quarta-feira, 6 de maio de 2015

Bogotá – Tábula (La Macarena)


Puchero de garbanzos con chorizo y huevo pochado

Restaurante localizado em um casarão antigo a poucos passos do Museo Nacional, sua cozinha "fusion" mescla influências espanholas e colombianas para oferecer pratos clássicos, reinvenções e criações com identidade própria, porções fartas para quem busca um lugar agradável para experimentar e compartilhar sabores, sem deixar as calças na hora de pagar a conta.

Após passar pela pequena porta que dá para uma antesala, entramos no salão principal, pensado para reproduzir uma atmosfera de jardim, com paredes de plantas e uma lateral repleta de toras de madeira (a maioria dos pratos é preparada no forno à lenha), fechado com teto de vidro. As mesas são de madeira rústica, o que reforça o clima informal. Nos fundos há um segundo salão, bem menor, com clima mais intimista e um piano de decoração.







O atendimento é bem informal, gentil e atencioso, a cozinha trabalha bem, embora nos dias de lotação máxima os pedidos possam demorar um pouco mais para sair, mas sem alterar a qualidade do produto final.

Fiz quatro visitas ao restaurante, sempre com o intuito de conhecer a "Cazuela de camarones tigre con chorizo picante y espárragos", um dos principais pratos da casa (abaixo comentarei o que achei). Nas duas primeiras visitas, o prato não estava disponível. Na terceira também não estava, mas ganhei uma "Crema catalana de arequipe" para compensar a "falha da casa". Dois meses depois fiz nova visita, e desta vez não apenas o prato estava disponível, como o garçom lembrou-se de mim "Boa tarde, hoje temos a cazuela de camarões que o senhor tanto buscava". Ponto para a casa!





A carta de pratos principais é bem enxuta, são apenas oito opções, todas em porções gigantes para 2-3 pessoas. O foco aqui são as entradas, criadas para petiscar e compartilhar – são cerca de 25 opções, com preços entre COP 9,000 e COP 32,000, bem servidas e que podem ser compartilhadas por duas ou até três pessoas (para uma refeição completa, 3-4 porções são mais que suficientes para um casal).

IMPORTANTE: Para fazer o valor do pratos em reais (R$), multiplique o valor em pesos colombianos por 1,2 e depois divida por 1000. Fácil.

O couvert da casa tem um saboroso hommus (patê de grão-de-bico) generosamente regado no azeite, acompanhado por fatias bem fininhas de pão macio e quentinho. De verdade, eu ficaria só com o couvert, que negócio bom!


Couvert

Comece bem a refeição com o ótimo “Puchero de garbanzos con chorizo y huevo pochado” (COP 19,000), um dos principais pratos da região das Astúrias (norte da Espanha), um cozido que leva chorizo, grão-de-bico, cebola e molho de tomates, finalizado com um ovo poché (com gema mole, lógico) por cima. É um prato acolhedor e reconfortante. O grão-de-bico é macio, o chorizo é levemente picante, o molho de tomates tem zero de acidez. A diversão aqui é furar o ovo e deixar a gema molinha escorrer e misturar-se com o molho de tomates. Eita coisa boa!

Em seguida, ataque as “Croquetas de pescado sobre hogo y suero costeño” (COP 21,000), bolinhos de pescado acompanhados de queijo suero costeño e um colherada de mostarda. As croquetas têm casquinha crocante e interior molinho, são extremamente leves e derretem na boca. O sabor do pescado é realçado pelas ervas frescas (salsinha e coentro) e especiarias. As duas opções de molho criam variações interessantes na boca, o cremoso e levemente adocicado do queijo contrasta com o ácido e levemente picante da mostarda. Para repetir várias vezes.


Croquetas de pescado sobre hogo y suero costeño

Em seguida, partimos para o “Capelleti de gallina criolla, salsa de queso paipa y almendras” (COP 25,000), são quatro raviolis gigantes recheados com galinha caipira desfiada com molho de tomates, mergulhados em um molho à base de queijo paipa (típico da Colômbia) e amêndoas torradas. O ravioli é incrível, a carne é mega saborosa, o molho de queijo paipa tem textura de quatro queijos, mas é mega suave. Apenas achamos as amêndoas torradas demais, o que altera o sabor do prato.


Capelleti de gallina criolla, salsa de queso paipa y almendras

Precisei de quatro visitas ao restaurante para conseguir provar a famosa “Cazuela de camarones tigre con chorizo picante y espárragos” (COP 25,000), e não me arrependi: a cumbuca chega repleta de camarões (contei mais de 20), acompanhados de pedaços de chorizo (que nem são tão picantes assim) e mergulhados em um molhinho à base de tomates com bastante coentro, o que deixa o molho com picância média (legal avisar, já que tem gente que não gosta). Por cima, pedaços de mandioca cozida e arepas de milho bem fininhas.


