quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Bogotá – Tapas Macarena (La Macarena)


Langostinos al Ajillo

Me pergunto como eu pude esperar quase 1 ano para conhecer este restaurante minúsculo no bairro de La Macarena. Pioneiros no conceito de “bar de tapas” em Bogotá, Tapas Macarena é provavelmente uma das melhores mesas da cidade e referência quando o assunto é “pratos para compartilhar”. Comida farta, saborosa, com ótimos preços e um atendimento pessoal, é fácil apaixonar-se por um lugar assim.

Localizado em uma esquina no comecinho da Carrera 4, nos arredores do Planetário e na entrada de La Macarena, o salão é realmente pequeno, com 20 pessoas já está com lotação máxima – é fundamental fazer reserva, seja por telefone (no final do post) ou via Restorando. O salão é simples, duas prateleiras e uma lousa com os vinhos à disposição, intercaladas por cestas com frutas e legumes frescos, além de uma pequena seção com taças de vinhos e copos de cerveja. Algumas patas de jamón completam a decoração. O atendimento é bem informal, o próprio dono é quem recebe os clientes, anota os pedidos, ajuda na seleção de pratos e na recomendação de vinhos.





A pequena carta tem cerca de cerca de 35 pratos entre tapas e saladas, com inspiração espanhola mas que podem receber influências de outros países – como os molhos satay (Indonésia) e cajun (Estados Unidos), os queijos Edam, Gouda (Holanda) e Brie (França), entre outros. Aqui não existe o conceito de “prato individual”, a proposta é oferecer um banquete de cores e sabores para compartilhar com todos da mesa. Vale dizer que o menu completo de tapas da casa (e com preços) está na página deles no Facebook, uma atitude sempre gentil que deve ser aplaudida.


Couvert: pão quentinho e molhinho de tomates

Abrimos com o ótimo “Ceviche de Atún” (COP 27,000), os cubinhos de pescado são pequenos o suficiente para que a marinado à base de anchovas, pimentões assados, suco de laranja e chilli seco penetre fundo na carne, intercalando diferentes intensidades de sabores doces e picantes. O prato é servido em quatro montinhos, cada qual sobre uma base com fatias de pepino e abacate.


Ceviche de Atún

Casa de tapas que se preza tem que ter polvo na chapa, e aqui vimos no competente “Pulpo Saltado” (COP 27,000) mais uma oportunidade de buscamos o melhor polvo de Bogotá. Estamos quaaaaaaase lá. A versão da Tapas Macarena tem personalidade, além da tradicional base de batata criola a carne tenra e bem servida é acompanhada por molhos de salsinha, cajun e alioli, que deixam o prato lindamente colorido. A carne merece elogios pela textura, apenas a questão da pele molenga nos incomodou um pouco, embora aqui tive que retirar pouca coisa, grande parte chegou crocante. A mistura de sabores faz do prato uma experiência de texturas, e um desafio para combiná-lo com qualquer vinho.


Pulpo Saltado

Avançamos com o “Crimini Queso Azul” (COP 14,900), outro acerto milimetricamente calculado da carta. A simples e clássica combinação de tenros e suculentos cogumelos Crimini com um denso molho de gorgonzola recebe um leve toque de cebolinha para arrematar. Prato despretencioso e altamente competente, que depende de ingredientes de qualidade para funcionar bem, e aqui o resultado é memorável.


Crimini Queso Azul

Saímos dos pescados para as carnes com as “Albondiguitas” (COP 14,900), uma tigelinha com almôndegas de carne mergulhadas em um molho à base de tomates e alho, cobertas com queijo Gouda ralado grosso e um toque de azeite aromatizado com manjericão. A carne é moída grossa, as bolinhas de carne são bem temperadas e têm sabor marcante, acentuado pelo molho denso com um toque de alho. O queijo Gouda tem sabor suave, e acho que combinou melhor com o prato do que um parmesão, que seria a combinação óbvia. Sem dúvidas um prato pensado pela harmonia de sabores.


