sexta-feira, 22 de maio de 2015

Bogotá – Baita (Zona G)


Hommus com kebab de res

Restaurante com cozinha inspirada no Oriente Médio com influências mediterrâneas, principalmente da Itália e Grécia - muito azeite e uso farto de vegetais, como beringela, couve-flor, grão de bico, beterraba e cenoura. A proposta da casa são as porções para compartilhar, em alguns casos para serem saboreadas com as mãos. Lugar de comida casual, simples e bem feita, combinação perfeita para fazer da mesa um oásis de cores, aromas e sabores deliciosos. Para completar, o Baita é um restaurante econômico, provavelmente um dos melhores custo/benefício da cara e badalada Zona G.

O ambiente destaca-se pela elegância e simplicidade, um salão bem comprido com mesinhas de madeira e cadeiras coloridas, parede de tijolos à mostra adornada com poucos objetos. Nos fundos, uma área com teto tranparente permite a entrada de luz natural, onde ganham destaque as três floreiras fixas no alto. A cozinha é toda aberta, é possível acompanhar o vai-e-vem dos funcionários e a preparação dos pratos – aliás, eles trabalham rapidinho, não é um lugar onde a comida demora a chegar à mesa.











O atendimento destaca-se por ser atencioso e cordial, funcionários explicam em detalhes os pratos, ajudam na escolha das bebidas, retiram os pratos sujos com rapidez. O cardápio resume-se a uma prancheta com três folhas, na primeira estão as entradas, na segunda os pratos principais, e na terceira ficam as sobremesas e bebidas. Tudo muito simples e prático.

A carta de entradas reúne boas opções para abrir a refeição ou criar uma festa de cores, aromas e sabores a compartilhar entre todos na mesa (preços entre COP 5,900 e COP 18,900). Entre os pratos principais, sopas (COP 9,000), saladas (preços entre COP 14,900 e COP 18,000) e as famosas pitas (preços entre COP 14,000 e COP 21,900), sanduiches preparados no pão sírio (normal ou integral), cortado ao meio e seu interior recebe diversas opções de recheio. As pitas são generosamente recheadas, entre 300 e 400 gramas de recheio.

IMPORTANTE: Para fazer o valor do pratos em reais (R$), multiplique o valor em pesos colombianos por 1,2 e depois divida por 1000. Fácil.


Pita

Não pense duas vezes e comece a refeição com o excelente hommus da casa, com sabor intenso de grão de bico, levemente defumado e cremosidade acima da média, finalizado com um toque generoso de azeite e um pitada de páprica por cima. A porção é bem servida, e ainda vem acompanhada por uma cestinha do ótimo pão sírio de produção própria.

Disponível em quatro versões, dá para pedir só o hommus (COP 9,000), acompanhá-lo com cogumelos salteados (COP 10,000), cebola frita (COP 10,000) ou as imperdíveis almôndegas de carne bovina, aqui chamadas “kebab de res” (COP 17,900), levemente tostadas por fora e rosinhas por dentro. Uma das melhores entradas que provei até agora em Bogotá. O negócio é viciante.

Outra opção que impressiona pela qualidade e sabor são os “Camarones apanados con mayonesa picante” (COP 18,900), uma porção com 15 camarões empanados e acompanhados por uma maionese levemente picante – para minha total alegria, feita com pimenta Sriracha (YES! YES! YES!), uma das melhores coisas inventadas pelo homem. Aqui o segredo da felicidade é comer com as mãos, sem frescuras (e lamber os dedos ao final, lógico). Os camarões são grandes e tenros, o empanado é leve e saboroso, e o molhinho é matador.



Gosta de beringela? Outro acerto da casa é a “Bruschetta de berenjenas en salsa de tomate” (COP 6,900), duas fatias de pão com fatias de beringela e um bom molho de tomates por cima. Simples e delicioso, outra opção para comer com as mãos. A outra opção com beringelas no menu são os “Rollos de berenjena y queso feta” (COP 9,500), porém o queijo vem temperado em excesso com pimentão vermelho, o que deixa o gosto muito forte, “mata” o toque defumado da beringela – na verdade, tudo tem gosto de pimentão.



Fechamos a primeira parte da nossa viagem com o falafel da casa (COP 5,900), preparado como manda a tradição, o grão de bico é bem moído antes de ser misturado com as especiarias. A porção traz cinco bolinhos fritos, devidamente acompanhados por um suave dip de tahine. A fritura é bem sequinha, o bolinho é leve e a casquinha é crocante, entretanto achamos o tempero suave demais, poderia ter ficado mais tempo marinando.

