domingo, 23 de agosto de 2015

Bogotá – Central Cevichería (Zona T)


Parrillada de Gambas

Restaurante especializado em peixes e frutos do mar inspirado na gastronomia da região costeira do país, uma mescla das cozinhas caribeña (acima do Panamá) e pacífica (abaixo) onde os ceviches, tiraditos e tartares dividem espaço com camarões gigantes, pescados inteiros e preparações típicas das cozinhas de Cartagena e Barranquilla, entre outras. É uma das mesas mais concorridas de Bogotá.

O casarão instalado no burburinho gastronômico da Zona T tem dos andares além de duas áreas externas e cobertas, uma na entrada e outra nos fundos, com boa presença de plantas para criar um ambiente, segundo os donos, de “mar do Caribe”. Os ambientes internos tem decoração tradicional e conservadora, com boa entrada de luz natural. Como o espaço entre as mesas não é grande e a casa vive cheia, o ambiente é um pouco ruidoso, o que às vezes pode incomodar um pouco – prefira uma mesa no andar superior, é um pouco mais sossegado e isola bem o barulho do térreo.





O atendimento funciona relativamente bem, os garçons são atenciosos com as mesas, entretanto soluços como uma demora para entregar a carta, anotar os pedidos ou trazer a conta são normais. Não é o típico lugar para fazer uma refeição com pressa.


Couvert - arepa, manteiga e molho de tomates, cebola e coentro

São onze opções de ceviches, sendo cinco picantes e seis sem adição de pimenta, que podem ser preparados com pescado branco, lula, camarões (COP 19,800 cada), polvo ou misto (COP 21,800 cada). Esqureça os ceviches peruanos, aqui a inspiração está nas preparações colombianas típicas da costa, que tradicionalmente usam cubos de pescado um pouco maiores, que como consequência absorvem menos limão e temperos durante o marinado e ressaltam mais o sabor do pescado.

Entre as sugestões picantes, o “Al Aguacate” leva tomate, coentro, cebola roxa, abacate e jalapeño. Já entre os sem pimenta, o “A la Parrilla” é preparado com cebola grelhada, tomates cherry, cubinhos de batata e um toque de páprica.


Ceviche "Al Aguacate" com pescado branco

Os tiraditos (para muitos a versão peruana do sashimi japonês) estão disponíveis em cinco versões, preparados com finas lâminas de pescado branco (COP 21,800) ou polvo (COP 24,800). Nas três visitas que fizemos, o polvo não estava disponível – ou demos muito azar, ou existe um problema que a casa precisa observar COM URGÊNCIA. Os tiraditos de pescado são saborosos, mas eles não empolgam como o de polvo, onde o sabor da carne ganha muito mais personalidade dependendo da preparação.


Tiradito "A Lo Carpaccio"

Provamos duas opções, no “Al Tigre” as finas fatias de pescado são marinadas no limão e recebem a companhia de tomate picado, cebola roxa, abacate e coentro. Saboroso, mas nada de mais. Também provamos o “A Lo Carpaccio”, temperado com limão, sal, azeite de oliva, lâminas de parmesão e um toque de mostarda Dijón. Aqui o sabor do limão quase inexiste, e o gosto do pescado mais intenso não tem sintonia com a Dijón. Prato com sabores fortes, mas sem uma harmonia.


Tiradito "Al Tigre"

Por fim, há quatro opções de tartares, que podem ser preparados com pescado branco, salmão ou atum (COP 21,800 cada). O “Clásico” mistura pedaços pequenos do peixe com tabasco, limão, cebola e alcaparras. Uma sacada da casa é servir pequenas porções de pimenta, coentro e mostarda Dijón à parte, assim cada um pode misturá-los e deixar o tartar mais ou menos picante a seu gosto. Para acompanhar, três pedaços de pão levemente tostados.

Os pratos quentes são divididos em três grupos. Para quem busca um pescado branco ou salmão feito na grelha de carvão, os “Filetes” (COP 39,900) são 150 gramas de pescado preparados de sete formas diferentes: rebosado (à milanesa), acompanhado de fritas e alioli de limão; grelhado, com salada de tomates assados ao molho de ervas frescas; com arroz cremoso de cogumelos e molho de manjericão; com purê de batata criolla e um molho de pimenta com limão; com maduritos (chips de banana da terra) com molho de coco e gengibre; grelhado só com pimenta, sal marinho e azeite; com lentilhas e molho de pimentão assado.


