segunda-feira, 4 de maio de 2015

Bogotá – Gordo Bar (Zona G)


Gordo Burger com extras de bacon e gorgonzola

Restaurante/bar localizado no coração da Zona G, famoso por sua carta de coquetéis e cardápio com clássicos da cozinha norte-americana, com destaque para o hambúrguer da casa, tido por muitos como o melhor de Bogotá. Atualmente é um lugar “de moda”, por isso as filas são constantes e grandes.

Dividido em três ambientes com inspiração nos bares novaiorquinos, os dois primeiros contam com um grande bar para até 16 pessoas, mesas rusticas de madeira, espelhos, sofás de couro e cores fortes nas paredes e teto; já o terceiro, nos fundos, é uma “terraza” bem agradável com plantas e teto transparente, o que permite boa entrada de luz natural. O som ambiente é uma seleção de rock de garagem, em volume tranquilo para não atrapalhar as conversas. Em comum, os três fazem referência ao simpático mascote de um dos donos, uma mistura de Bulldog Francês com Scottish Terrier, que dá nome ao restaurante.





O carro-chefe é o ótimo hambúrguer (COP 19,900), um carnão de 180 gramas que inclui alface, tomate e cebola encurtida em vinagre de beterraba. Entre os extras, dá para incluir bacon (COP 5,000), pickles (COP 2,000), jalapeño (COP 4,000) e cinco opções de queijos: feta, munster, cheddar, gruyère e gorgonzola (COP 4,000 cada). Para acompanhar, fritas, onion rings, salada da casa, polenta, purê de batatas ou espinafre com bacon (entre COP 4,000 e COP 5,000 cada).


Gordo Burger com extras de bacon e cheddar, acompanhado de Gordo Fries


Gordo Burger com extras de bacon e gorgonzola

Avaliamos o lanche em duas oportunidades, sempre com extra de bacon (feito por eles) e apenas mudando o queijo: cheddar na primeira, gorgonzola na segunda. Em ambos casos a carne, uma mescla de quatro cortes da vaca, moída todos os dias e feita no no chair-boiler, chegou rigorosamente no mesmo ponto, levemente tostada por fora e rosinha por dentro, além de extremamente suculenta. O pão que eles usam é um brioche feito por eles, super macio e que não desmonta todo após a primeira mordida.

Na nossa opinião, a versão com cheddar harmonizou melhor todos os sabores, dá para notar o tempero da carne, o defumado do bacon, o curtido da cebola. Já o gorgonzola, servido em nacos bem generosos, se sobressaiu demais e anulou um pouco os outros sabores.


Onion Rings

Para acompanhar, pedimos as “Gordo Fries”, batatas cortadas em quatro (com casca, lógico), primeiro cozidas e depois fritas para deixar aquela casquinha crocante, finalizadas apenas com sal. A batata é boa, mas as Onion Rings da casa agradam mais – gordinhas, sequinhas, crocantes e deliciosas! Quer dizer, não apenas “agradam mais”, são as melhores que já comi na vida!

Sim, o burger é realmente muito bom, até agora o melhor que comi em Bogotá. Mas na minha opinião a estrela da casa é a pimenta Sriracha da Huy Fong Foods (que, apesar do nome e da embalagem toda em tailandês, é 100% feita no Estados Unidos), cultuara, venerada e amada em todo o mundo. Para muitos, aquela embalagem de plástico com o desenho de um galo e com dizeres em tailandês (o nome faz referência à cidade de Si Racha, na Tailândia) é referência em pimenta (sorry, Tabasco!).


Sriracha

Provei esta pimenta pela primeira vez na Inglaterra em 2007, e foi amor à primeira labareda – é picante, mas não o suficiente para alterar o sabor dos alimentos. Por isso, é muito usada também na cozinha no preparo de pratos (com pipoca, fica espetacular!). Vivemos um ano incrível juntos, ela fez parte da minha vida em vários momentos inesquecíveis, mas quando retornei ao Brasil, nunca mais soube dela. Foram anos buscando notícias, até encontrá-la novamente aqui em Bogotá. Confesso: ela é a principal razão para que eu vá ao Gordo Bar.


Chicken Tenders


Wings

Provamos duas opções da carta de entradas, os “Chicken Tenders” (COP 16,000) e as ‘Wings” (COP 16,000). As asinhas são banhadas em molho barbecue com um toque generoso de coentro, já os pedaços de peito de frango chegam com um potinho de BBQ à parte. Ambas opções cumprem bem seu papel de abrir a refeição, mas sem serem espetaculares.

A carta de sanduíches tem outras quatro opções, com barriga de porco, rosbife, carne desfiada e mix de queijos. Provamos a primeira, chamada “Vietnamese” (COP 19,900), que leva barriga de porco desfiada e curtida com ají e coentro, além de cenoura ralada e picles japoneses, tudo servido em um pão ciabatta. Não sei se o burger elevou demais minhas expectativas, mas não achei o lanche tudo isso, fiquei com uma pontinha de decepção. A carne é boa, mas minha principal reclamação é que faltou recheio (ou sobrou pão).


Vietmanese

Entre as cervejas, além da sempre presente Club Colombia, cujas três versões (rubia, roja e negra) são bem agradáveis e com bom drinkability, é possível tomar Grolsch (COP 12,000) e Corona (COP 10,000). A carta de coquetéis, criada por um barman de Nova Iorque, é extensa e recebe grandes elogios. Entre os sucos, a versão de tangerina (COP 6,000) é bem refrescante.


A boa cerveja Grolsch (esq) e o refrescante suco de tangerina (dir)

Os lanches são grandes, mas sempre sobra um espacinho para a sobremesa. A única coisa que posso dizer das espetaculares “Fried Oreos” (COP 9,000), que são biscoitos Oreo inteiros envoltos com uma massa super fininha e fritos, acompanhados por creme inglês é: que negócio sensacional! Parece bolinho de chuva (típica receita de avó) recheado com Oreo (gordice dos tempos modernos).


Fried Oreos

A cada mordida, dá para sentir o gostinho inconfundível do Oreo, o sabor do creme que vem dentro, o crocante da casquinha. É sensacional, mas dá para ficar inesquecível: mergulhe com gosto o bolinho no creme inglês. É viciante. Uma das melhores sobremesas que provei em Bogotá até agora.

Outra sobremesa que vale muito a pena é o “Bread Pudding” (COP 9,000), um pudim de pão tradicional com calda de chocolate quente por cima e uma bola de sorvete de creme para finalizar. Ideal para quem busca uma opção pouco doce, a textura do pudim de pão é incrível, o sabor combina perfeitamente com a calda de chocolate. A bola de sorvete ajuda a quebrar os sabores e não deixar a sobremesa enjoativa.


Bread Pudding

Endereço: Carrera 4A # 66-84
Telefone: +57 (1) 345 57 69
Horário de funcionamento: Todos os dias das 12hs à meia-noite.
Internet: http://gordobar.com/

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar no Blog

Guias de Viagem


Álbuns de Fotos

Instagram


Anuncie no Viajante Comilão




Você gostou do blog? As dicas de viagens e reviews de restaurantes foram úteis para ajudá-lo(a) a planejar sua viagem?

O Viajante Comilão é um serviço 100% gratuito. Se você gostou do nosso serviço, ajude o blog a continuar seu trabalho: o link abaixo direciona para o site do PayPal, um serviço 100% seguro para que você possa fazer uma doação para o blog, usando seu cartão de crédito.

Contamos com sua contribuição. Obrigado!


Payments By PayPal