sábado, 7 de janeiro de 2017

Azenhas do Mar, Sintra (Portugal)



Uma pequena vila de pescadores no topo de uma falésia, com casinhas brancas encravadas em um gigantesco paredão de rochas, com vista panorâmica do mar. Não, não estou falando das belas vilas da Costa Amalfitana ou Cinque Terre, na Itália, nem das caras Santorini ou Mykonos, na Grécia. Apresento-lhes a belíssima Azenhas do Mar, aldeia de 800 habitantes no litoral português, distante apenas 40 km de Lisboa e 14 km do Centro Histórico de Sintra.



O enclave de casinhas brancas no alto do rochedo e a força do mar batendo contra o paredão de rochas, este é o cenário que faz Azenhas conquistar todo mundo que passa por ali. E logo na entrada da cidade, o Miradouro das Azenhas do Mar oferece uma vista grandiosa, de tirar o fôlego.





A maioria das construções segue o estilo arquitetônico “Português Suave”, popularizado em Portugal entre 1940 e 1960 e caracterizado pela união de elementos arquitetônicos contemporâneos e tradicionais, com a adição dos tradicionais azulejos nas fachadas.



Azenhas tornou-se uma estância balnear a partir de 1930, quando ficou ligada a Sintra através do charmoso Eléctrico de Sintra (que atualmente chega apenas até a Praia das Maçãs, distante 1,5km de Azenhas). Atualmente, Azenhas do Mar é um destino de praia muito procurado pelos portugueses, onde destacam-se as Praias das Maçãs, a Praia Grande e a Praia da Adraga, ótimos locais para um perfeito banho de mar no Atlântico.



Outro “must-see” de Azenhas é a piscina oceânica, grande estrela da praia, onde dá para curtir a água sem se preocupar com as ondas fortes. Quando a maré está alta, a piscina é enchida com água do mar – com sorte, dá para nadar com a companhia de alguns peixinhos. Quando a maré está baixa, podemos ver uma faixa de areia, e a praia aparece. Lá embaixo, é possível caminhar perto das rochas e ver de perto as ondas quebrarem.





Bem acima da piscina, contornando o rochedo, fica o restaurante “Piscinas” das Azenhas do Mar, a cozinha mais aclamada de lá, um restaurante que tem vista privilegiada para o mar e um agradável terraço para tomar drinks (reservas são indispensáveis).



Completam a paisagem entre Azenhas e a Praia das Maçãs as falésias e formações rochosas belíssimas. E se olharmos na direção sul, teremos a companhia do Cabo da Roca (aliás, uma dobradinha de carro é sempre bem-vinda). Ah, antes que eu me esqueça: o pôr-do-sol de Azenhas é simplesmente inesquecível.





Azenhas é daqueles lugares perfeitos para uma pausa, para descansarmos, para não fazermos absolutamente nada, para comermos muitíssimo bem (o restaurante Água E Sal é imperdível; veja nosso review aqui), para namorarmos um pouquinho...



Outro produto 100% local é o famoso "Vinho de Colares", feito com as uvas “Ramisco”, plantadas em covas no solo de areia com até 10 metros de profundidade, necessárias para a vinha ter contato com barro úmido, de frente para o Atlântico. A planta sofre com o calor, com os ventos marítimos muito fortes. O resultado são vinhos muito ácidos e tânicos, aroma de fumo, couro, muita ameixa, jabuticaba, balsâmico. Uma experiência que você só terá aqui. Para os amantes de vinhos, vale a pena pedir um rótulo em algum restaurante.



Como chegar: É super fácil chegar em Azenhas do Mar. Além do carro, o ônibus 441 da empresa Scotturb faz o trajeto a partir do centro de Sintra em 20 minutos. Há uma parada no centrinho da cidade, ao lado do restaurante Água E Sal (veja nosso review aqui). Para saber os horários, acesse http://www.scotturb.com/carreiras/horarios. O preço da passagem é 2,30€ por pessoa/trajeto.



Outra opção é o Eléctrico de Sintra, também chamado “Eléctrico do Banzão”, bondinho turístico para quem gosta de história e que oferece a oportunidade de fazer o trajeto como antigamente. Desde 1904, e apenas nos meses de Verão (entre Julho e Outubro), uma frota de 9 charmosos bondinhos turísticos faz o percurso de 13km entre vila de Sintra e a Praia das Maçãs (distante 1,5km do centro de Azenhas) em aproximadamente 45 minutos.

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar no Blog

Guias de Viagem


Álbuns de Fotos

Instagram


Anuncie no Viajante Comilão




Você gostou do blog? As dicas de viagens e reviews de restaurantes foram úteis para ajudá-lo(a) a planejar sua viagem?

O Viajante Comilão é um serviço 100% gratuito. Se você gostou do nosso serviço, ajude o blog a continuar seu trabalho: o link abaixo direciona para o site do PayPal, um serviço 100% seguro para que você possa fazer uma doação para o blog, usando seu cartão de crédito.

Contamos com sua contribuição. Obrigado!


Payments By PayPal