Tartar "Clásico", preparado com atum

Também oferecem pescados inteiros, algo muito comum na Colômbia e principalmente nas cidades costeiras como Cartagena e Barranquilla, vendidos de acordo com o peso (preços entre COP 46,800 e COP 59,800) e acompanhados por salada, fritas ou patacones.

A segunda seção são os “Langostinos”, uma porção com sete camarões grandes preparados de seis formas diferentes (COP 43,800 cada): no forno com tomates secos e frescos, manjericão e vinho branco; “apanados” (empanados) com molho de goiaba; salteados em wok com cogumelos Portobello e um molho de manteiga e alho assado; “a la plancha” (na grelha) com alho, gengibre, cebola, tomate e molho de curry vermelho; “parrillados” (no carvão) com azeite de oliva, alho, chilli e limão; e “al sartén” (fritos) com tomate, aspargos, cebola e molho de pimenta verde.


Langostinos salteados em wok com cogumelos Portobello e um molho de manteiga e alho assado

Nossa escolha foram os langostinos salteados, o melhor prato que provamos na Central Cevichería e uma das melhores refeições que fizemos em Bogotá. Os camarões são suculentos e tenros com cozimento perfeito, os cogumelos são salteados no alho e salsinha e têm o gostinho defumado típico, mas o molhinho que acompanha o prato é uma coisa de outro mundo. O sabor do alho assado com o toque de manteiga une os sabores e faz de cada garfada uma explosão de diferentes intensidades na boca. Inesquecível.


Cogumelos salteados no alho

Por fim, a seção “Mariscos” agrupa as parrilladas, arrozes e salteados, como a interessante “Parrillada de Gambas” (COP 46,800), são dez camarões temperados com alho e limão, e preparados no carvão. Sem dúvida um prato repleto de aromas e sabores, a única reclamação aqui é que eles abrem os camarões pela metade, provavelmente com a intenção de garantir um cozimento uniforme à carne, porém isso torna o processo de retirar a casca do crustáceo uma tarefa árdua de paciência, já que os pedaços menores quebram com facilidade. Espere uns minutos para o prato esfriar, esqueça os talheres e ataque os camarões com a mão mesmo, você apanhará menos, não demorará tanto para comer e ainda desfrutará o prato muito mais – com o devido respeito, mas parrillada de camarões em qualquer cidade costeira da Espanha se come com as mãos.


Fritas

Os filetes, langostinos e parrilladas incluem um dos dez acompanhamentos disponíveis – é possível escolher entre cogumelos salteados no alho, batatas fritas, maduritos (chips de banana da terra), salada de verdes, macarrão “cabelo de anjo” al burro (base de manteiga e permesão), purê de batata criolla, patacones (discos enormes de banana da terra, finos e crocantes), arroz cremoso de titoté (à base de coco) ou estofado de lentilhas. Cada adição extra custa COP 10,800.

Para beber, sucos naturais como Mango Biche (manga e limão, com um toque de sal), tamarindo e limonada de coco (COP 6,500 cada). A carta de cervejas é bem limitada, apenas Club Colombia, Peroni e Corona, já a de vinhos tem boa oferta de rótulos, porém com preços um pouco inflacionados.


Sucos de Mango Biche (esq) e tamarindo (dir)

Endereço: Carrera 13 # 85-14
Telefone: + 57 (1) 644 7766
Horário de funcionamento: Segunda a sábado das 11hs à 1 da manhã, domingo das 11hs às 21hs.
Internet: http://centralcevicheria.com/

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar no Blog

Guias de Viagem


Álbuns de Fotos

Instagram


Anuncie no Viajante Comilão




Você gostou do blog? As dicas de viagens e reviews de restaurantes foram úteis para ajudá-lo(a) a planejar sua viagem?

O Viajante Comilão é um serviço 100% gratuito. Se você gostou do nosso serviço, ajude o blog a continuar seu trabalho: o link abaixo direciona para o site do PayPal, um serviço 100% seguro para que você possa fazer uma doação para o blog, usando seu cartão de crédito.

Contamos com sua contribuição. Obrigado!


Payments By PayPal