terça-feira, 4 de agosto de 2015

Bogotá – The Monkey House


Beef Wellington

Restaurante /Pub com uma das maiores cartas de cervejas de Bogotá, pratos ingleses tradicionais e sabores indianos que já foram incorporados à culinária da terra da Rainha. São dois endereços em Bogotá, a casa da Zona G tem atmosfera de restaurante, já a de Usaquén reproduz um clássico pub britânico, com ambiente escuro e repleto de quinquilharias nas paredes, telões para os shows de rock e jogos de futebol/rugby.

Ambiente de pub tem uma coisa de anarquia, normalmente as paredes são forradas de objetos, propagandas de cervejas, latinhas e qualquer outra coisa pouco usual que seja do gosto do dono. Aqui não é diferente, você certamente se sentirá em um pub de Londres. O único porém é a falta do bom e velho rock and roll no som ambiente – nas três visitas que fizemos, ouvimos versões em bossa nova (?) de canções de rock, e até um pouco de pop. Galera, pub é lugar de ROCK!







Pub é sinônimo de cerveja, e o The Monkey House tem uma carta respeitável com 85 rótulos de 16 categorias – “Belgium Ale” (14), “European Lager” (14), “Wheat Beer” (13), “Pilsener” (8), “Lambies, Fruit Beers & Sour Ale” (7), “Schwarzbier” (5), “American Lager” (5), “Pale Ale” (3), “English Bitter” (3), “Stout” (3), “Porter” (3), “Brown Ale” (2), “Strong Ale” (2), “German Amber” (2), “Imperial Pilsen” (2) e “American Special” (1), – e que abrange um total de 17 países – Alemanha (17), Colômbia (15), Bélgica (13), Holanda (10), Chile (7), Rússia (4), Inglaterra (3), México (3), Espanha (2), Estados Unidos (2), República Tcheca (2), Irlanda, Brasil, China, Itália, Luxemburgo e Japão (1 cada), fora as seis torneiras de chopp, com preços entre COP 7,900 e COP 27,900.



Nas três visitas que fizemos provamos três pratos da carta, começando pelo gigantesco “Beef Wellington” (COP 78,900), prato clássico da culinária inglesa que tem sua origem no Duque de Wellington e nas Guerras Napoleônicas. São quase 500 gramas de um suculento filet mignon envolto em uma base de cogumelos moídos e massa folhada, assados no ponto certo para deixar a massa crocante e levemente tostada por fora, enquanto a carne tem um delicioso degradê do exterior bem passado ao interior mal passado. Como se não bastasse a quantidade brontossáurica de carne, o prato ainda é acompanhado por purê de batatas e vegetais (cenoura, brócolis, ervilha) cozidos ao vapor. Um prato para duas ou até três pessoas (se começaram com alguma entrada). Aviso: o prato demora pelo menos 40 minutos para ficar pronto.


Couvert

Nossa segunda experiência foi o “Fish and Chips” (COP 24,900), o prato mais famoso da Inglaterra. São duas postas generosas de pescado de boa qualidade, porém sem sal e com empanado um pouco mais grosso e gorduroso que o normal. As fritas são cortadas de forma rústica e preparadas com casca como manda a tradição, entretanto a porção é ridicularmente pequena, não dá nem graça. O molho tártaro deu lugar a uma maionese de azeitonas bem saborosa, mas que não harmoniza muito bem com o prato. O Fish and Chips do El Inglés Gastropub dá de 10 a 0 no do The Monkey House, além de ser mais barato.



A culinária indiana e seus 1001 sabores não poderia ficar de fora, dos quatro pratos da casa à base de curry provamos o “Chicken Tikka Masala” (COP 23,900), clássico que já é reconhecido como um dos pratos oficiais do Reino Unido. São pedaços tenros de peito de frango marinados em iogurte e garam masala (mistura de especiarias), acompanhados de arroz pilaf, típico na Índia e Oriente Médio. O prato pode ser pedido em quatro diferentes níveis de picância – suave, médio, alto e “hot”, para os mais fortes. Para quem não está acostumado com pratos indianos à base de curry, o suave deles não é nada picante, é possível identificar apreciar a maciez do frango e identificar aromas e sabores como curry, coentro, noz moscada e cominho.



Outros pratos genuinamente britânicos da carta são “All Day Breakfast” (COP 23,900), o típico café da manhã britânico com fatias de bacon, ovos fritos, feijões cozidos no molho de tomates, cogumelos e salsicha inglesa, que pode ser pedido a qualquer momento do dia; “Bangers and Mash” (COP 23,900), simples combinação de salsicha artesanal com purê de batata e molho gravy (preparado com o “caldinho” da carne enquanto é assada); “Steak and Ale Pie” (COP 31,900), torta de massa folhada recheada com pedaços de carne marinados com vegetais, servida com molho gravy e vegetais cozidos ao vapor.



Da carta de cervejas, provamos a “Chelarte Zenaida” (COP 10,900, 330ml), uma Otameal Stout Amber Ale colombiana com 5% ABV, ricamente maltada e docinha, com notas de chocolate, café, caramelo e aveia; a “Kunstmann Gran Torobayo” (COP 22,900, 500ml), uma English Strong Ale chilena com 7,5% ABV, encorpada e potente na boca, maltada com notas intensas de caramelo e gosto de calda de pudim; e a “Fuller’s India Pale Ale” (COP 18,900, 500ml), uma clássica IPA inglesa com 5,3% ABV, tem boa presença de lúpulos (que agrega notas florais) e boa presença de frutas cítricas e pão no paladar, com um final maltado e caramelizado, o que resultam em um ótimo drinkability.


Sticky Toffee Pudding

Provamos duas sobremesas da carta, a “Apple Pie with Custard” (COP 9,900), é uma torta de maçã com massa folhada e acompanhada por sorvete de creme, a massa tem boa consistência e o recheio de lâminas bem fininhas de maçã é bem docinho, finalizado com um toque de canela; e a “Sticky Toffee Pudding” (COP 9,900), torta esponjosa de ameixas com calda de caramelo e sorvete de creme, um clássico da cozinha de pub (pois é, pub não é apenas lugar de cerveja morna e Fish and Chips) bem interessante pela combinação de sabores, embora a receita original tem creme inglês no lugar do sorvete de creme – o que na minha opinião deixa a sobremesa ainda mais gostosa.


Apple Pie with Custard

Zona G: Calle 70a No 8-55 | +57 (1) 805 8648
Usaquén: Calle 119b No 6-21 | +57 (1) 637 3606
Horário de funcionamento: Segunda a quinta das 12hs à 1 da manhã, sexta e sábado das 12hs às 2 da manhã, domingo fechado.
Internet: http://www.themonkeyhouse.co/

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar no Blog

Guias de Viagem


Álbuns de Fotos

Instagram


Anuncie no Viajante Comilão




Você gostou do blog? As dicas de viagens e reviews de restaurantes foram úteis para ajudá-lo(a) a planejar sua viagem?

O Viajante Comilão é um serviço 100% gratuito. Se você gostou do nosso serviço, ajude o blog a continuar seu trabalho: o link abaixo direciona para o site do PayPal, um serviço 100% seguro para que você possa fazer uma doação para o blog, usando seu cartão de crédito.

Contamos com sua contribuição. Obrigado!


Payments By PayPal