sábado, 21 de fevereiro de 2015

Patria: As melhores sobremesas de Bogotá


Cannoli com sorvete de creme e calda de frutas vermelhas

Diferente de outras capitais no mundo, Bogotá tem poucos restaurantes onde a fila na porta é uma regra, e não uma exceção. São Paulo, Buenos Aires, Santiago, Rio de Janeiro e Lima são apenas alguns lugares onde fila é uma instituição, uma tradição. Mas não em Bogotá. A questão aqui é cultural, o(a) bogotano(a) DETESTA uma fila. Se a previsão para ter uma mesa é uma espera de 10 minutos, é muito provável que ele(ela) vá embora (isso porque eles não conhecem o paulistano Mocotó, dono das maiores filas da cidade, onde a espera num fim de semana pode facilmente ultrapassar as DUAS HORAS, e ninguém arreda o pé).

Se o(a) bogotano(a) aceitou ficar na fila, é porque a comida é muito boa e o preço é imperdível. Entre as casas com este perfil, podemos destacar o Wok, o Crepes & Waffles, o Andrés Carne de Res (embora pessoalmente não considere os dois últimos exemplos de boa relação preço/qualidade), todas muito conhecidas de quem vive em Bogotá. Completam a lista o pequeno Sant Just, que divide com o Matiz o posto de melhor restaurante de Bogotá segundo o TripAdvisor, e o Patria, restaurante com três endereços na cidade, localizados dentro do Museo del Oro, na Zona T e na região de Salitre, nos arredores do Parque Simón Bolivar, Salitre Mágico e Jardim Botânico.



O endereço no Museo del Oro é extremamente estratégico, pois atende não apenas quem visita uma das principais atrações turísticas de Bogotá, mas também o pessoal que trabalha no Centro Histórico, com destaque para os executivos, já que, na opinião dos(as) bogotanos(as), é um lugar um pouco mais refinado e com preços acima da média da região. Fila na hora do almoço é tradição, não importa o horário em que você vá. A boa notícia é que a oferta de mesas para até duas pessoas é grande, o máximo que esperei até hoje foram 20 minutos.

Se o imponente edifício é conhecido pelos traços modernos que fogem do skyline da região, o restaurante lembra os salões de antigamente, com detalhes cromados, espelhos, móveis escuros, bar gigantesco e muitos sofás. Sem dúvidas, é uma decoração mais pesada, com gosto duvidoso e ares pouco modernos, mas aqui é uma mera questão de gosto. Como fica nos fundos do prédio, que faz esquina com duas ruas do centro, as laterais são de vidro, o que permite acompanhar o vai-e-vem do lado de fora e brinda a refeição com boa iluminação natural.


Chips de banana de couvert (esq), e o bom suco de amora com melancia (dir)

O cardápio divide-se em três grupos: (1) pratos típicos colombianos, como Ajiacco, Sancocho, Frijolada, Sobrebarriga, Chaufa e outros; (2) cozinha italiana, com grande variedade de massas; e (3) cozinha internacional, com pescados e carnes. Embora os(as) bogotanos(as) classifiquem o Patria como “mais caro que a média”, os preços seguem o padrão dos bons restaurantes do Centro e La Candelaria, ele apenas não é um restaurante de “comida de combate”, como eles chamam por aqui os lugares mais simples, com PFs de pedreiro e preços ridículos.

Já as porções seguem o padrão Bogotá e são muito bem servidas – como já falei aqui, o almoço do(a) bogotano(a) precisa ser farto, eles(elas) comem muito bem. Dependendo do que você for pedir, e do tamanho da sua fome, um prato principal pode facilmente servir duas pessoas.


Suco de lulo (esq) e limonada de abacaxi (dir)


Sucos de tangerina (esq) e manga com morango (dir)

Antes de olhar o cardápio, pergunte à garçonete (em tempo: o atendimento é rápido e prestativo, a cozinha trabalha bem e a comida chega rapidinho; se elas demorarem para trazer a conta, é só ir direto no caixa e apontar a mesa) qual o suco do dia: além dos sempre presentes sabores de tangerina e limonada (COP 5,900), pergunte pelos bons sucos de lulo e amora (COP 4,900) e pelas combinações de frutas, chamadas “frutadas”, como amora com melancia, morango com manga e limonada de abacaxi (COP 7,700).´

IMPORTANTE: Para fazer o valor do pratos em reais (R$), multiplique o valor em pesos colombianos por 1,2 e depois divida por 1000. Fácil.


Arepa com um molhinho de tomate de couvert

Enquanto pensa no que vai comer, você poderá ir beliscando um dos dois tipos de couverts oferecidos pela casa, que pode ser uma arepa com um molhinho de tomate ou, se der sorte, a ótima banana chips com molho rosé picante, o melhor dos dois.

