sexta-feira, 24 de julho de 2015

Bogotá – La Molina (La Macarena)


Trilogia de Ceviches

Restaurante peruano recém-instalado na zona boêmia de La Macarena, administrado por dois peruanos que procuram reproduzir neste pequeno estabelecimento com decoração simples e atmosfera de bistrô as raízes tradicionais da culinária peruana que encantou o mundo da gastronomia, com seus pratos simples, fartos, coloridos, perfumados e cheios de sabor, onde ceviches, tiraditos, causas, saltados e chaufas são as estrelas.

A carta é  composta por 10 entradas (preços entre COP 14,000 e COP 28,800), 20 pratos principais (preços entre COP 24,700 e COP 37,500) e apenas 3 sobremesas (COP 9,900 cada), e em todos a identificação com a cultura peruana está muito presente. Em termos de custo/benefício, é o melhor peruano de Bogotá, sem falar do polvo deles, de longe o melhor que provei até agora.


Salão

Para abrir a refeição, nada mais tradicional que um “Ceviche Clásico” (COP 19,900), prato mais conhecido do Perú, preparado com pedaços tenros e de bom tamanho de corvina marinados no famoso “leche de tigre”, um molho à base de limão, coentro, gengibre e especiarias, pedaços de corvina empanados e choclo (o milho deles, com grãos maiores do que estamos acostumados).


Ceviche Clásico

Porção bem servida, o ceviche chega sem nada de picante, porém é possível adicionar ají, especiaria comum do Perú e que dá um toque picante típico. Provamos o prato duas vezes, e nas duas encontramos alguns poucos pedaços um pouco duros e sem o marinado adequado, entretanto isso não altera nossa avaliação geral – é um ceviche preparado com carinho, e que conta muito da história de um povo em um simples prato.

Ainda na carta de entradas, o “Pulpo al Olivo” (COP 17,300) tem pedaços tenros de polvo preparados sem a pele e ventosas, acompanhados por um molho à base de azeitonas negras, uma combinação clássica. O molusco é preparado com textura perfeita, os pedaços são grossos, a porção é generosa pelo preço cobrado. O molho é suave e não interfere no sabor da carne.


Tiradito Chalaco

Não deixe de provar o “Tiradito Chalaco” (COP 19,400), para muitos a versão peruana do sashimi japonês ou do carpaccio italiano, mas na verdade possui identidade própria: preparado com lâminas fininhas de corvina marinada no limão, recebe a companhia de camarão e polvo picados, choclo e maiz tostado. A acidez do limão é bem presente, importante para realçar o sabor marcante do pescado. Os demais ingredientes ajudam a criar combinações diferentes de sabor. Um prato complexo, com diferentes sabores e texturas, perfeito com uma taça de vinho ou um belo Pisco Sour.

Embora todas as entradas sejam pensadas para compartilhar, existem quatro opções com porções mais generosas, chamadas “Picoteos”. Destaques para a interessante “Trilogia de Ceviches” (COP 23,300), que reúne três porções de ceviches em tamanho degustação: clássico, camarões com ají amarilho e polvo grelhado (diferente do original, que leva polvo cru) com molho de azeitonas negras. Nenhum dos três é picante, e oferecem diferentes visões de como marinar pescados e frutos do mar em limão e combiná-los com diferentes especiarias.


Pulpo a la Parrilla

Os pratos principais também atingem ótimos resultados. Começamos pelo “Pulpo a la Parrilla” (COP 24,700), polvo grelhado com azeite, batata criolla (aquelas pequenas) cortadas em quatro, cozidas e finalizadas na frigideira com uma pitada de sal marinho, além de uma saladinha de alface, tomate e pedacinhos de abacate. Simples e absurdamente saboroso. Se no “Pulpo al Olivo” o molusco brilhou, aqui ele ganha ares de prato inesquecível. Preparado sem pele e ventosas, a carne tem textura perfeita e sabor único.

Nosso próximo prato foi o “Saltado de Mariscos” (COP 29,800), outra preparação típica da cozinha peruana, que reúne camarões, polvo, lula e mexilhões salteados na Wok com molho shoyu, além de cebola roxa,  tomates e um toque de gengibre. Para acompanhar, batata criolla e arroz branco. Um prato farto, e um exemplo simples de que a culinária peruana não precisa ser sofisticada para ser incrivelmente saborosa.


