Entre 1615-20 a capela foi ampliada e convertida na em igreja, mesclando estilos gótico e renascentista. Atualmente é mantida pela Orquestra Sinfônica de Praga (FOK), que usa a igreja como uma sala de concertos de música clássica para os seus projetos de câmara.



Entre os anos 1720-21 a igreja foi remodelada em estilo barroco. Durante essa reconstrução, a torre foi construída, assim como altares e estátuas no seu interior (o altar principal data de 1773). Em 1724, o órgão de tubos foi instalado, sua qualidade de som excepcional atraiu compositores como Wolfgang Amadeus Mozart e Joseph Haydn, que fizeram da igreja um dos mais procurados centros musicais da ordem na Europa Central.

No final da década de 1770, o hospital era o único em Praga. Ao mesmo tempo, era uma instituição científica moderna, com palestras de anatomia e que em 1847 recebeu a primeira operação sob anestesia no Império Austro-Húngaro (apenas algumas semanas antes da primeira operação deste tipo no mundo, feita em Londres em 1846).


Crédito: http://www.fok.cz/galerie-fok/

Em 1989-93, com a queda do comunismo, a cidade de Praga deu início a uma grande restauração da igreja, incluindo a instalação de aquecimento de piso para permitir serviços durante os meses mais frios. Durante os trabalhos, foram encontradas 350 moedas de prata dos tempos do reinado de George de Podebrady e Maximilian II (1564-76), reis da Bohemia.

Endereço: Esquina da Dusni e U Milosrdných
Internet: http://www.fok.cz/en/koncertni-jednatelstvi/

- Rudolfinum



Localizado na Náměstí Jana Palacha, o edifício neo-renacentista construído entre 1875-85 deve seu nome a Rudolf, príncipe herdeiro da Áustria que presidiu a inauguração. Conhecida por sua imponente decoração e por oferecer a melhor acústica da cidade, a Dvořák Hall (homenagem ao tcheco Antonín Dvořák, nome importante da música clássica) é uma das salas de concerto mais antigas da Europa. Casa da Orquestra Filarmônica de Praga desde 1946 e um dos principais locais do Festival Internacional de Música de Primavera de Praga, realizado todos os anos em Maio e Junho.

O local recebeu espetáculos até 1918, quando foi convertido em Câmara dos Comuns da República da Checoslováquia. O salão virou sala de reuniões, o palco e galeria do órgão tornaram-se tribunal para os líderes parlamentares. O Rudolfinum permaneceu um edifício político até o final da Primeira República (1939). Durante a ocupação alemã, iniciou-se a completa restauração do local, processo que durou até 1992, quando o Rudolfinum restaurou sua função de espaço de música e arte.


Dvořák Hall

O hall de entrada, chamado “Dvorana Ceremony Hall”, foi convertido em cafeteria parlamentar após 1918 e ginásio do Conservatório de Praga durante a ocupação alemã. Observe os 25 espaços vazios nas paredes, originalmente destinados a ser preenchidos com afrescos, entretanto, a maioria dos pintores tchecos boicotaram a competição em protesto contra o grande número de artistas alemães envolvidos na construção do Rudolfinum.

O Suk Hall, construído entre 1940-42, é o mais novo salão do Rudolfinum. Foi destinado a servir como um espaço menor para shows que poderia ser usado enquanto o Dvořák Hall estava em reconstrução. A sua decoração interior é inspirado no projeto arquitetônico original do edifício, razão pela qual esteticamente é compatível com o resto do edifício.

O edifício também é sede da Galerie Rudolfinum, galeria de arte aberta em 1994 no espaço projetado originalmente para a Sociedade dos Amigos Patrióticos de Arte, que em 1918 foi convertido em escritórios administrativos para o parlamento. A concepção arquitetônica das salas de exposição, com seus tetos de vidro, garantem iluminação durante o dia (a restauração adicionou a possibilidade de escurecer o espaço). Atulamente recebe exposições temporárias de arte contemporânea.

