quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Londres – Ottolenghi


Mesa de guloseimas

Yotam Ottolenghi é uma celebridade no Reino Unido. O incansável chef israelense tem 4 restaurantes em Londres (nos bairros de Islington, Soho, Nothing Hill e Belgravia), publicou 3 livros de culinária (que juntos venderam mais de 750 mil exemplares em todo o mundo), é colunista semanal do jornal The Guardian, produziu e estrelou 3 séries para a BBC e (ufa!) tem um blog sobre viagens e comidas típicas. E ainda consegue tempo pra cuidar do filho nascido em 2013.


Fachada (Islington)

Com cozinha predominantemente vegetariana, Ottolenghi busca mesclar os sabores do Oriente Médio (Síria, Turquia, Líbano, Irã, Israel e Armênia) com a cozinha mediterrânea, com intenso uso de azeite, iogurte, mel, especiarias (zaatar, açafrão, tahine, gengibre, canela, curry), sementes e grãos (macadâmia, quinoa, grão de bico, amêndoa, avelã, nozes, pistache), queijos (pecorino, gorgonzola, feta), frutas (romã, figo) e ervas, muitas ervas, criando pratos criativos, vibrantes, coloridos, ricos em aroma e sabor.

Mas o grande desafio do chef foi popularizar suas receitas e tornar sua gastronomia acessível a todos. Além dos livros e das séries de TV, os endereços de Islington, Nothing Hill e Belgravia funcionam como pequenos bistrôs, com loja, patisserie, delicatessen e padaria, com grandes travessas de saladas e pratos vegetarianos servidos em sistema de buffet, pães quentinhos e uma linda mesa de doces na vitrine. As filas são enormes!





A casa de Islington é a maior, mais procurada, com maior oferta de pratos e uma área para quem quer degustar as refeições ali mesmo – o pequeno salão tem apenas 50 lugares, a maioria em mesas coletivas, além de algumas poucas mesas de dois lugares para quem busca um pouco de privacidade. Além dos concorridos almoços, a casa também serve café de manhã e jantar, ambos em sistema a la carte. Os endereços de Nothing Hill e Belgravia são mais focados no “takeaway” (levar para viagem), enquanto o restaurante em Soho, chamado NOPI, foge do modelo “deli/patisserie/bakery” e oferece um ambiente mais refinado, 100% a la carte, sem a mesa de doces e com preços mais elevados.



A lojinha vende temperos, molhos, pães, cestas, vinhos, azeites, geléias, cereais, chocolates, biscoitos, livros de culinária. O site http://www.ottolenghi.co.uk/ possui um serviço de vendas online com entrega no mundo todo, com exceção das bebidas alcoolicas, restritas ao território britânico.



O ambiente é bem iluminado e aconchegante, finamente decorado com os produtos vendidos pela lojinha, vidros de temperos e condimentos, garrafas de vinho e livros do Ottolenghi. Na frente, ficam as mesas de doces e o buffet de saladas e vegetais. Nos fundos, as mesas. Uma pequena bancada na frente complementa a oferta de lugares, principalmente para quem está sozinho(a). O atendimento é atencioso, solícito e ágil, uma equipe cuida das saladas e vegetais e atende os clientes, outra fica dedicada ao salão.


Salão (Islington)

A primeira refeição do dia é tratada com carinho em Islington. O menu de café da manhã servido diariamente até o meio-dia (domingos até às 13hs) é bastante democrático, dos que buscam algo leve como uma salada de frutas, granola e iogurte grego (£8,50), aos que precisam de um brunch reforçado, como os ovos mexidos e salmão defumado, servido com focaccia e salada (£9,50), ou o cannellini de feijão com bacon e chouriço, servido no pão italiano com ovo frito e morcilla (£9,50). Seleção de pães (croissant, brioche) com manteiga e geléia (£2,85), bebidas quentes (cafés, chás, chocolate) e sucos naturais completam o cardápio.


Ovos mexidos com salmão defumado


Chocolate quente

A fila na porta indica que chegou a hora do almoço. O cardápio de saladas (cerca de 10 opções) e pratos principais (quatro opções com carnes e duas 100% vegetarianas) muda diariamente. Os preços variam de £11 (seleção de 3 saladas) a £16,70 (3 saladas e um prato principal). Entre as saladas, três opções merecem destaque: (1) berinjela assada, iogurte com alho negro, chilli, avelãs caramelizadas e ervas; (2) mix de feijão verde com couve, alho confit, pimenta, raspas de laranja e amêndoas; e abóbora assada com molho de tomate seco, grão de bico, cebola roxa, cominho, queijo feta, barberries (erva da culinária iraniana) e ervas; e (3) homus de fava com cogumelos assados, cominho, canela, pimenta e salsa.


