quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Bogotá – La Mar Cebicheria (Usaquén)


Tiradito Urbano

Restaurante peruano com matriz em Lima e filiais em São Paulo, Miami e San Francisco. A casa de Bogotá está localizada na zona gastronômica de Usaquén, estrategicamente instalada em um casarão a poucos passos da Plaza de Usaquén, fora do burburinho.

Administrado pela Acurio Restaurantes, empresa do chef-estrela Gastón Acurio (para quem não o conhece, é o principal responsável por elevar a gastronomia peruana ao nível gourmet que conhecemos) e dona de 44 restaurantes divididos em 10 marcas próprias, sendo os carros-chefe, além do La Mar, o premiado Astrid y Gastón (Lima, Santiago, Bogotá, Madrid, Caracas, México DF) e a cozinha descomplicada do Tanta (Lima, Santiago, Barcelona, Madrid, Chicago, Santa Cruz, Panamá, Guayaquil).


Salão de entrada

Sempre achei o La Mar um lugar perfeito para petiscar, aproveitar aquele fim de tarde para uma happy hour a la peruana (regada com Pisco Sour, lógico) ou para quem busca um almoço repleto de pequenas delicias para compartilhar. Nunca fui muito fã do cardápio de pratos principais da casa, muito óbvios e com pouca criatividade, e continuo com a mesma opinião após conhecer três das cinco casas da rede.

Dividido em dois ambientes, o grande salão pode receber até 380 pessoas. O ambiente padronizado procura valorizar a arquitetura do local, geralmente com pé direito alto e janelões que permitem a entrada generosa de luz natural. Normalmete as plantas sempre fazem parte da decoração, seja adornando a construção do lado de fora ou criando um ambiente mais informal na área externa. Completam a atmosfera a música ambiente (às vezes em volume um pouco alto demais), mesas e cadeiras coloridas e um bar gigantesco de onde saem os bem preparados coquetéis da casa.

O atendimento do La Mar Bogotá esforça-se para ser atencioso, a cozinha trabalha com rapidez para entregar os pratos. Sem informalidades, sem sorrisos, apenas fazem bem seu trabalho.


Couvert

O couvert é composto por uma cestinha com algumas delícias preparadas em formato chips: tem batata (doce e salgada),  banana-da-terra, beterraba. Para acompanhar, um potinho de molho picante. Sim, o troço é viciante de tão bom, você provavelmente comerá a cestinha toda antes do seu prato principal chegar.

Para beber, com certeza o segredo da felicidade são os coquetéis à base de Pisco – são mais de 20 opções, desde o clássico Pisco Sour até combinações com frutas (maçã, abacaxi, laranja, maracujá, kiwi, etc), café (sim, estamos na Colômbia), campari, vermute, sake e ginger ale. Para quem prefere algo sem alcool, peça os sucos grossos e cremosos, servidos em uma jarrinha, parecem smoothies (COP 4,800). Só fuja da limonada da casa, cara (COP 11,600) e feita com a parte de dentro do limão, que a deixa horrivelmente amarga.


Suco de piña (abacaxi)

IMPORTANTE: Para fazer o valor do pratos em reais (R$), multiplique o valor em pesos colombianos por 1,2 e depois divida por 1000. Fácil.

O cardapio de pratos para compartilhar é grande, dividido em ceviches (preciso explicar?), tiraditos (parece sashimi, mas não é), causas (camadas de purê de batatas intercaladas por algum recheio bem gostoso), rolls  (uramakis e hossomakis japoneses em versão peruana) e anticuchos (espetinhos).

Comece com o clássico dos clássicos, o bem preparado “Cebiche Clásico” (COP 34,800), com peixe branco (normalmente robalo) em cubos, cebola roxa, leite de tigre, suco de limão, gengibre, coentro, pimenta, batata doce e milho. Pessoalmente ainda considero a versão do Tanta de Santiago imbatível, mas a do La Mar também agrada bastante, até agora foi a melhor que comi em Bogotá. Peixe tenro (só poderia vir em cubinhos menores), molho bem executado. Porção bem servida, pedida certa para abrir nossa viagem gastronômica pelos sabores peruanos.


Cebiche Clásico

Da carta de tiraditos, me encanta o “Tiradito Urbano” (COP 18,800), que reúne fatias fininhas de salmão e polvo com um molho à base de ají amarillo (pimenta típica peruana) e milho, ingrediente sempre presente na culinária peruana. Prato leve e muito saboroso, o molho levemente picante combina com o salmão, mas tem um casamento perfeito com as tenras fatias de polvo. Estive no La Mar de Bogotá duas vezes, e foi o único prato que fiz questão de repetir.

Entre as causas, vá sem medo na “Causa Nikei” (COP 14,800), com fatias de atum e salmão defumado com um molho à base de abacate e wasabi. Para criar um prato que pudesse ser compartilhado por todos na mesa, o La Mar repaginou uma das estrelas mais importantes da cozinha peruana – aqui a batata fica na base, e o ingredientes vão por cima. Assim fica mais fácil de pegar e comer em poucas bocadas.


Anticucho Pulpo

Outra escolha que rende bons resultados é o “Anticucho Pulpo” (COP 31,800), são quatro espetinhos de polvo feitos na grelha com chimichurri e purê de batatas. A concepção é ótima, mas é preciso atentar-se a alguns cuidados básicos: no dia da nossa visita, o polvo tinha uma textura diferente em cada espetinho, de ponto ideal a “borrachento power”. Mesmo com este deslize, três dos quatro pedaços estavam saborosos, o molhinho por cima dá um “up” na carne delicada. O purê de batatas temperado é gostoso, mas agrega pouco valor ao prato – está lá apenas para dar volume.

Importante dizer que os rolls peruanos são diferentes dos japoneses. Nem melhor, nem pior, apenas diferentes. Escolhemos o “Roll Fashion” (COP 22,800), semalhante ao uramaki (sem alga), leva kani e abacate por dentro, uma capa de salmão por fora, finalizado com fideos de arroz (os típicos noodles) fritos por cima e servido com um molho nikei, agridoce. Pessoalmente prefiro o ponto do arroz japonês, aqui ele parece uma massa homogênea, já o recheio é bem saboroso.


Roll Fashion

Um dos poucos pratos principais que me empolguei em pedir foi o “Picante de Langostinos” (COP 48,800), que reúne camarões gigantes mergulhados em molho de ají amarillo, servido com batatas e acompanhado de arroz. E só. Não estava ruim, só estava simples demais. Obviamente a estrela deveria ser o crustáceo, mas quem manda é o molho, com textura e sabor marcantes, ele domina tudo. A porção de camarões poderia ser um pouco mais generosa.

Endereço: Calle 119B # 6-01
Telefone: +57 (1) 629 2177
Horário de funcionamento: Todos os dias de 12hs à meia-noite, sem paradas.
Internet: http://www.lamarcebicheria.com/bogota/

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar no Blog

Guias de Viagem


Álbuns de Fotos

Instagram


Anuncie no Viajante Comilão




Você gostou do blog? As dicas de viagens e reviews de restaurantes foram úteis para ajudá-lo(a) a planejar sua viagem?

O Viajante Comilão é um serviço 100% gratuito. Se você gostou do nosso serviço, ajude o blog a continuar seu trabalho: o link abaixo direciona para o site do PayPal, um serviço 100% seguro para que você possa fazer uma doação para o blog, usando seu cartão de crédito.

Contamos com sua contribuição. Obrigado!


Payments By PayPal