quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Bogotá – L’Arca Gourmet Fashion Food (Zona G)


Trio de bruschettas

Restaurante localizado no bairro de Chapinero, cerca de 1-2 quadras da famosa Zona G, para muitos a principal área gastronômica de Bogotá. Com o mote “cocina que marca tendencia”, o L’Arca oferece uma cozinha fusion de autor inspirada em pratos e sabores da Itália, França e Perú, e que procura, segundo eles mesmos, “unir moda e gastronomia”. Como assim?

Além de um menu fixo, a cada seis meses eles criam um cardápio inspirado nas coleções de alta costura lançadas nas passarelas internacionais. Tá, eu sei que ainda está confuso, vou tentar de novo. Por exemplo, a coleção Primavera 2014 da Gucci teve roupas “inspiradas no Oriente” (não me pergunte o que passou na cabeça dos estilistas), e em resposta o L’Arca lançou uma carta com três entradas, cinco pratos principais e duas sobremesas com influências tailandesas, usando ingredientes como coco, gengibre e molhos agridoces. Entendeu?







Instalado em um espaçoso sobrado de dois andares, o restaurante tem dois ambientes onde a decoração é tão importante quanto os pratos, no salão do térreo predominam os tons pastéis (acho que é a primeira vez que uso uma expressão do mundo da moda aqui no blog) adornados por quadros, espelhos dourados e objetos em couro e metal, além de uma coleção das famosas bolsas colombianas coloridas feitas em crochê pelos índios Wayúu, da Península de Guajira. Uma TV tem programação 100% dedicada aos desfiles, modelos e programas de moda.  O segundo andar é mais imponente e glamouroso (putz, outra palavra invasora), um espaço dedicado para eventos, reuniões e festas.





A casa oferece dois cardápios para almoço e jantar, chamados “menu de temporada” (o atual é “Color Botánico – Colección Primavera Verano 2015”), com os pratos rotativos (preços entre COP 9,000 e COP 30,000), e o “menu fijo”, que apresenta os pratos fixos do restaurante, incluindo alguns clássicos da época em que o restaurante era uma cevicheria e alguns “campeões de vendas” de coleções anteriores que foram incorporados (preços entre COP 10,000 e COP 39,000). O menu fixo tem boas opções, mas aposte nas criações do “menu de temporada”, com pratos beeeeem mais interessantes.

Também possui um cardápio de café de manhã com cerca de 10 opções entre ovos em diferentes versões e  combinações, aveia com frutas vermelhas, panqueca e baguete com jamón serrano, com preços entre COP 9,000 e COP 18,000, incluindo uma bebida – suco de laranja, chá ou café.




Chips de banana (abaixo) e onion rings (acima), duas das opções de couvert da casa

Vale dizer que os três cardápios completos e com preços estão disponíveis no site deles, uma atitude gentil e que sempre merece ser valorizada.

Outro ponto que merece elogios é o atendimento, os garçons estão sempre atentos com o que acontece em cada mesa, quando um copo fica vazio ou quando o cliente acaba de comer, eles sabem que rapidez é fundamental, que precisam atender a mesa antes que o cliente pense em levantar a mesa. Prestatividade e cordialidade são pontos que todo restaurante quer ter, mas ter as pessoas certas é fundamental para atingir os resultados. E aqui eles possuem um time afinado e bem coordenado para garantir a melhor experiência possível para os clientes.

Sem dúvidas o “menu de temporada” foi o que mais chamou nossa atenção, dele provamos uma entrada, três pratos principais e duas sobremesas. Começamos nossa viagem de sabores com o interessante “Trio de bruschettas” (COP 12,000), são três fatias de pão preto de cereais cobertas por guacamole com pedaços de tomate e finalizadas com três camarões grandes salteados com páprica. Um prato leve e com sabores envolventes, a porção é bem servida para uma entrada, também pode ser uma ótima opção para compartilhar. Sem falar que os camarões são deliciosos, com ótima textura e gostinho marcante de especiarias, sem ser nada picante.


Trio de bruschettas

Outra entrada que provamos foi a "Berenjena Cremosa a la Parmesana" (COP 19,000 a porção inteira, COP 10,000 a meia porção), que faz parte do menu fixo. A porção inteira tem quatro lâminas (três na meia porção) de berinjela intercaladas com mussarela de búfala e molho de tomates frescos, finalizada com uma casquinha de parmesão. Vou te falar uma coisa, briga fortemente pelo posto de uma das melhores entradas que provamos em Bogotá. Simplesmente deliciosa, a berinjela tem aquele sabor defumado típico e zero amargor, o molho é feito com tomates frescos, e os queijos são de excelente qualidade, que deixam aquele gostinho salgadinho do parmesão no final. Para acompanhar, um molhinho pesto ajuda a "brincar" com os sabores. Para comer e repetir 1000 vezes.


Berenjena Cremosa a la Parmesana

O próximo prato a desfilar na nossa passarela (nossa, que metáfora horrível!) foi o “Lomo de res al chimichurri” (COP 23,000), são 250 gramas de um saboroso filet mignon preparado ao ponto, acompanhado de fritas e uma versão do chef para o tradicional molho argentino. A carne chega em fatias com 1 dedo de espessura e interior rosado, o corte tem textura excepcional, parece uma manteiga, você nem precisará de faca para comer. Mas a primeira coisa que atraiu a minha atenção foi o irresistível aroma do molho, valorizado pelo mix de ervas e pelo bom azeite. As fritas são sequinhas e crocantes como devem ser, mas são apenas fritas, sem nada de surpreendente ou inventivo, cumprem bem seu papel de guarnição sem atrapalhar a estrela do prato.