Das três pitas que provamos, a melhor é sem dúvidas a “Camarones” (COP 21,900), que leva uma porção sem misérias de camarões salteados, tomates e cebolas assados, abacate, molho “sjug” (tipo de ají proveniente do Iêmen), creme azedo, perfume de tomates e cebolinha. Mesmo com tantos sabores marcantes, o que prevalece é o ótimo camarão – e o negócio é SENSACIONAL! Todos os méritos para a harmonização de sabores proposta pela cozinha, que mesclam o tomate levemente adocicado, o amanteigado do abacate, o ácido do creme azedo, o picante do sjug e provocam explosões de sensações na boca. Sem falar que, pela qualidade dos produtos e tamanho da pita, o preço cobrado é quase um “regalo”.





São oito opções de pitas, sendo duas de frango, uma de linguiça, duas vegetarianas e quatro à base de carne bovina, como a ótima “Kebab de Res” (COP 17,500), que leva almôndegas de carne bovina, molho “matbuja” (picante de tomate), hommus, beringela, couve-flor, pepino, tahine e harissa (pasta picante oriunda da Tunísia). Se as almôndegas sozinhas já são ótimas, e a mescla de matbuja, tahine e harissa dá uma turbinada nos sabores, deixando a pita levemente picante. A boa seleção dos vegetais ajuda a criar diferentes texturas e sabores. Pessoalmente só achei que a couve-flor poderia vir um pouco mais misturada ao recheio ao invés de vir toda em cima – acho que a pessoa que a preparou esqueceu de misturá-la ao restante.





Terminamos nosso tour pelos sabores do Oriente Médio com a pita “Chorizo” (COP 14,900), uma interessante mistura de hommus, pepino e tomate em cubos, batata frita, chilichurri (versão do molho chimichurri) e um toque de tahine. O tal chorizo mais parece salsicha, não tem textura nem sabor de linguiça, a carne de porco é processada demais, neste ponto foi um pouco decepcionante. Adoro batata frita no meio do sanduíche, achei que a mistureba ficou bem legal. Já o chilichurri é bem suave, sente-se mais o tahine. Vale dizer que, como nas outras pitas, é uma quantidade absurda de comida.





A carta tem uma boa oferta de sucos, como o “Maracumango” (maracujá + manga), “Mandarimango” (tangerina + manga) e o “Fresa Citrus” (morango + abacaxi), refrescantes e encorpados (COP 5,500 cada), além de algumas opções de smoothies. A carta de cervejas traz cerca de dez rótulos especiais, como Fuller’s London Pride, Paulaner e Grolsch, entre outros.


Maracumango (esq) e Fresa Citrus (dir)



Como na maioria dos restaurantes de Bogotá, as sobremesas aqui não brilham. São apenas três opções no cardápio, entre elas o Krembo (COP 11,900), um sorvete de chocolate branco com pedacinhos de coco, base de frutas vermelhas e casquinha de chocolate, com cobertura de amêndoas e suspiros.

Quem nunca terminou uma refeição na churrascaria com aquelas sobremesas industrializadas, bolas quase petrificadas de sabores como cassata, brigadeiro e floresta negra? Então, é bem por aí. O Krembo é até bonitinho por fora, mistura vários sabores fortes, porém falta harmonia: enquanto o chocolate branco é quase imperceptível, o coco é bem intenso. Entretanto, o principal problema é a falta de cremosidade, é um tijolo. Entra facilmente nas categorias “arma mortal”, “bola de beisebol”, etc.


Krembo

Endereço: Carrera 5# 69-26
Telefone: +57 (1) 675-3699
Horário de funcionamento: Segunda à sábado das 12hs às 22hs, domingo e feriados das 12hs às 17hs.
Internet: www.baita.com.co (em construção)

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar no Blog

Guias de Viagem


Álbuns de Fotos

Instagram


Anuncie no Viajante Comilão




Você gostou do blog? As dicas de viagens e reviews de restaurantes foram úteis para ajudá-lo(a) a planejar sua viagem?

O Viajante Comilão é um serviço 100% gratuito. Se você gostou do nosso serviço, ajude o blog a continuar seu trabalho: o link abaixo direciona para o site do PayPal, um serviço 100% seguro para que você possa fazer uma doação para o blog, usando seu cartão de crédito.

Contamos com sua contribuição. Obrigado!


Payments By PayPal