Cazuela de camarones tigre con chorizo picante y espárragos

Outra opção que agradou são as “Brochetas de lomo de res al carbón con mojo criollo” (COP 21,000), quatro espetinhos com cubos de carne intercalados com cebola, grelhados no forno à lenha e cobertos com um molho criollo (cebola, pimentões vermelho e verde, tomate e muito azeite). A carne é suculenta e ricamente tenra, os cubos são bem gordinhos, entretanto vale dizer que o interior chega mal passado (resultado do preparo à lenha, que “tosta” levemente o exterior e deixa o interior bem vermelho). Boa escolha para quem busca algo simples e saboroso.


Brochetas de lomo de res al carbón con mojo criollo

Ainda na linha de clássicos, provamos os “Chorizos artesanales con chimichurri de limones en salmuera” (COP 19,000), linguiça fatiada e acompanhada por uma versão de chimichurri com toque de limão. A carne de porco é sequinha e bem condimentada, o molhinho é saboroso. Misture com o hommus e coma com o pãozinho (se acabou, é só pedir que eles trazem mais), o contraste dos sabores é uma combinação bem interessante.


Chorizos artesanales con chimichurri de limones en salmuera

Trazida do irmão Donostia, a "Ensalada de Cangrejo" (COP 16,500) mescla carne de caranguejo desfiada, cebola roxa, coentro e um toque de pimentão amarelo, tudo levemente marinado no limão. Único prato frio de todos que provamos, é um dos que tem sabor mais acentuado. Delicioso.


Ensalada de Cangrejo

Entre os chamados "acompanhamentos" dos pratos principais, mas que também são interessantes para “picar” (expressão em espanhol para “petiscar”), peça os “Tomates al horno de leña con aderezo de setas” (COP 8,000), dois tomates sem pele assados no forno à lenha, cobertos com crocante de cogumelos e finalizados com cebolinha, uma opção interessantemente despretenciosa e bem saborosa para acompanhar os espetinhos e a linguiça.


Tomates al horno de leña con aderezo de setas

Entre as opções decepcionantes (sim, nem tudo que provamos merece elogios), estão o “Pulpo al grill al romero” (COP 20,000), com carne extremamente molenga e com aquela pelanca do polvo – sim, faltou limpá-lo devidamente para servir só a carne. Além do mais, carecia de tempero, o alecrim (romero) deixou apenas o aroma.


Pulpo al grill al romero

Também não gostamos dos “Langostinos al papillote criollo con yuca sudada” (COP 32,000), camarões grandes feitos no cartóquio (yes!) com mandioca (yes!) e cobertos com catchup (???). Okay, os camarões são bons, a mandioca estava bem molinha, mas... catchup? WTF???


Langostinos al papillote criollo con yuca sudada

Para beber, linha de cervejas BBC (Lager, Cajicá, Monserrate, Chapinero - COP 8,000 cada), carta de vinhos, boa oferta de sucos naturais (como lulo e graviola, COP 4,500 cada), além da ótima lulada (COP 6,500), que serve tanto de bebida como de sobremesa, repleta de pedacinhos de lulo. Deliciosa!


Suco de lulo (esq) e BBC Cajicá (dir), que leva mel na sua composição


Lulada

A carta de sobremesas demonstra força e personalidade. Provamos a complexa (e deliciosa) “Panacotta de banano con melao y almendras garrapiñadas” (COP 12,500), que reúne uma leve e delicada panacotta de banana com melão, acompanhada de amêndoas inteiras e "seladas" com uma casquinha de açúcar de confeiteiro, tudo devidamente coberto com uma calda de açúcar caramelizado por cima, opção interessante para quem foge das propostas tradicionais com chocolate e/ou muito doces.


Panacotta de banano con melao y almendras garrapiñadas

Já a “Crema catalana de arequipe” (COP 12,000) mescla a principal sobremesa da Espanha com o doce de leite colombiano (aqui chamado "arequipe"), não podia faltar a tradicional casquinha tostada no maçarico por cima, abaixo um creme de doce de leite bem denso e divinamente saboroso.


Crema catalana de arequipe

Endereço: Cl 29 Bis # 5-90
Telefone: +57 (1) 2877228
Horário de funcionamento: Todos os dias das 12hs às 16hs (almoço), quinta a sábado das 19hs às 23hs (jantar)
Internet: http://elorigendelacomida.co/tag/restaurante-tabula/

1 comentários:

clara m. disse...

Comentário geral sobre o blog: incrível. Obrigada!
Destaque especial para uma nota que há numa publicação antiga sobre Santiago em que fala, muito educadamente, que é providencial que os brasileiros aprendem espanhol.

Postar um comentário

Pesquisar no Blog

Guias de Viagem


Álbuns de Fotos

Instagram


Anuncie no Viajante Comilão




Você gostou do blog? As dicas de viagens e reviews de restaurantes foram úteis para ajudá-lo(a) a planejar sua viagem?

O Viajante Comilão é um serviço 100% gratuito. Se você gostou do nosso serviço, ajude o blog a continuar seu trabalho: o link abaixo direciona para o site do PayPal, um serviço 100% seguro para que você possa fazer uma doação para o blog, usando seu cartão de crédito.

Contamos com sua contribuição. Obrigado!


Payments By PayPal