Saltado de Mariscos

Tivemos um dilema com o “Picante de Camarones” (COP 37,500), feito com camarões, cubinhos de batata e um molho preparado com uma versão especial de ají, processada várias vezes para que seja zero picante. O prato é saboroso, os aromas são deliciosos, porém achamos a porção um pouco pequena pelo preço cobreado. Além do mais, foi difícil entender um prato chamado “picante” que, na verdade, não “pica” nada. Aqui a solução é simples: peça que o prato seja preparado com ají rocotó (o vermelho) ou solicite-o à parte e misture você mesmo. O ají rocotó é levemente picante, e incrementa absurdamente o sabor do prato.


Picante de Camarones

A “Corvina a lo Macho” (COP 39,000) fechou nossa refeição com chave de ouro, são duas postas generosas de corvina assadas e cobertas por um molho espesso à base de ají amarelo, molho de tomates, vinho branco, caldo de peixe, camarões e especiarias. Como no “Picante de Camarones”, aqui eles usam uma versão especial de ají zero picante (só ficam a cor e o aroma), mas você pode pedir para que eles adicionem ají rocotó durante a preparação. A leveza do pescado impressiona, derrete na boca. A porção de camarões é generosa, assim como quantidade do molho. Para acompanhar, arroz branco soltinho, e não precisamos mais que isso.


Corvina a lo Macho

A carta de bebidas peruanas traz os clássicos Pisco Sour (COP 16,900) e Chilcano (COP 17,900), que podem ser pedidos apenas com limão ou com adição de frutas – entre as opções, maracujá, lulo, abacaxi, manga, morango, laranja e uchuva. Outras opções peruanas são a deliciosa cerveja Cusqueña (COP 9,900), uma loira bem malteada; a Chicha Morada (COP 6,900), preparada com maíz morado, abacaxi, maçã, canela e cravo; e o tradicional “Inca Kola” (COP 7,900), o refrigerante mais famoso do Perú, de cor amarela e gostinho de chiclete tutti-frutti.


Cusqueña

Faltou falar do vinhos, uma carta bem enxuta com apenas 3 tintos, 3 brancos e 1 rosé da Argentina e Chile, com preços bem camaradas, entre COP 65,000 e COP 75,000 pela garrafa de 750ml. Fugindo da tradicional combinação comida peruana e vinho branco, provamos o delicioso Valdivieso Cabernet Sauvignon 2012 (COP 69,900), um vinho leve e bastante frutado e que navegou com suavidade por todos os pratos, respeitando e completando os sabores. Ótima relação qualidade/preço.


Turrón de Chocolate

A primeira sobremesa que provamos foi o interessante “Turrón de Chocolate” (COP 9,900), que leva uma versão de torrone feita de chocolate e vem acompanhado por sorvete de creme. É interessante, mas não bate o “Suspiro de Limeña” (COP 9,900), simples e irresistível: abaixo, doce de leite peruano caseiro; acima, clara em neve. Só isso. O doce de leite deles lembra o bom e velho mineiro de corte. Misture os dois e delicie-se sem moderação. Deixará saudades.


Suspiro de Limeña (esq) e a tradicional Inca Kola (dir)

Endereço: Calle 26C # 4-43
Telefone: + 57 (1) 8013430
Horário de funcionamento: Segunda a sábado das 11hs às 15hs e das 18hs às 22hs, domingo das 11hs às 17hs
Internet: https://www.facebook.com/pages/Cocina-Peruana-La-Molina/1111948788821446

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar no Blog

Guias de Viagem


Álbuns de Fotos

Instagram


Anuncie no Viajante Comilão




Você gostou do blog? As dicas de viagens e reviews de restaurantes foram úteis para ajudá-lo(a) a planejar sua viagem?

O Viajante Comilão é um serviço 100% gratuito. Se você gostou do nosso serviço, ajude o blog a continuar seu trabalho: o link abaixo direciona para o site do PayPal, um serviço 100% seguro para que você possa fazer uma doação para o blog, usando seu cartão de crédito.

Contamos com sua contribuição. Obrigado!


Payments By PayPal