quinta-feira, 9 de julho de 2015

Bogotá – Cacio e Pepe (Chicó)


Gnocchi de ricotta con langostinos y cangrejo, habas y albahaca

Restaurante italiano localizado no edifício Urban Plaza (mais conhecido pelo EK Hotel), no coração de Chicó e a poucos passos do Parque Virrey e Parque de la 93. O nome faz referência à pasta al cacio e pepe (“queijo e pimenta”), um clássico romano preparado com spaghetti, queijo pecorino e pimenta do reino. Sua cozinha de autor procura fugir do óbvio, combinando ingredientes clássicos da cozinha italiana para criar pratos perfumados e ricos de sabor, que valorizam cada componente.

O amplo salão principal tem decoração rústica e um pouco intimista, os móveis escuros de madeira e o grande sofá vermelho em estilo vintage na lateral dividem espaço com o amplo bar na entrada e as garrafas de vinho de um dos lados, já os grandes janelões garantem a iluminação natural. A área externa mantém a atmosfera de varanda, toda cercada de vidro e plantas e que permite uma bela visão do jardim que constitui a área de convivência de Urban Plaza, onde estão os restaurantes Black Bear, Juana la Loca e Osaki.







O atendimento é cortês e atencioso, embora às vezes tenho a impressão que todos os garçons simplesmente somem do salão. A cozinha trabalha com eficiência (mas sem pressa) para entregar os pratos – o foco está na qualidade, não no relógio.

Farto e delicioso, o couvert é composto por uma cesta de pães acompanhada por um molho de tomates que recebe um toque de azeite extra-virgem. O aroma é irrestistível, é preciso controlar-se para não comer tudo de uma vez! O molho de tomates é delicioso, suave e nada ácido, o pão chega quentinho e crocante. Os caras sabem valorizar o couvert.


Couvert

As entradas são muito mais do que pratos pequenos para abrir a refeição, possuem personalidade, são generosos e pensados para compartilhar. Para quem quiser ficar só nas entradas, dá para fazer um belo banquete – tem alcachofras, almôndegas, polvo, camarões, atum, polenta com cogumelos, queijos e o bom e velho prosciutto italiano, que transforma qualquer refeição em um acontecimento.

Gosta de polvo? Então não pense duas vezes para pedir o ótimo “Pulpo Asado con chimichurri de chile y aceituna verde, alioli picante y yuca” (COP 27,000), um dos melhores que provamos até agora. Um dos poucos lugares que tenta fugir da combinação polvo + molho de azeitonas pretas, a proposta aqui harmoniza – e com sucesso – o crustáceo cozido à perfeição (e sem aquela pelanca molenga) com um molho à base de azeitonas verdes, mandioca, chimichurri e alioli. A diferença é que a mistura, acompanhada por pedaços de abacate e tomates cherry fatiados, valorizam o sabor do crustáceo. Prove e depois me conte se não é bão demais.


Pulpo Asado con chimichurri de chile y aceituna verde, alioli picante y yuca

O polvo é muito bom, mas os “Langostinos C&P con queso Pecorino, cebolla roja y papas criollas crujientes” (COP 26,000) rouba a cena, provavelmente entraria em um TOP 5 das melhores entradas que provei em Bogotá. A foto fala por si, são 5 camarões grandes com um molho à base de pecorino (de verdade, eu AMO este queijo!), batatas e um toque de cebola roxa, que em princípio pode parecer sem importância, mas que dá um toque adocicado bem interessante no prato. Sério, separe uns pedaços de pão do couvert, você vai usá-los para limpar o prato.


Langostinos C&P con queso Pecorino, cebolla roja y papas criollas crujientes

Entre os “primi piati” (massas), começamos com o tradicional “Spaghetti Cacio & Pepe con queso Pecorino y pimienta negra” (COP 25,000), a clássica preparação de Roma com um delicioso molho à base de queijo Pecorino, um toque de pimenta do reino e nada mais. Simples, perfumado e delicioso. Um prato ideal para abrir a refeição em grande estilo, a massa chega al dente, a quantidade de queijo é generosa. Uma delícia.


Spaghetti Cacio & Pepe con queso Pecorino y pimienta negra

Sobre as massas, vale dizer que as porções são um pouco pequenas se compararmos com as tradicionais trattorias italianas e aqueles baldes de macarrão, se for o único item da refeição você pode sair com alguma fome. Como sugestão, comece com uma entrada ou complete com uma carne para dividir, você sairá satisfeito.

