sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

O Viajante Comilão recomenda: Comer & Beber em Londres



Este post traz uma coleção de 21 reviews de lugares para comer e beber em Londres. Para saber mais, navegue até o final do post, clique na imagem correspondente ao restaurante e boa viagem!.

Engana-se quem pensa que os famosos pubs londrinos são as únicas opções de restaurantes na capital inglesa. Também está redondamente enganado quem acredita que não existem boas opções de comida na capital britânica.

Se você acha que Londres só tem “Fish and Chips” (combinação de peixe frito empanado batatas fritas e ervilhas, cozidas ou em forma de purê), “English Breakfast” (café da manhã com bacon, salsichas, ovos, tomates fritos, batatas, cogumelos, feijões cozidos e torradas), “Afternoon Tea” (o tradicional chá da tarde), cerveja e comida indiana (resultado da forte imigração no país), tenho certeza que sua opinião será diferente ao final deste post.


Fish and Chips, Poppies

Londres é uma das cidades mais cosmopolitas do mundo e oferece uma quantidade enorme de estabelecimentos para todos os bolsos que servem comida (de qualidade) de várias partes do mundo, inclusive de culinária tipicamente britânica, que tem sido fortemente resgatada e reinventada por chefs locais. Segunda cidade da Europa com maior número de restaurantes estrelados no Guia Michelin (66, atrás apenas dos 118 estabelecimentos de Paris), cabe a chefs como Gordon Ramsay, Jamie Oliver, Tom Aikens, Raymond Blanc, Fergus Henderson, Heston Blumenthal, Alain Roux, Alain Ducasse e Yotam Ottolenghi a transformação e posicionamento da gastronomia britrânica entre as melhores do mundo.


Afternoon Tea, The Tea Rooms

A gastronomia típica inglesa é baseada em pratos simples, ricos em sabores e que privilegiam os frutos do mar, o peixe e as frituras, a batata frita e a carne de porco com ervilhas. Uma vez em Londres, não deixe de provar delícias como o Wellington Beef (filé de carne envolto em massa), Welsh Rarebit (torrada com Cheddar ou Stilton, ovo frito e molho feito de mostarda e cerveja), Sunday Roast and Yorkshire Pudding (assado clássico de carne ou cordeiro, servido com o tradicional um pudim de Yorkshire), Shepherd's Pie (torta de carne com purê de batata e gratinada com queijo) e o Steak and Kidney Pie (torta de bife e rim, típica ‘comida de pub”). Mas Londres é muito mais do que isso.


English Breaskfast, Dishoom

O Reino Unido possui incríveis 8.500 restaurantes indianos, resultado da forte imigração no país. O bairro de Brick Lane é o maior e mais famoso reduto indiano de Londres, mas a comida à base de curry pode ser encontrada nos quatro cantos da cidade. Em tempo, a região norte do país concentra uma das maiores colônias indianas fora da India, e cidades como Leeds, Bradford e Manchester (com sua famosa “Curry Mile”) possuem casas no mesmo nível dos melhores restaurantes da India

Poucos sabem da paixão dos britânicos por queijos, que aliás não perdem em nada para os míticos franceses. Há mais de 700 queijos registrados produzidos no Reino Unido, com espaço privilegiado nos supermercados e feiras específicas para que os pequenos produtores vendam suas criações artesanais. Conhecido como o 'rei dos queijos ingleses', o Stilton é um queijo azul produzido na região central da Inglaterra. O Cheddar é considerado o queijo mais consumido do mundo, mas a versão original, um queijo forte e maturado que não tem nenhuma relação com aquele servido por redes de fast-food, é produzido no pequeno vilarejo de Cheddar, em Somerset. Combinar pedaços de queijos com baguetes e uma boa garrafa de vinho está entre as refeições mais gostosas para se fazer em Londres.


Tábua de queijos, Gordon's Wine Bar

Paraíso dos vegetarianos, o Reino Unido tem cerca de 4 milhões de pessoas que não comem carne. Você vai encontrar várias opções vegetarianas em supermercados e lojas, e nos restaurantes invariavelmente há sempre pelo menos um prato vegetariano. Comece pela Stilton and Walnut Pie (torta de nozes e queijo azul inglês), faça uma viagem pela rica gastronomia indiana ou visite o impérdível buffet mediterrâneo vegan do Ottolenghi.

