sábado, 24 de janeiro de 2015

Top 10 Bogotá: Cerro e Santuário de Monserrate


Subida do teleférico com Bogotá ao fundo

Principal atração turística da cidade, a Basílica Santuário do Senhor Caído de Monserrate é um dos principais centros religiosos e de peregrinação do país, recebendo cerca 1 milhão de visitantes todos os anos. A primeira capela dedicada à Virgem Morena de Monserrat (em homenagem à santa localizada no Mosteiro de Santa Maria de Montserrat, no município de Monistrol de Montserrat, Barcelona) começou a ser erguida em 1640 e levou 17 anos para ficar pronta.

O local escolhido foi o topo de uma das principais colinas dos chamados “Cerros Orientales” de Bogotá (cadeia de montanhas que delimitam o leste da cidade), que mais tarde recebeu o nome “Monserrate” (com “e” no final), exatos 3152 metros acima do nível do mar. Desde então, todos os dias, milhares de peregrinos sobem devotamente por um caminho estreito e empedrado como um ato penitencial.




Interior do santuário


Torre com o sino que marca a chegada ao santuário

O atual santuário, datado de 1929 e construído em estilo neocolonial no mesmo lugar da antiga capela, abriga a imagem do “Santo Cristo Caído aos Açoites e Cravados na Cruz”, obra de impressionante valor artístico e que atrai multidões de peregrinos pelos seus atribuídos poderes de cura. Do lado esquerdo, uma pequena capela guarda a imagem da Virgem de Monserrate. Aliás, a basílica tem quase duzentas imagens da Virgem, junto das capelas e dos confessionários. Contruído em meados do século 20, o altar de mármore vem de Florença.


Bogotá



funicular foi construído entre 1926 e 1929 pela empresa suíça Lowis von Roll e inaugurado oficialmente em 18 de agosto de 1929. Tem um comprimento linear de 800 metros e uma inclinação média de 80 ° atingindo uma velocidade de 3,2 metros por segundo e sua capacidade máxima é de 80 pessoas. O modelo atual foi instalado em 2003, tem teto panorâmico e laterais de vidro para proporcionar uma excelente vista da cidade.

No começo da subida, assim que sai da estação, é possível ver do lado esquerdo o antigo funicular, descansando após anos de bons serviços prestados. Na parte mais alta do passeio, o trenzinho passa por um túnel construído na rocha antes de chegar à estação.

teleférico inaugurado em 1955 conta com duas cabines que transportam até 40 pessoas cada por viagem, um percurso que leva pouco mais de 4 minutos. As janelas panorâmicas permitem uma vista da cidade e das copas da árvores do cerro.


Funicular que funcionou entre 1929 e 2003


Bogotá, floresta e teleférico, todos juntos na mesma foto


Aqui com a companhia do outro funicular


Túnel do funicular escavado na rocha (para quem não gosta, o trecho é bem curtinho)

Reconstruída em 1980 para receber o grande fluxo de pessoas, a subida peatonal tem exatos 2350 metros de extensão e 463 metros de altimetris que intercalam ladeiras de pedra e escadas em espiral que totalizam exatos 1554 degraus íngremes e irregulares. É uma subida pesada mesmo para quem tem bom preparo físico - aliás, a trilha é amplamente usada por esportistas, que sobem e descem em ritmo alucinante. Com as esperadas pausas para recuperar o fôlego, dá para subir em pouco mais de 1 hora.

Não esqueça a garrafinha com água (durante o percurso existem várias barracas vendendo frutas e água), e não deixe de passar protetor solar – o sol tímido de Bogotá pode queimar de verdade.


Placa indicando os mirantes ao longo da subida


O começo da subida é uma ladeira bem tranquila






Este trecho é conhecido como "rompe piernas", pela dificuldade - neste ponto você já terá subido uns 750 degraus. Único trecho fechado da trilha, o túnel existe para evitar o deslocamento das pedras

Contruída junto com o santuário, a Via Crucis no caminho que conduz ao topo para acompanhar o sacrifício e oração dos peregrinos tem 14 estações com esculturas que retratam a paixão e morte de Jesus Cristo, trazidas de Florença no século 19 e adornadas por vegetação nativa.


Uma das passagens da Via Crucis com o santuário ao fundo


Algumas das passagens da Via Crucis

No topo, há uma feirinha de artesanato, uma fonte onde os visitantes jogam moedas e fazem pedidos, e um sino que marca a entrada do santuário. Do mirante é possível ter uma visão 180 graus da extensão da savana de Bogotá, avistar o centro histórico e La Candelaria, parte da zona norte e até as pistas do aeroporto.


Fuente del Milagro

Outra atração é a “Fuente del Milagro”, que com água geladinha e pura ajuda a matar a sede dos peregrinos. Conta a lenda que, frente ao desafio de levar água para os trabalhadores na época da contrução da antiga capela, brotou uma fonte de água em cima da colina, a 3131 metros acima do mar.


Casa San Isidro (esq) e Casa Santa Clara (dir), com o Cerro Guadalupe ao fundo

No topo de Monserrate há dois restaurantes: o Casa San Isidro serve pratos da culinária francesa, enquanto o Casa Santa Clara, instalado em um casarão construído em 1924 em Usaquén e que em 1979 foi desmontado e transladado para o alto da colina, oferece comida típica bogotana e uma baita vista panorâmica da cidade.


Um pouco da natureza encontrada no topo do cerro

O álbum completo de fotos do Cerro e Santuário de Monserrate está disponível na página do Viajante Comilão no Facebook.

Endereço: Carrera 2 # 21-48

Como chegar: É possível chegar via Transmilênio, descer nas estações Las Nieves, Las Aguas, Universidades ou Museo del Oro, e caminhar cerca de 20 a 30 minutos, dependendo da estação. O caminho até lá é uma grande subida, como alternativa dá para pegar um táxi (cerca de COP 10,000, ou R$ 12), que te deixa em frente à entrada do edifício de onde partem o teleférico e funicular. É só entrar na fila, comprar as entradas e esperar o embarque.

Para horários de funcionamento e preços, acesse:
Santuário: http://santuariomonserrate.org/index.php/el-santuario-de-monserrate/horarios
Funicular: http://www.cerromonserrate.com/uploads/galeria/3879_tarifas_funicular.jpg
Teleférico: http://www.cerromonserrate.com/uploads/galeria/8676_tarifas_teleferico.jpg
Subida peatonal: http://www.idrd.gov.co/sitio/idrd/?q=es/node/311

Para mais informações, acesse http://www.cerromonserrate.com/es/ e http://santuariomonserrate.org/

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar no Blog

Guias de Viagem


Álbuns de Fotos

Instagram


Anuncie no Viajante Comilão




Você gostou do blog? As dicas de viagens e reviews de restaurantes foram úteis para ajudá-lo(a) a planejar sua viagem?

O Viajante Comilão é um serviço 100% gratuito. Se você gostou do nosso serviço, ajude o blog a continuar seu trabalho: o link abaixo direciona para o site do PayPal, um serviço 100% seguro para que você possa fazer uma doação para o blog, usando seu cartão de crédito.

Contamos com sua contribuição. Obrigado!


Payments By PayPal