Albondiguitas

A “Tapa de Jamones” (COP 28,000) é gigantesca: tem jamón serrano, chorizo espanhol, chorizo “Sartá” (curtido no vinho Jeréz), queijo Manchego, queijo brie com coulis de amora, tomates secos e vegetais salteados (beringela, abobrinha e cogumelos). Algumas coisas não nos agradaram, começando pelos embutidos, com sabor excessivamete forte de pimentão e especiarias, mas aqui é uma questão de gosto. Os queijos são saborosos, o coulis de aroma é um mimo delicioso, porém identificamos uma falha no preparo dos vegetais: os cubinhos de beringela chegam muito amargos e impossíveis de comer.


Tapa de Jamones

O melhor prato na nossa avaliação foi o “Langostinos al Ajillo” (COP 27,000), são quatro crustáceos gigantes marinados em um molho à base de alho, azeite e um toque de limão. Palavras não seriam suficientes para resumir a qualidade dos ingredientes, a harmomia de sabores, os aromas irresistíveis do prato, o sabor tenro e com cozimento perfeito dos camarões. Não é a toa que é o prato campeão de vendas da casa.

Fechamos nosso tour com as “Mini hamburguesas de Cordero” (COP 23,000), são quatro sanduíches com um suculento hambúrguer de cordeiro acompanhado por queijo Manchego, rúcula e cebolas caramelizadas. O sabor do cordeiro é predominante a cada mordida, e logo percebemos a presença do defumado do Manchego e, por fim, a cebola aparece com seu toque doce. A maionese servida no meio do prato é à base de cajun, que cria um toque picante ao prato.


Mini hamburguesas de Cordero

O ótimo suco de manga (COP 8,000) é preparado como um lassi indiano, leva iogurte e pedacinhos de pistache, que deixam a mistura consistente e refrescante. A carta de vinhos tem cerca de 30 rótulos da Espanha, Chile e Argentina (preços entre COP 50,000 e COP 150,000), além de algumas opções de meia-garrafa, como os competentes Marqués de Riscal 2013 (COP 40,000) em versões tinto (Tempranillo) e branco (Verdejo), ambos jovens e super frutados, para quem busca um vinho leve e descomplicado para acompanhar a refeição.


Suco de manga (esq) e Marqués de Riscal tinto (dir)

Também oferece cinco versões de sangria – tinta, branca, rosé, cava e Jeréz (preços entre COP 9,000 pela taça e COP 70,000 pela jarra de 1 litro) e uma boa carta de cervejas especiais, com predominância de rótulos ingleses (London Golden, Pride, IPA e Porter) e belgas (Duvel, Delirium, Maredsous) e bons preços em comparação com outros restaurantes – entre COP 9,000 e COP 16,000.

De sobremesa, o “Pasión de Chocolate” (COP 10,900) é perfeito para os chocólatras de plantão: mousse de chocolate ao leite com cobertura de chocolate amargo. Em torno da mousse, pedacinhos de chocolate. É uma sobremesa pouco doce, o interior tem textura bem densa, já o chocolate amargo é forte e de sabores intensos. Simples e bem executada, encerra a refeição com estilo.


Pasión de Chocolate

Endereço: Carrera 4A # 26-01
Telefone: +57 (1) 243-9004
Horário de funcionamento: Segunda à quinta das 12hs às 15h e das 18hs às 23hs, sexta das 12hs às 15hs e das 18hs às 23h45, sábado das 13hs às 23hs e domingo das 13hs às 17hs.
Facebook: Tapas Macarena y El Mat

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar no Blog

Guias de Viagem


Álbuns de Fotos

Instagram


Anuncie no Viajante Comilão




Você gostou do blog? As dicas de viagens e reviews de restaurantes foram úteis para ajudá-lo(a) a planejar sua viagem?

O Viajante Comilão é um serviço 100% gratuito. Se você gostou do nosso serviço, ajude o blog a continuar seu trabalho: o link abaixo direciona para o site do PayPal, um serviço 100% seguro para que você possa fazer uma doação para o blog, usando seu cartão de crédito.

Contamos com sua contribuição. Obrigado!


Payments By PayPal