Da lista de pratos principais que provamos, a Lasagna Bolognesa (COP 16,900) chega gratinada e fumegante, uma porção bem servida repleta de queijo e carne moída nas camadas, e com aquela casquinha crocante por cima – diferente da versão que comemos no Brasil, aqui ela não leva presunto. A massa chega no ponto certo de cozimento, a carne é bem temperada, e para os amantes de queijo (como eu) é só pedir uma porção extra de parmesão para colocar por cima. Para acompanhar, uma cestinha de pão focaccia.


Lasagna Bolognesa

Outra opção é a "Chaufa de Camarones" (COP 22,900), um arroz misturado com vegetais e que leva tenros camarões por cima – pessoalmente, só acho que poderia vir um pouco menos de arroz, ou um pouco mais de camarões. Um pouco menos de sal nos camarões seria legal também.


Chaufa de Camarones

O "Lomo Salteado" (COP 24,900) reúne tenros pedaços de filet mignon com molho à base de gengibre, acompanhado de cebolas, tomates ao forno e coberto com batata frita. De guarnição, arroz com milho. O prato é bom, a carne é extremamente tenra e saborosa, o gosto de gengibre é suave mas presente, os tomates assados são deliciosos, mas acho que esperava algo de extraordinário, saí achando que faltava alguma coisa.


Lomo Salteado

Meu preferido é o filet de pescado (pode ser truta ou tilápia) preparado na grelha, acompanhado de um molho à base de manteiga e ervas, que aqui recebe o nome de "Belle Meunière" (só esqueceram das alcaparras e champignons) e purê de batatas (COP 26,900). É um prato leve, extremamente saboroso, o molho à base de manteiga e ervas frecas é bem preparado, e junto com o limãozinho traz uma complexidade de sabores. Não é um prato grande para os padrões bogotanos ou se você estiver com muita fome, mas é uma porção bem servida pelo preço que cobram. Por outro lado, assim sobra espaço para as sobremesas!


A ótima Tilápia

E o que eu escrevi no titulo é verdade: se os pratos principais são bons, os doces são espetaculares. Na opinião deste blog, o Patria tem as melhores sobremesas de Bogotá.

Começamos pelo dono da festa: cannoli. Na verdade, não é o cannolo tradicional siciliano, feito com ricota, mas uma recriação da casa, para desespero total dos italianos, à base de doce de leite colombiano, o chamado “arequipe”. São dois canudinhos cuja massa lembra o nosso “bijou” (só quem tem mais de 30 anos entenderá), transbordando felicidade (quer dizer, muito doce de leite), acompanhados por uma bola de sorvete de creme e uma inesquecível calda de frutas vermelhas (COP 7,900), que não só quebra um pouco do doce, mas na minha opinião domina as atenções do prato, daquelas coisas que você não resistirá em passar o dedo no final para pegar o último restinho e deixar o prato limpinho.


Torta de Bailey's

Para quem gosta de Bailey’s, a torta da casa leva massa à base de Oreo moído e base de sorvete com uma quantidade generosa do licor irlandês, finalizado levemente com uma calda de chocolate (COP 7,900). É uma sobremesa forte, quase nada doce, ideal para quem quer ficar com aquele gostinho de Bailey’s na boca (não recomendado se você tiver uma reunião de trabalho após o almoço).

Fechamos com o tradicional “Tres Leches”, sobremesa típica colombiana que aqui recebe uma cobertura de geléia de goiaba e um montinho de gengibre ralado (COP 7,900). É boa, a mistura dos três leites (leite fervido, creme de leite e leite condensado) com a goiaba e o gengibre forma combinações interessantes, mas não bate o Tres Leches de chá verde dohttp://oviajantecomilao.blogspot.com/2014/11/bogota-wok.html Wok, que para mim segue o melhor de Bogotá.


Tres Leches

Centro: Calle 16 # 5-41 (dentro do Museo del Oro)
Horário de funcionamento: Terça a domingo das 12hs às 16hs. Fechado segunda.

Zona T: Calle 83 # 12A-11
Horário de funcionamento: Todos os dias das 12hs às 17hs

Salitre: Calle 26 # 69B-33 (Bogotá Corporate Center)
Horário de funcionamento: Segunda à sexta das 12hs às 22hs, sábado e domingo das 12hs às 18hs

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar no Blog

Guias de Viagem


Álbuns de Fotos

Instagram


Anuncie no Viajante Comilão




Você gostou do blog? As dicas de viagens e reviews de restaurantes foram úteis para ajudá-lo(a) a planejar sua viagem?

O Viajante Comilão é um serviço 100% gratuito. Se você gostou do nosso serviço, ajude o blog a continuar seu trabalho: o link abaixo direciona para o site do PayPal, um serviço 100% seguro para que você possa fazer uma doação para o blog, usando seu cartão de crédito.

Contamos com sua contribuição. Obrigado!


Payments By PayPal