Outra ótima opção é o “Risotto con setas rostizadas, mantequilla de trufa, porcini y queso Parmesano” (COP 32,000). Sou exigente para risoto, e este me agradou em cheio – super cremoso, o arroz chega no ponto perfeito de cozimento, os cogumelos variados salteados na manteiga de trufa têm um perfume irresistível. Sem falar do pecorino, servido sem misérias para finalizar o prato. Para repetir várias vezes.


Risotto con setas rostizadas, mantequilla de trufa, porcini y queso Parmesano

Fechamos as massas com o “Gnocchi de ricotta con langostinos y cangrejo, habas y albahaca” (COP 29,000), um prato com sabores fortes e que, na nossa opinião, falha na harmonização de alguns ingredientes. A massa do nhoque derrete na boca tamanha a leveza, o molho à base de carne de siri desfiada, camarões e manjericão brilha e apaixona, entretanto fiquei sem entender a presença das favas, perfeitas para acompanhar uma boa carne de porco, mas que devido ao seu sabor forte acabam ínterferindo (para pior) no molho.


Ojo de Bife

A única opção de “secondi piati” (carnes e pescados) que provamos foi o espetacular “Ojo de Bife con ensalada de tomates San Marzano” (COP 59,000), um filé de brontossauro preparado na chapa, acompanhado por uma tigela imensa de tomates San Marzano cortados em oito, cubinhos de abacate e fatias de cebola roxa. Prato para duas pessoas com fome, são cerca de 400 gramas de carne com pouquíssima gordura, preparada na chapa (dica: peça “ao ponto pra bem”, chegará com todos os sucos e interior chegará levemente rosa), a maciez é tanta que você não precisa de faca para cortá-la. A carne é pincelada com um molhinho enquanto é grelhada, o que faz com que, a cada novo pedaço, fique mais gostosa.


Tomates San Marzano

Para quem não conhece, os tomates San Marzano são famosos por serem os melhores do mundo, cultivados em solos vulcânicos da Itália, principalmente aos pés dos montes Vesúvio e Etna, sem nenhum uso de agrotóxico. Recebe a classificação DOP (Denominação de Origem Protegida), o que faz dele um produto único e venerado em todo o mundo. Esqueça o que sabe de tomates, seu sabor é único, fresco e vivo. A carne estava muito boa, sou carnívoro de carteirinha e não resisto a um bom filé, mas tenho que reconhecer: os tomates estavam melhores!


A deliciosa Grolsch

Para beber, uma carta de vinhos com rótulos predominantemente italianos e bons preços (apenas torci o nariz ao ver garrafas míticas de Barolo colocadas de pé e sem temperatura controlada), cervejas importadas como a refrescante Grolsch (COP 16,000), opções de chás (prove o de amora, COP 4,000) e sucos naturais, como o de tangerina (COP 6,000). Dica: peças as bebidas sem pedras de gelo, elas chegam em quantidade excessiva e, além fazer com que venha menos bebida, o gelo deixa a bebida aguada e altera seu sabor.


Suco de tangerina (esq) e chá de amora (dir)

Depois de tantas delícias, foi difícil chegar às sobremesas com algum espaço no estômago. A única opção da carta que provamos foi a “Torta Caprese de Chocolate con polvo de nutella, helado de chocolate y avellana” (COP 12,000), um bolinho recheado com chocolate e generosamente coberto com Nutella, acompanhado por uma bola de sorvete de chocolate e avelãs moídas. Tenho que confessar algo: sou LOUCO por tudo que leva Nutella. O sorvete é mero coadjuvante, seu papel é ajudar a limpar as papilas gustativas, já que os outros sabores são intensos, com destaque para o melhor creme de avelãs do mundo. Se você faz parte do grupo de pessoas que AMA Nutella, tem que prová-la!


Torta Caprese de Chocolate con polvo de nutella, helado de chocolate y avellana

Endereço: Cra 11A # 89-38 (Edifício Urban Plaza)
Telefone: +57 (1) 6447766
Horário de funcionamento: Segunda a sábado das 12hs às 23hs, domingo das 12hs às 18hs
Internet: http://www.cacioepepe.com.co/

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar no Blog

Guias de Viagem


Álbuns de Fotos

Instagram


Anuncie no Viajante Comilão




Você gostou do blog? As dicas de viagens e reviews de restaurantes foram úteis para ajudá-lo(a) a planejar sua viagem?

O Viajante Comilão é um serviço 100% gratuito. Se você gostou do nosso serviço, ajude o blog a continuar seu trabalho: o link abaixo direciona para o site do PayPal, um serviço 100% seguro para que você possa fazer uma doação para o blog, usando seu cartão de crédito.

Contamos com sua contribuição. Obrigado!


Payments By PayPal