Salada de frutas


Combo frutas + granola + o melhor iogute grego que já comi na vida

Entre os pratos principais, brilham o (1) filé grelhado com creme de leite, mostarda, rábano e molho de rúcula; (2) salmão grelhado na brasa com anchovas, hortelã, salsa, alcaparras e limão salsa; (3) brócolis, couve-flor, pimentão, alho e coentros fritos com pimenta, amêndoa e molho de páprica defumada. Entre as opções vegetarianas, prove a quiche de cogumelos com pecorino, alho e tomilho.

Se você não quiser encarar a fila de espera por um lugarzinho no salão, você pode pedir para viagem e comer no hotel, ou quem sabe aproveitar para fazer aquele piquenique no Hyde Park.


Buffet de saladas e vegetais


Buffet de saladas e vegetais


Opções de carnes

O cardápio do jantar tem cerca de 14 opções com preços entre £8 e £12, com porções menores, servidas no formato de “mezzes”, ideias para compartilhar. Para um casal, cerca de 3-4 pratos são suficientes para uma refeição. Entre as opções, berinjela assada com iogurte de açafrão, avelãs, sementes de romã e manjericão (£9), pêssegos grelhados, gorgonzola, folhas verdes, macadâmia picante com flor de laranjeira e molho balsâmico (£9), vieiras com daikon (nabo) em conserva, maçã verde, rabanetes e geléia de chili (£12), pargo selvagem e lulas com ervilhas frescas, favas, consommé de tomate e lovage (erva semelhante ao aipo) (£11), codorna grelhada com molho de chocolate e chilli, batata, couve chinesa e gergelim (£11). Reservas no jantar com pelo menos com 2 meses de antecedência são imprescindíveis.

A carta de vinhos oferece boa seleção – são mais de 30 rótulos, com forte presença de italianos, franceses e espanhóis, além de alguns achados de países sem tradição vinicultora, como Geórgia e Palestina. Com preços entre £7,50 e £41,50 por uma garrafa de 750ml, a boa notícia é que cerca de 20 rótulos custam menos de £20, o que tornam os vinhos companheiros perfeitos para a refeição.


Merengues gigantes

A mesa de guloseimas é uma sacanagem. São bolos, tortas, merengues gigantes e cupcakes, lindamente dispostos na vitrine como obras de arte, que atraem a atenção de todos que passam pela movimentada Upper Street . A variedade é enorme, e paga-se por unidade, entre £2 e £4. Só para listarmos alguns doces, tem bolo fondant de chocolate amargo, merengue de maracujá, cheesecake de macadâmia, bolo de cenoura, bolo de amêndoa com laranja e ganache de chocolate, torta de mascarpone, torta de limão com pistache, cupcake de blueberry, bolo de canela, cheesecake de framboesa...

Para saber os endereços das lojas e os horários de funcionamento, acesse o link http://www.ottolenghi.co.uk/locations/.

Como chegar:

- Islington: Estação Essex Road (National Rail), saindo de Highbury & Islington (Victoria Line), Old Street ou Moorgate (Northern Line), mais 10-15 minutos de caminhada;
- Nothing Hill: Estação Nothing Hill Gate (Central, Circle, District Lines), mais 15-20 minutos de caminhada;
- Belgravia: Estação Knightsbridge (Piccadilly Line), mais 10-15 minutos de caminhada;
- Soho: Estação Piccadilly Circus (Piccadilly, Bakerloo Lines), mais 10-15 minutos de caminhada.

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar no Blog

Guias de Viagem


Álbuns de Fotos

Instagram


Anuncie no Viajante Comilão




Você gostou do blog? As dicas de viagens e reviews de restaurantes foram úteis para ajudá-lo(a) a planejar sua viagem?

O Viajante Comilão é um serviço 100% gratuito. Se você gostou do nosso serviço, ajude o blog a continuar seu trabalho: o link abaixo direciona para o site do PayPal, um serviço 100% seguro para que você possa fazer uma doação para o blog, usando seu cartão de crédito.

Contamos com sua contribuição. Obrigado!


Payments By PayPal