terça-feira, 16 de junho de 2015

Bogotá – Donostia (La Macarena)


Chuletas de cordero con salsa chimichurri

Restaurante localizado em um casarão colonial a poucos passos do Museo Nacional. Dos mesmos donos do vizinho Tábula, as duas casas compartilham a paixão pela cozinha espanhola com toques colombianos. Entretanto, enquanto a cozinha “fusion”do Tábula oferece pratos clássicos, reinvenções e criações com identidade própria, o Donostia é o laboratório que explora o conceito da “cozinha de mercado”, onde a idéia é preparar pratos de acordo com a disponibilidade de ingredientes no dia, comprados nos mercados da cidade e de produtores locais. Não atinge o mesmo resultado do vizinho, mas possui pratos interessantes que merecem ser explorados.

A decoração valoriza a arquitetura colonial do local, onde novo e antigo convivem em total harmonia - a parede de tijolos do lado esquerdo recebe a companhia de um grande sofá estampado que ocupa quase todo o salão, as vigas de madeira no teto são adornadas por luminárias, quadros e uma adega de vinhos suspensa. Do outro lado, um balcão tem algumas cadeiras elevadas com visão do vai-e-vem da cozinha. Infelizmente a exaustão não é das melhores, o que significa que você sair de lá com a roupa e cabelo um pouco “defumados”.


Donostia com o vizinho Tábula







O atendimento não brilha e nem estraga a refeição, fazem seu trabalho sem comprometer a experiência, já a cozinha trabalha com rapidez para liberar os pratos.

Se pudéssemos definir o Donostia com uma palavra, ela seria “mudança”. As entradas e pratos principais da pequena carta mudam a cada 3 meses, e a cada semana são oferecidas diferentes opções de tapas e pequenas porções - é só olhar nas lousas para saber qual o menu do dia.


Fatias de pão italiano com azeite e molho de tomates de couvert

Em um restaurante onde praticamente não existe um menu fixo, não deixe de experimentar o único prato servido sem interrupções desde a criação do restaurante há exatos 12 anos, os “Raviolis rellenos de suero costeño, chorizo y tomates confitados” (COP 21,900). São três raviolis grandes, recheados com queijo suero costeño (um queijo que lembra parmesão, mas que aqui é preparado como um cream cheese) e um molho à base de tomates e chorizo moído. Interessante combinação de sabores, os raviolis leves e bem recheados contrastam com o molho potente, de sabores intensos. Beeeem bão.


Raviolis rellenos de suero costeño, chorizo y tomates confitados

Começamos a viagem pelas tapas com as “Chuletas de cordero con salsa chimichurri” (COP 25,400), são quatro carrés de cordeiro e uma versão caseira de chimichurri com ervas em pedaços, além de cebolas e tomates em cubinhos. Servida mal-passada (como manda a regra do cordeiro, para não deixar a carne dura), a mescla de aromas invade o salão assim que o prato chega. Não seja tímido(a) e coma diretamente com as mãos, aqui garfo e faca são totalmente dispensáveis. Vale destacar a suculência impressionante da carne, que sai do osso com facilidade e derrete da boca.

Nossa próxima experiência foram os “Portobellos con chorizo” (COP 19,800), que leva cogumelos Portobello picados e linguiça colombiana tipo chorizo fatiada. Sabemos que cogumelos Portobello e chorizo são sabores fortes, mas aqui eles parecem que foram feitos um para o outro. A porção de cogumelos é bem servida, apenas acho que poderia vir um pouco mais de chorizo. Outro porém do prato é que chega com quase dois dedos de água dos cogumelos, poderiam retirá-la antes de servir, já que não agrega nada ao prato.


Portobellos con chorizo

Seguimos com a ótima “Bruschetta com tartar de trucha” (COP 14,500), uma fatia de pão italiano com truta marinada no limão, cenoura, tomates e coentro, todos bem picadinhos, além e uma fatia de abacate na base. O frescor e leveza do pescado são marcantes, é possível sentir o limão, o coentro. Além do sabor, merece elogios pela quantidade – sim, a porção é realmente grande (como é possível ver na foto).


Bruschetta com tartar de trucha

Outra opção da carta fixa que provamos foi o “Pulpo a la parrilla” (COP 18,700), e pessoalmente não agradou. São quatro pedaços de polvo preparados na grelha com uma base de batatas cozidas, azeite e especiarias. Para nosso azar o polvo chegou com excesso de pele, grossa e molenga, quando deveria vir com apenas uma camada fina e crocante. Uma vez retirada, a carne revelou-se um pouco aquém do ponto.


Pulpo a la parrilla

Entre as sobremesas, o “Pie de Trufa de Chocolate” (COP 12,500) lembra um brownie de chocolate beeeem amargo, e vem acompanhado de uma bola de sorvete de creme. A torta é saborosa, acho que agradaria mais se fosse servida quente. A grande decepção das duas visitas que fizemos foi a “Lulada con Helado de Vainilla” (COP 10,500), excessivamente ácida, a ponto de provocar uma baita queimação depois – e olha que o lulo, apesar de ser um fruto ácido, é bem docinho. Evite. Se quiser provar um bom lulo, o vizinho Donostia tem a melhor lulada da cidade.


Pie de Trufa de Chocolate


Lulada con Helado de Vainilla

Endereço: Calle 29 Bis # 5-84
Telefone: +57 (1) 287 3943 e 245 7953
Horário de funcionamento: Todos os dias das 12hs às 16hs, terça a sábado das 19hs às 23hs.
Internet: http://elorigendelacomida.co/donostia-nuevo/

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar no Blog

Guias de Viagem


Álbuns de Fotos

Instagram


Anuncie no Viajante Comilão




Você gostou do blog? As dicas de viagens e reviews de restaurantes foram úteis para ajudá-lo(a) a planejar sua viagem?

O Viajante Comilão é um serviço 100% gratuito. Se você gostou do nosso serviço, ajude o blog a continuar seu trabalho: o link abaixo direciona para o site do PayPal, um serviço 100% seguro para que você possa fazer uma doação para o blog, usando seu cartão de crédito.

Contamos com sua contribuição. Obrigado!


Payments By PayPal