Endereço: Alsovo Nabřeží 12

- Igreja de São Tiago Apóstolo (Church of St. James the Greater, Kostel svatého Jakuba Většího)



Localizada entre as praças da Cidade Velha e da República (Náměstí Republiky), foi erguida em estilo gótico em 1232 e convertida em barroco no século 17, após um incêndio. É considerada a segunda maior igreja da cidade (atrás apenas da Catedral de São Vito) e uma das cinco "basílicas menores" de Praga. Anexo a igreja há um convento franciscano, com mosteiro, claustro e a bela Capela de Santa Ana (Kaple sv. Anny).

O exterior da igreja tem duas torres, a maior de 60,5 metros de altura abriga um relógio, uma dos poucos registros da construção original. A menor, de 50 metros, foi restaurada após o incêndio de 1689. A entrada principal tem três portais com estuques de São Francisco de Assis, São Tiago e Santo Antônio de Pádua, já a parte superior é decorada com estátuas de São Joaquim, Santa Anna, Virgem Maria e São João, além de uma escultura do Santíssimo Salvador.


Interior da igreja (Crédito: http://kolit.borec.cz/110726/praha_kostel_sv.jakuba_vetsiho.htm)

O impressionante interior barroco em mármore tem três naves de mármore cercadas por 22 capelas, já o presbitério, estuque, cúpula e abóbadas são decorados com afrescos. O púlpito é suspenso, sustentado por um corpo maciço de um leão. Destaques para a estátua de madeira da Pieta, datada do ano 1500; o belo túmulo do chanceler tcheco Jan Václav Vratislav de Mitrovic (1714-16), localizado do lado esquerdo da nave e decorado por anjos, famoso por ter sido enterrado vivo acidentalmente; a coleção de afrescos de mais de 20 mestres barrocos, em especial Peter Brandl, Hans von Aachen, Jan Jiří Heinsch e Václav Vavřinec Reiner; e o órgão datado de 1702 considerado o maior de Praga, com impressionantes 8277 tubos e decorado com esculturas.


Estuques de Santo Antônio de Pádua e São Tiago (Crédito: Wikipedia)

Entre as atrações, digamos, bizarras, estão um braço (sim, braço) mumificado, pendurado por mais de 400 anos do lado direito na entrada da igreja, relacionado à lenda de um ladrão, que supostamente entrou na igreja no meio da noite para roubar as jóias da Pieta. Quando chegou perto da estátua, ela agarrou seu braço com tanta força que o ladrão não conseguia se mover nem ficar livre, e teve que esperar a noite toda até os monjes aparecerem. Para soltá-lo, decidiram cortar seu braço e pendurá-lo na entrada da igreja como exemplo, para "lembrar a todos dos Dez Mandamentos“.

Endereço: Malá Štupartská

Outros locais de interesse:

- Igreja de San Gall (St Gall Church, Kostel svatého Havla): Localizada na Havelské město, na parte sul da Cidade Velha, esta igreja erguida em em 1230 mescla estilo românicos, gótico e barroco, resultado de reconstruções ao longo dos séculos. A fachada barroca é marcada por duas torres e oito estátuas de santos, já o interior com três naves laterais e várias capelas ao redor combina traços barrocos com afrescos, portais e esculturas góticos;


Igreja de San Giles (Crédito: prague-stay.com)

- Igreja de San Giles (St Giles Church, Kostel svatého Jiljí): Construída em 1371 no lugar de uma igreja românica datada de 1238, no século 17 passou para a ordem dos Dominicanos, que lá ergueram um monastério. O exterior tem colunas românicas e janelas góticas, e o interior em estilo barroco tem pilares, altares, retábulos, confessionários e afrescos no púlpito datados de 1733-34. Imperdível o órgão romano-gótico datado de 1733, um dos maiores de Praga, com 3500 tubos.

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar no Blog

Guias de Viagem


Álbuns de Fotos

Instagram


Anuncie no Viajante Comilão




Você gostou do blog? As dicas de viagens e reviews de restaurantes foram úteis para ajudá-lo(a) a planejar sua viagem?

O Viajante Comilão é um serviço 100% gratuito. Se você gostou do nosso serviço, ajude o blog a continuar seu trabalho: o link abaixo direciona para o site do PayPal, um serviço 100% seguro para que você possa fazer uma doação para o blog, usando seu cartão de crédito.

Contamos com sua contribuição. Obrigado!


Payments By PayPal