Lomo de res al chimichurri

Outra opção que garante ótimos resultados é o “Risotto de camarón y chorizo” (COP 25,000), o arroz é preparado com caldo de pescado, o resultado final chega com boa textura e caldoso, como deve ser um bom risoto. Só pela porção de camarões o prato já vale a pena, são 25 unidades grandes e saborosas. Apenas esperávamos mais do chorizo, são pedacinhos muito pequenos e o sabor acaba se perdendo no meio de outros com grande intensidade, talvez um chorizo em fatias traria um resultado melhor. O prato também vem com pimentões, mas pedimos que fosse preparado sem (sorry, não sou fã de pimentão, sem falar que seu sabor intenso provavelmente interferiria nos demais).


Risotto de camarón y chorizo

De uma leveza impressionante, os "Raviolis de Salmón" (COP 25,000), surpreendem pela proposta simples e muito bem executada. São cinco raviolis grandes recheados com um pedaço (pequeno, dado o tamanho do ravioli) de salmão grelhado, finalizados com um molho à base de creme, queijo e um toque de vodka. Prato para fechar uma refeição em grande estilo, os raviolis são grandes e com boa textura, a massa é cozida à perfeição, o molho é deliciosamente provocativo, o queijo não tem sabor forte e serve para dar textura no molho.


Raviolis de Salmón


O prato vem acompanhado por este wrap de cenoura, tomate e pepino, com uma calda de maracujá

O único prato principal do menu fixo que provamos foi o “Pulpo grillado con salteado de papas criollas, cebolla caramelizada y tomates cherry” (COP 19,000), uma salada com pedaços generosos de polvo e cubinhos de batata criolla (aquelas pequenas que usamos para fazer salada), cebola caramelizada e tomates cherry. A cebola tem gosto forte de shoyu, entretanto a textura do polvo não nos agradou, é preparado com a pele e ventosas, que não chegam a ficar crocantes, são servidas molengonas. Foi a única parte que não aprovamos, mas aqui é pura questão de gosto.


Pulpo grillado con salteado de papas criollas, cebolla caramelizada y tomates cherry

A carta de bebidas investe nos sucos naturais e nas combinações de sabores, como o de manga, abacaxi e maracujá (COP 7,500), que parece um smoothie, com textura da manga, gostinho doce do abacaxi e azedinho do maracujá. A boa oferta de vinhos está focada nos rótulos de 750ml, as opções em meia-garrafa são bem escassas e carecem de mais qualidade - no dia da visita haviam dois tintos, um malbec argentino e um cabernet sauvignon chileno, e dois brancos, ambos sauvignon blanc. Pedimos um "Gato Negro" (COP 30,000), um chileno leve e frutado sem nenhuma pretensão, apenas que deu conta do recado.


Suco de manga, abacaxi e maracujá

De sobremesa, provamos o estranhíssimo “Cheesecake de Oreo” (COP 10,000), que também faz parte do “menu de temporada”. Os caras desconstruíram uma das sobremesas mais tradicionais e criaçam um troço sem muito sentido. Na base, colocaram biscoito Oreo moído, seguido por uma espécie de bola com o recheio do cheesecake misturado com Oreo, do outro lado do prato uma bolinha de sorvete de creme. Sei lá, nada contra as invenções dos chefs, mas acho que é importante manter a essência do prato pelo menos no sabor, e isso não acontece aqui. Esqueça a imagem, apenas coloque na boca e feche os olhos, em nada lembra um cheesecake. Vá por sua conta e risco.


Sim, este troço é o Cheesecake de Oreo

Já a "Tarta de Chocolate Sabor a Banano" (COP 8,000) entrou - e com louvores - para o ranking de melhores sobremesas de Bogotá. Uma torta mousse de chocolate amargo, daquelas densas de chocolate, coberta com pistaches e amêndoas, acompanhada por uma bolinha de sorvete de creme. Sim, só isso já faria dela uma baita sobremesa, mas os caras tinham que inovar - a torta é de chocolate, a textura é de chocolate, o aroma é de chocolate, o gosto é de chocolate e... banana! E diferente do "Cheesecake de Oreo", aqui a inovação melhorou o tradicional. Recomendadíssima.


Tarta de Chocolate Sabor a Banano

Endereço: Calle 64 # 5-60
Telefones: +57 (1) 235 7237 e 248 4187
Horário de funcionamento: Segunda a sábado das 7hs às 23hs
Internet: http://restaurantelarca.com/

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar no Blog

Guias de Viagem


Álbuns de Fotos

Instagram


Anuncie no Viajante Comilão




Você gostou do blog? As dicas de viagens e reviews de restaurantes foram úteis para ajudá-lo(a) a planejar sua viagem?

O Viajante Comilão é um serviço 100% gratuito. Se você gostou do nosso serviço, ajude o blog a continuar seu trabalho: o link abaixo direciona para o site do PayPal, um serviço 100% seguro para que você possa fazer uma doação para o blog, usando seu cartão de crédito.

Contamos com sua contribuição. Obrigado!


Payments By PayPal