Chinês de nascimento e prato típico da culinária japonesa, a combinação de macarrão feito de trigo ou arroz, preparado com caldo de carne ou peixe, temperado com molho de soja ou missô e servido em uma tijela fumegante, com carnes, vegetais e verduras é uma refeição simples, barata e muito procurada nos dias mais frios. Encontrada em uma infinidade de lugares, os “noodles” alcançaram status de prato típico no Reino Unido.


Lanches, Pret A Manger

Quem já esteve na Inglaterra sabe que os britânicos são fãs da chamada “comida de rua”; a correria do dia-a-dia faz com que lugares que pensem na praticidade – fácil de chegar, pegar, pagar e levar – sejam opções bastante procuradas. Redes de “Food Hall” como Mark & Spencer, Pret A Manger, Sainsbury’s, Boots, E.A.T., Upper Crust, Caffè Nero e Subway, e até a mundialmente conhecida Harrods, oferecem sanduíches em versões diferentes de pão (forma, baguete, pita), sopas, wraps, saladas e sushis, além de iogurtes, saladas de frutas, smoothies e boa seleção de cafés, chocolates e chás, com preços entre 7 e 10 libras por lanche/salada, bebida e sobremesa.

Cerveja é negócio muito sério no Reino Unido. Primeira bebida alcoolica produzida na Inglaterra, existem mais de 2 mil marcas de cerveja, vendidas em aproximadamente 52 mil pubs (“Public House”, um local de encontro que reúne britânicos desde a construção das primeiras tavernas romanas). As variedades inglesas incluem Bitter, Mild, Brown Ale, Old Ale e Stout, cuja maturação final se dá nos próprios pubs, com carbonatação natural, e servidas nos famosos copos de “pint” (copos com exatos 568ml). Sem falar da grande oferta de vinhos, whiskies e sidras. Você jamais vai passar sede no Reino Unido!


Mesa de doces, Ottolenghi

Os ingleses são muito conhecidos por seu apetite por doces (chamados de “Puddings”). Patisseries com grandes mesas de doces são comuns em Londres, onde lindos exemplares de tortas, bolos, pudins, cupcakes e muffins, quase sempre acompanhados por uma generosa porção de “custard” (uma mistura de leite, gema de ovo e açúcar) ou sorvete de baunilha. Prove o “carrot cake”, o “trifle”, o “apple crumble”, o “treacle pudding”, o “sticky toffee pudding” e o “treacle tart”, todos mega calóricos. Mas os britânicos não abrem mão de uma tigela cheia de morangos com creme.

Chega de falar, e vamos aos restaurantes! São 21 estabelecimentos avaliados, boas experiências gastronômicas e dicas valiosas de lugares para fazer uma boa refeição na terra da Rainha. Para ver o review completo, basta clicar nas imagens abaixo.

Espero que nossas dicas sejam úteis!

Um abraço!







3 comentários:

Paulo Prado disse...

Parabens pelo excelente site! Ja segui suas dicas em Buenos Aires e Santiago, e agora em setembro vou conferir as dicas de Londres! Abraco

Enaldo Soares disse...

Que pena que não conhecia o seu blog quando fui a Londres. Sem dúvida, além de paraíso dos velhos roqueiros é o paraíso dos vegetarianos de nascença. Passei benzaço em Londres, Pret-a-Manger e Eat salvaram o meu estômago (e o meu bolso). Nunca paguei mais de £5 para almoçar em Londres (bebida incluso). No Eat cheguei a comer (bem) por menos de três libras. E pela primeira vez na vida almocei em uma farmácia (Boots do T4 de Heathrow).

Londres é o que há.

Claudia Ozorio Noel disse...

Em Londres comi meu melhor Salmao, acho que era com balsamico. Comi em um tailandes divino. Ao passear pela rua encontrei feiras de comida de todo o mundo e muito barato, delicia. Sou fa dos supermercados ingleses e as comidas sao boas para levar.

Postar um comentário

Pesquisar no Blog

Guias de Viagem


Álbuns de Fotos

Instagram


Anuncie no Viajante Comilão




Você gostou do blog? As dicas de viagens e reviews de restaurantes foram úteis para ajudá-lo(a) a planejar sua viagem?

O Viajante Comilão é um serviço 100% gratuito. Se você gostou do nosso serviço, ajude o blog a continuar seu trabalho: o link abaixo direciona para o site do PayPal, um serviço 100% seguro para que você possa fazer uma doação para o blog, usando seu cartão de crédito.

Contamos com sua contribuição. Obrigado!


Payments By PayPal